1.Legislação Aduaneira

Description

1.Legislação Aduaneira
Ricardo Ruiz
Flashcards by Ricardo Ruiz, updated more than 1 year ago
Ricardo Ruiz
Created by Ricardo Ruiz over 6 years ago
30
0

Resource summary

Question Answer
Definição de SISCOMEX SISCOMEX é o instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.
SISCOMEX é um órgão Não, é um sistema informatizado.
O que faz o SISCOMEX Permite que Importadores, Exportadores e todos os órgãos intervenientes do comércio exterior atuem de modo integrado.
Exemplo funcionamento SISCOMEX 1) O Importador entra no SIXCOMEX e registra uma Licença de Importação (LI) (pedido autorização p/ importar) 2) Um Analista Comércio Exterior (ACE) na Secretária de Comércio Exterior (SECEX) analisa o pedido e libera ou não a (LI) 3) Aprovada a (LI) embarga-se a mercadoria 4) Na chegada da mercadoria ao Brasil o Importador registra a Declaração de Importação (DI) no SISCOMEX 5) Um Auditor da Receita (AFRFB) analisa e libera ou não a mercadoria
Em que década foi criado o SIXCOMEX e para que Foi criado na década de 90 para desburocratizar as Operações de Comércio Exterior. Antes tinha que preencher formulário em cada Órgão.
Como está Hoje o SIXCOMEX Não é mais um ponto de interligação entre os órgãos com o passar do tempo esses órgãos criaram múltiplos controles paralelos e o sistema se desvirtuou-se.
No que mais o SIXCOMEX ajudou A existência de um sistema informatizado em que são registrados todos os dados comerciais, fiscais e cambiais das operações de comércio exterior foi um fator que facilitou sobremaneira a elaboração de estudos estatísticos. Tais estudos, ao fornecerem subsídios para a formulação de políticas públicas, auxiliam a atuação governamental no comércio exterior.
Atualmente o Governo Federal criou o Programa O Programa " PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR "
O Programa " PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR " foi criado com a parceria de quais órgãos Órgãos: RFB e SECEX
O Programa " PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR " tem qual Objetivo e para que Ser o ponto único de contato entre GOVERNO e os OPERADORES do Comércio Exterior. Para que os operadores não prestem informações em múltiplos sistemas.
O Programa " PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR " segue qual Diretriz A Diretriz do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial de Comércio (OMC) em Bali 2013.
O que diz o Acordo de Facilitação do Comércio da OMC Criar um Sistema Informatizado de " SINGLE WINDOW " janela única ou ponto único de contato para operadores do comércio exterior e o governo o " PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR "
Show full summary Hide full summary

Similar

Território Aduaneiro
Maury Carvalho
4.11 - Isenções e Reduções do Imposto de Importação
Maury Carvalho
Jurisdição Aduaneira
fslipe
4.1 - Sujeitos Ativo e Passivo
Maury Carvalho
4.3 - Fato Gerador
Maury Carvalho
1.4 Administração Aduaneira
Maury Carvalho
4.3.1 - Hipóteses de Não-incidência de I.I
Maury Carvalho
Alfandegamento
fslipe
Administração Aduaneira
fslipe
Fluxo de Importação no Brasil
Bruno Santos
Imposto de Importação
liliasamps