Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Description

Flashcards on Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, created by lu.azevedob on 25/06/2014.
lu.azevedob
Flashcards by lu.azevedob, updated more than 1 year ago
lu.azevedob
Created by lu.azevedob almost 10 years ago
25
1

Resource summary

Question Answer
Definição de Educação Infantil: Primeira etapa da educação básica oferecida por creches e pré-escolas para crianças de 0 a 5 anos.
Concepção de criança: Sujeito histórico e de direitos, que brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, constrói sentidos, etc..
O que é currículo na Educação Infantil? Conjunto de práticas que busca articular experiências e os saberes da criança através de conhecimentos, promove o desenvolvimento integral da criança.
O que define a proposta pedagógica ou o projeto político pedagógico? Define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Elaborado coletivamente, com participação da direção, professores e comunidade escolar.
O que diz as diretrizes sobre a matrícula na Educação Infantil? É obrigatória a matrícula na Ed. Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até 31 de março do ano que ocorrer a matrícula.
O que diz as diretrizes curriculares sobre a jornada na Educação Infantil? Pode ser em tempo parcial, no mínimo de 4 horas diárias e, em tempo integral igual ou superior a sete horas diárias.
Quais os princípios que a proposta pedagógica de Educação Infantil deve respeitar? Deve respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos.
A proposta pedagógica das instituições de Ed. Infantil deve garantir que cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica de: * oferecer condições e recursos para as crianças usufruírem dos seus direitos civis, humanos e sociais, possibilitando a convivência entre crianças e adultos, promovendo a igualdade de oportunidades entre as crianças de diferentes classes sociais.
Objetivo da Proposta Pedagógica: Garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens.
As propostas pedagógicas das instituições de Ed. Infantil devem prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem: o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, combate ao racismo e a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra a violência.
Os povos indígenas que optarem pela Educação Infantil devem: Proporcionar relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e memórias de seu povo, reafirmar a identidade étnica e a língua materna, dar continuidade à educação tradicional oferecida na família, adequar o calendário, atividades e ambientes de modo a atender as demandas de cada povo indígena.
O que diz as diretrizes sobre a proposta pedagógica e as infâncias do campo? Devem reconhecer os modos próprios de vida no campo para a constituição da identidade da criança, ter vinculação com a realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades. Valorizar os saberes e o papel dessas populações, ofertar brinquedos e equipamentos que respeitem as características ambientais e socioculturais da comunidade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Newton's Three Laws of Motion
PatrickNoonan
Resumo para o exame nacional - Felizmente Há Luar!
miminoma
Chemistry C1
Chloe Winn
An Inspector Calls- Quotes
ae14bh12
Latin Literature Exam Techniques
mouldybiscuit
NSI Test First day
brahim matrix
Procedimientos Operacionales
Adriana Forero
Prueba de Integrales
José William Montes Ocampo
MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
puntoideascali
HEMORRAGIAS - OBST PATOLOGICA
María José Alvarez Gazzano
1PR101 2.test - Část 8.
Nikola Truong