ARQUITETURAS DE COMPUTADORES

Description

Resumo em flash cards sobre as arquiteturas de von neumann e harvard e suas diferenças.
Natan Riboli
Flashcards by Natan Riboli, updated more than 1 year ago
Natan Riboli
Created by Natan Riboli over 6 years ago
431
13

Resource summary

Question Answer
O QUE É CISC E RISC? Neumann - CISC (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções). Harvard - RISC (Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções).
O QUE É ARQUITETURA DE VON NEUMANN? A Arquitetura de von Neumann é uma arquitetura de computador que se caracteriza pela possibilidade de uma máquina digital armazenar seus programas no mesmo espaço de memória que os dados, podendo assim manipular tais programas.
O QUE É ARQUITETURA DE HARVARD? É uma arquitetura de computador que se distingue das outras por possuir duas memórias diferentes e independentes em termos de barramento e ligação ao processador, ou seja, baseia-se na separação de barramentos de dados das memórias onde estão as instruções de programa e das memórias de dados, permitindo que um processador possa acessar as duas simultaneamente, obtendo um desempenho melhor do que a da Arquitetura de von Neumann, pois pode buscar uma nova instrução enquanto executa outra.
QUAIS AS VANTAGENS DA ARQUITETURA CISC? - Têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuírem instruções guardadas no próprio processador, o que facilita o trabalho dos programadores, já dispõe praticamente todas as instruções que serão usadas em seus programas. - CISC trabalha melhor com instruções únicas e com ações complexas
QUAIS AS VANTAGENS DA RISC? - As instruções construídas para um processador RISC são simples e pequenas o que aumenta a sua performance. - Pelo fato de um processador RISC trabalhar com instruções simples, o processador utiliza de menos espaço no chip. - Com chips menores é possível armazenar mais dispositivos em uma pastilha, assim baixar os custos. - São fisicamente menores, consomem menos energia.
QUAL DAS ARQUITETURAS É MAIS RÁPIDA? A arquitetura RISC possui maior velocidade de processamento, pois enquanto a CPU processa uma informação, outra nova informação está sendo buscada, de forma paralela
O QUE É ARQUITETURA HÍBRIDA? Uma arquitetura CISC que traduz as instruções CISC'S em RISC'S com prioridade de execução.
Qual peça do computador é responsável pelas conversões de sistemas numéricos (processamento)? A Unidade Aritmética e Lógica (ULA), responsável pelas operações lógicas e aritméticas.
Um registrador é uma dos elementos da Arquitetura de von Neumann, qual é o papel dele no processamento das instruções? Como descobrimos o tamanho do registrador do computador? Quando se fala que um determinado computador é de 8, 16, 32 ou 64 bits, está se referindo ao tamanho da palavra do processador, ou seja, o número de bits que o processador é capaz de manipular. Isto diz respeito também ao número de bits (tamanho) dos registradores internos, o tamanho em bits que a ULA é capaz de processar e o tamanho do barramento de dados.
O que é arquitetura de computador? Corresponde aos aspectos visíveis a um usuário em linguagem de máquina, tais como repertório de instruções, número de bits utilizado para representar vários tipos de dados, mecanismo de Entrada e Saída e modos de endereçamento.
O que é organização de um computador? A organização de um computador diz respeito às unidades operacionais (UCP, unidade de memória, barramentos, sinais de controle, etc.) necessárias para implementar as especificações de uma arquitetura.
Qual termo trata do comportamento funcional de um sistema computacional do ponto de vista do programador? Arquitetura de Computadores
Qual termo trata da estrutura interna que não é visível ao programador? A organização de computadores
Qual o nível mais alto e o mais baixo do computador? O nível mais alto é aquele em que o usuário executa programas. E o nível mais baixo é o de transistores e conexões.
Porque ao programar-mos devemos ter mais cuidado com os tipos (inteiro, string, float, byte) que definimos para as variáveis? O cuidado com a definição dos tipos de variáveis é necessário para que não ocorra alocação na memória que não seja realmente necessária.
