Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio

Description

Trata-se de várias aspectos sociais que tiveram influência sobre o surgimento da Sociologia
e-pn-2007@hotmail.co
Flashcards by e-pn-2007@hotmail.co, updated more than 1 year ago
e-pn-2007@hotmail.co
Created by e-pn-2007@hotmail.co about 9 years ago
1222
21

Resource summary

Question Answer
Homens de Inglaterra, porque lavrar Para os senhores que vos derrubam? Porque tecer com esforço e cuidado As ricas roupas que vestem os vossos tiranos? Porque alimentar, e vestir, e proteger, Do berço até à sepultura, Aqueles ingratos zangãos que Exauririam o vosso suor, como beberiam também o vosso sangue? HUBERMAN, Leo. Os homens da Inglaterra. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. A análise do fragmento indica a contradição entre trabalhadores e burgueses, posicionados em lados distintos, ilustrados pelo que? pelo acúmulo da riqueza, processo que não era compartilhado por aqueles que a produziam.
Lendo imagens: observamos três fotografias . Cada uma delas retrata uma situação típica da sociedade. O que isso quer dizer? Em todas as imagens, há um processo de intervenção do ser humano com o objetivo de organizar as relações sociais. As imagens sugerem padrões estabelecidos, cada um para a sua função: trânsito, família, trabalho no campo.
As principais revoluções burguesas consolidaram o poder burguês na Europa Ocidental, mas também trouxeram à tona a impressão de que as sociedades europeias estavam desorganizadas e anárquicas. Nesse cenário, surge um novo conjunto de ideias, denominado positivismo, criada por Augusto Comte, a doutrina capaz de estabilizar a organização da sociedade. Em relação ao positivismo, infere-se que ..... a Sociologia devia aplicar os mesmos métodos científicos rigorosos que a física ou a química usavam no estudo do mundo físico.
A sociologia é fruto do mundo moderno. Surge no século XIX, época em que já se revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os impasses da sociedade civil, urbano-industrial, burguesa ou capitalista. IANNI, Octavio. A sociologia e o mundo moderno. Tempo Social, São Paulo, v. 1, n. 1, pp. 7- 27, 1989. Documento II Auguste Comte foi o primeiro a utilizar-se do termo “Sociologia” (antes disso ele usava o termo “Física Social”), porém esta se consagrou definitivamente como ciência social após a publicação da obra “As regras do método sociológico”, de Emile Durhkeim, em 1895 e, a sua definição do objeto da Sociologia como “coisa”. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Em relação ao surgimento da Sociologia, A consolidação do sistema capitalista na Europa e suas contradições no século XIX foram os elementos que serviram de base para o surgimento da Sociologia como ciência particular.
Observe as imagens abaixo. Elas nos mostram vários rostos humanos, ao mesmo tempo em que podemos perceber que elas representam duas possibilidades de interpretação. Para poder visualizar esse aspecto, precisamos nos apoiar em outros referenciais de observação diferentes daqueles a que estamos acostumados. Essa ideia está relacionada à Sociologia na medida em que “De cada ponto há sempre um ponto de vista”, há uma possibilidade de referencial diferente, e todos devem ser, no mínimo, consideradas.
Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram a Revolução Industrial e Francesa e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais. Os tipos de questões que esses pensadores do século XIX buscavam responder – o que é a natureza humana, por que a sociedade é estruturada dessa forma, como e por que as sociedades mudam – são as mesmas questões que os sociólogos tentam responder hoje em dia. Considerando essa perspectiva, a Sociologia Pode ser considerada como “ciência da crise”, por refletir a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.
O positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu no século XIX, num momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista. Seu nascimento está ligado às transformações econômicas, políticas e culturais que ocorreram na Europa, no século XVIII, consequentes das Revoluções Francesa e Industrial, e à necessidade de refletir as transformações provocadas na sociedade a partir desses acontecimentos Até o advento da modernidade, os seres humanos tendiam a propor explicações transcendentes para os problemas sociais. Surgiu em decorrência do desenvolvimento do capitalismo e da necessidade de justificar suas desigualdades sociais.
Foram observados impactos econômicos, sociais e ambientais inter-relacionados decorrentes da Revolução Industrial. Atualmente, com o progresso tecnológico, ainda podemos sentir esses impactos, os quais incluem A demanda por recursos naturais, em especial os recursos energéticos.
Show full summary Hide full summary

Similar

EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Sociologia - Origem
Malu Miralha
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2
movimentos sociais
Marcos Vinicius