Contabilidade Geral

Description

Princípios Fundamentais da Contabilidades
Jose  Alves
Flashcards by Jose Alves , updated more than 1 year ago
Jose  Alves
Created by Jose Alves over 6 years ago
10
0

Resource summary

Question Answer
Conceito de contabilidade É a ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial
Na Contabilidade, do que se entende do princípio da Oportunidade(=Universalidade)? Deve-se produzir informações ÍNTEGRAS e TEMPESTIVAS, para evitar a perda de sua relevância. É necessário ponderá a relação entre OPORTUNIDADE e CONFIABILIDADE da Informação.
Do que se entende do Princípio contábil da CONTINUIDADE? afirma que a entidade Continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Ex.: O lançamento de empréstimo a longo prazo. Deixa a impressão da vontade da empresa de manter ativa. Até que surjam evidências em contrário, a empresa Continuará a operar indefinidamente no futuro.
Do quê se entende do Princípio Contábil da Entidade? Reconhece o patrimônio como objetivo da contabilidade e afirma a sua autonomia patrimonial. Diferencia os patrimônios (particular de outros já existente, ou seja, NÃO se confunde com o outra da PF).
Finalidade da Contabilidade? Prover informações sobre o patrimônio de uma Entidade para auxiliar a tomada de decisões
Objeto da contabilidade? É o PATRIMÔNIO ( conjunto de bens direitos e obrigações referentes à Aziendas)
Conceituar Princípio do Registro pelo Valor Original Determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
CUSTO CORRENTE (Decorre do Valor Original) É o valor do ativo ou do passivo na data do fechamento das demonstrações contábeis.
CUSTO HISTÓRICO (Decorre do Valor Original) É o valor pago ou a serem pagos na data da aquisição, no caso do ativo, ou necessário para liquidar as obrigações, no caso do passivo. É a base de mensuração mais utilizada pelas empresas na elaboração das demonstrações contábeis. Uma vez integradoa ao Patrimônio, pode sofrer variações.
VALOR REALIZÁVEL (Decorre do Valor Original) É o valor obtido com a venda do ativo no curso normal das operações, deduzidos das despesas necessárias para concretizá-la. (É o seu valor final, após deduzidos os impostos/taxas, se houver)
VALOR PRESENTE (Decorre do Valor Original) É o valor do ativo ou passivo na data de hoje. [Ou seja, é o valor do bem no momento da compra, sem contar qualquer tipo de acréscimo (juros. taxas, etc)]
VALOR JUSTO (Decorre do Valor Original) É, em regra, o valor de mercado, ou seja, aquele em que as partes fecham um negócio sem influênciar um sobre o outro.
O QUE DECORRE DO PRINCÍPIO DA COMPETÊCIA (ou Competências dos Exercícios) os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem(O valor do período onde ocorreu o fato, sem levar em conta a venda a prazo), independentemente do recebimento ou pagamento. pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
REGIME DE CAIXA Registra as receitas e as despesa no momento do recebimento ou pagamento.
PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. (Ou seja: ser prudente com o que se recebe e não substerminar as obrigações por vir). O Princípio Contábil da Prudência aconselha que se deve sempre contabilizar a previsão de possíveis Prejuízos e nunca a antecipação de possíveis Lucros.
Estrutura conceitual - características qualitativas fundamentais A informação contábil financeira é considerada relevante ou útil quando apresentar RELEVÂNCIA e FIDEDIGNIDADE ou representação fidedigna
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
Contabilidade Geral
Gustavo Guedes
Contabilidade Básica
Jessica Fatori
Comportamento Organizacional
KASSIA PAULO
CPC 00
kikovske078
1. CONTABILIDADE GERAL (Introdução geral)
Vou Passar Já
Definições e Noções Básicos de Contabilidade
Samuel de Paula Oliveira
Princípios Contábeis Fundamentais
Alynne Saraiva