Oque é UCP? A unidade de processamento, ou processador, ou UCP ou CPU é composta por: - uma unidade de aritmética e lógica (ULA). - uma unidade de controle (UC) - uma memória central (principal).
O que é UC? Unidade de Controle, ela possui a função de buscar um programa na memória, instrução por instrução, e executá-lo sobre os dados de entrada.
O que é ULA? Unidade Lógica e Aritmética, é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números.
Qual o dispositivo de hardware mais básico no funcionamento de todo computador? Transistor.
Dite a Evolução dos computadores: 1º Relés mecânicos 2º válvulas 3º transistores 4º circuitos integrados
Declarar um dado como constante, muda alguma coisa em termos armazenamento na memória e no processamento do mesmo? Em termos de espaço de alocação não muda nada, pois é o tipo declarado que define quando de espaço será reservado para aquela constante. Já em termos de processamento como uma constante não varia, economiza-se o processo de mudança do valor da variável.
Qual é a memória mais rápida encontrada em uma arquitetura RISC ou CISC? Registradores/acumuladores, memórias que ficam mais próximas ao processador que a memórias caches. São geralmente de 8,16,32,64 bits e definem o tamanho da palavra de um computador (conjunto de bits que contém ou representa um item de informação).
Explique porque um computador possui várias tecnologias de memória? Por causa da relação entre custo, velocidade e capacidade das memórias, onde as mais rápidas são as mais caras e também com menos capacidade de armazenamento. As mais lentas são mais baratas e com maior capacidade de armazenamento.
Porque computadores não são construídos com um tipo só de memória? Tem-se muito tipos de memória em um computador, para poder atender as necessidades de capacidade de armazenamento, velocidade e custo.
Quais as formas de organização dos bytes em uma memória? little endian (da direita para esquerda) e big endian (da esquerda para direita).
O que faz uma MMU (Gerência de Memória)? É um dispositivo de hardware que traduz endereços lógicos em endereços físicos.
O que é memória virtual? É quando o computador utliza parte do disco rigido em forma de memória RAM por falta da mesma.
O que é Nybble? Grupo ou palavra de 4 bits (ex: 0111)
Representa os valores possíveis que uma variável lógica (binária) pode assumir, 0 e 1? bit
o que é byte? Grupo ou palavra de 8 bits (ex: 010111010)
o que é word ou palavra do computador? Qualquer conjunto de bits que contém ou representa um item de informação.
A UCP (Unidade central de processamento) se comunica diretamente com? as interfaces de forma a compatibilizar as diferentes características.
O que é uma porta na computação? É um ponto físico (hardware) ou lógico (software), no qual podem ser feitas conexões, ou seja, um canal através do qual os dados são transferidos entre um dispositivo de entrada e o processador ou entre o processador e um dispositivo de saída.
Qual comunicação possui custo baixo, distância de alcance ilimitada e throughput baixo? Comunicação Serial.
Qual comunicação possui custo alto, distância de alcance baixa e throughput alto? Comunicação Paralela.
Cite 3 tecnologias que utilizem comunicação serial: USB, teclado e mouse mais novos, thunderbolt.
Cite 3 tecnologias que utilizem comunicação parelela: Coaxial, Impressoras com conectores paralelos, cabo de rede trançado.
Show full summary Hide full summary

Similar

História da informática
Renato Costa
QUESTIONÁRIO DE INFORMÁTICA: SISTEMAS OPERACIONAIS
anapaulabrasilam
Organização e Arquitetura de Computador
Rodrigo Gomes
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
wesley.silva.ads
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
ailtonmidias
Lógica de Programação- Dados
Gabriela Alves
Arquitetura de Computadores
Lailson Henrique
Memória Computacional
Filipe Gabriel
Introdução à Lógica de Computação
Joselaine Frantz
Arquitetura de Computadores
Paulo Otilio
FlashCard sobre Pensamento Computacional
Suéllen Martinelli