Prova testemunhal - CPC

Description

Estudo Processo Civil (Provas) Flashcards on Prova testemunhal - CPC, created by Amicus Curiae on 30/08/2017.
Amicus Curiae
Flashcards by Amicus Curiae, updated more than 1 year ago
Amicus Curiae
Created by Amicus Curiae over 6 years ago
3
1

Resource summary

Question Answer
É vedada pela lei processual inquirição de testemunhas sobre os seguintes fatos? (são dois) I – já provados por documento ou confissão da parte; II - que só por documento ou por exame pericial puderem ser provados
Sendo necessário, pode o juiz admitir o depoimento das testemunhas menores, impedidas ou suspeitas? VERDADE
O relativamente incapaz não pode depor como testemunha? FALSO. Apenas os menores de 16 anos não podem
A contradita deverá ser feita antes de quê? Essa ação deverá ser requerida antes que o juiz advirta a testemunha a dizer a verdade, e antes de ter início o depoimento.
O juiz questionará a testemunha sobre as alegações e se ela negar, o suscitante terá a chance de comprovar suas alegações, levando ao juiz até quantas testemunhas para depor e comprovar essas alegações? Até 03 testemunhas
Se o juiz for arrolado como testemunha e optar por testemunhar, o que ocorrerá? Se optar por testemunhar, será declarado impedido, devendo remeter o processo para o substituto legal. Nesse caso, a parte que o arrolou não poderá desistir da oitiva, pois estaria ferindo o princípio do juiz natural.
Quais os dois principais deveres das testemunhas? O primeiro dever das testemunhas é o comparecimento em juízo. O segundo dever é a obrigação de depor, ou seja, não poderá permanecer em silêncio, salvo quando lhe acarretar prejuízos ou a parentes (I, art. 448, CPC/2015).
Realiza-se na audiência de instrução e julgamento, salvo em cinco casos, quais? Produção antecipada de provas; testemunhas que por doença ou outro motivo relevante estejam impossibilitadas de comparecer em juízo e demais autoridades previstas no art. 454 do CPC/2015; carta precatória e carta rogatória.
De acordo com o CPC, o número de testemunhas arroladas não pode ser superior quantas, sendo quantas no máximo, para a prova de cada fato? Máximo de 10 (dez), sendo 3 (três) para cada fato, (§ 6º, art. 357). O juiz poderá limitar o número de testemunhas levando em conta a complexidade da causa e dos fatos individualmente considerados.
Cabe ao juiz fixar o prazo não superior a quantos dias para que as partes apresentem o rol de testemunhas? 15 dias
Uma vez listadas as testemunhas, a parte poderá substituí-las em três casos, quais? Caso de falecimento, em razão de enfermidade e nos casos em que a testemunha mudou de residência e não tenha sido encontrada pelo oficial de justiça ou pelos correios.
No caso de invenção de testemunha, percebendo esse ato malicioso por parte do advogado, o magistrado deverá fazer o quê? Proibir a substituição e aplicar a multa de litigância de má-fé. Além disso, o juiz determinará à Ordem dos Advogados a instauração do processo administrativo.
Show full summary Hide full summary

Similar

15 Dicas para Passar nos Exames
Alessandra S.
PROCESSO CIVIL
TANIA QUEIROZ
RECURSOS
Bruna Carneiro
Como ir bem nas provas
Marina Faria
Atos Processuais
Rogerio Lima
Processo de Execução
Leandro Rigo
LITISCON- SÓRCIO
Mateus de Souza
Direito processual do trabalho. Das provas.
Alfredy master
TUTELA PROVISÓRIA
Mateus de Souza
IMPROCEDÊNCIA LIMINAR PEDIDO
Mateus de Souza