Farmacologia - INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA

Description

Flashcards on Farmacologia - INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA, created by Danilo Maia on 09/10/2017.
Danilo Maia
Flashcards by Danilo Maia, updated more than 1 year ago
Danilo Maia
Created by Danilo Maia over 6 years ago
47
4

Resource summary

Question Answer
INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA Condição clínica na qual o aparelho respiratório não desempenha adequadamente a função de trocar gases.
Cite doenças que interferem na Função Pulmonar: Asma, DPOC, hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca, infecções e doenças tromboembolíticas.
Explique a patogenia da ASMA. Indíviduo asmático é exposto ao componente alérgico e desenvolve um resposta exacerbada com aumento do IgE e liberação de mediadores inflamatórios. Esses mediadores agem no ML brônquico causando um quadro de broncoconstrição, extravasamento de plasma e edema, aumento do muco, vasodilatação e infiltrado celular (após o período inicial).
Quais são as classes de Fármacos utilizados no tratamento da Insuficiência repiratória? SIMPATOMIMÉTICOS – AGONISTAS ADRENÉRGICOS XANTINAS ANTAGONISTAS MUSCARÍNICOS ANTAGONISTA DOS RECEPTORES DE LEUCOTRIENOS GLICOCORTICÓIDES IMUNOMODULADORES – ANTI IgE
Quais são os fármacos representantes da classe de Agonistas Adrenérgicos? Salbutamol, albuterol, terbutalina e Salmeterol
Em qual receptor adrenérgico os agonistas costumam se ligar para exercer seus efeitos sobre os pulmões? Beta 2 adrenérgicos. Ou seja, são mimetizadores dos SNAS e atuam causando broncodilatação direta no músculo liso.
Explique o mecanismo de ação dos Fármacos Beta 2 Agonistas: O fármaco beta 2 agonista liga-se ao receptor beta 2 que é acoplado a proteína G (domínio transmembrana). Essa ligação causa o aumento da atividade da adenilciclase e consequente aumento do AMPc. Esse AMPc liga-se a proteína quinase A (PKA) e aumenta sua atividade, causando fosfoliração de proteínas alvo e relaxando o músculo liso. Nesse processo também, o aumento do AMPc promove a liberação de cálcio dos depósitos intracelulares, diminui o influxo dele e auxilia a broncodilatação.
Quais dos fármacos Beta agonistas são de CURTA duração? Quando eles devem ser usados? Salbutamol, albuterol, terbutalina: Utilizados em momentos de crise grave e emergência. São os mais eficazes no relaxamento da musculatura lisa e o tempo de início da ação do fármaco no corpo é de 1-5 minutos (ideal pra crise). Seu efeito dura de 2-6h e são fármacos seletivos para beta 2.
Quais dos fármacos Beta agonistas são de LONGA duração? Quando eles devem ser usados? Salmeterol (Agonista parcial) e Formoterol (Agonista pleno): Indicados para as formas mais graves e recorrentes da asma, geralmente associados com corticóides e usados para prevenir as crises. Tem o efeito broncodilator sustentado (12h), mas seu tempo de inicio da ação é muito superior aos de curta duração.
Quais são os fármacos representantes do grupo das XANTINAS? Aminofilina, Teofilina e Cafeína.
Sobre as XANTINAS, comente: Mecanismo de Ação Indicação Efeitos colaterais MA: Não é muito bom esclarecido, mas foi verificado que quando estão em grandes concentrações eles inibem a fosfodiesterase (PDE), enzima que quebra o AMPc, causando um aumento da concentração desse AMPc. Além disso, são antagonistas dos receptores que adenosina, que causa bronconstrição e induz a liberação de histamina. Indicação: Resistência a beta 2 agonistas, casos de DPOC e asma grave aguda. EC: arritmia, crise convulsiva, diurese, desconforto gástrico, cefaléia (todos causados por inibição da PDE ou antagonismo do receptor de adenosina). Muitos efeitos sistêmicos graves.
Quais são os fármacos representantes da classe dos ANTAGONISTAS MUSCARÍNICOS? Brometo de ipatrópio e tiotrópio
Sobre as ANTAGONISTAS MUSCARÍNICOS, comente: Mecanismo de Ação Indicação para uso de cada fármaco MA: Inibem competitivamente o efeito da acetilcolina nos receptores muscarínicos. (a ACh causa broncoconstrição). Bloqueia o SNAP e suas ações fazendo com que seja bloqueada a contração do ML e aumento da secreção de muco nas vias aéreas. Brometo de ipatróprio: usado para ação rápida e crise aguda. Atinge o máximo em 30min e duração de 4-6h. Brometo de tiotrópio: fármaco com ação prolongada, usado na DPOC. Atinge o máximo em 30 min e duração maior que 24h.
Quais são os principais Fármacos representantes da classe de ANTAGONISTA DOS RECEPTORES LEUCOTRIENOS? Zileuton e Montelucaste
Sobre as ANTAGONISTA DOS RECEPTORES LEUCOTRIENOS, comente: Mecanismo de Ação de cada fármaco da classe Os leucotrienos são sintetizados por uma variedade de células inflamatórias das vias aéreas. Foram desenvolvidos fármacos com 2 abordagens: Zileuton – fármaco inibidor da 5-lipoxigenase, enzima responsável pela transformação do ácido araquidônico em leucotrienos. Montelucaste – fármaco antagonista do receptor LTD4 dos leucotrienos. Inibe competitivamente a ação do mediador na inflamação. Eles diminuem a resposta a alérgenos respiratórios e geralmente são utilizados com corticóides inalatórios. Não são tão eficazes em broncodilatação e resposta imediata na crise asmática aguda.
Quais são os fármacos representantes da classe dos GLICOCORTICÓIDES usados no tratamento da IR? Budesonida, fluticasona, prednisolona, beclometasona
Sobre as GLICOCORTICÓIDES, comente: Mecanismo de Ação Efeitos Efeitos colaterais MA: São fármacos antiinflamatórios. Eles atravessam a membrana lipoproteica e exercem sua ação no núcleo, interagindo com o DNA e modificando o processo de transcrição. EF: Inibe a síntese de citocinas pró-inflamatórias, enzimas envolvidas na produção de NO, prostaglandinas, diminui concentração de mastócitos, eosinófilos, basófilos e outros leucócitos, diminui expressão de IgE. E.C: síndrome de cushing iatrogênica, ganho de peso
Quais são os fármacos representantes da classe de IMUNOMODULADORES – ANTI IgE? Omalizumabe
Qual o mecanismo de ação dos IMUNOMODULADORES – ANTI IgE? MA: Os IgEs sensibilizam mastócitos e causam aumento da resposta alérgica a estímulos externos. Quando ativados, causam degranulação dos mastócitos e liberação de conteúdos pró-inflamatórios que auxiliam o quadro de bronconstrição e secreção de muco da asma. Ele atua inibindo o IgE de ligar-se ao mastócito e assim, sensibilizá-lo previamente.
Sobre o tratamento escalonado do ASMA, qual deve ser a conduta terapêutica de um paciente com ASMA INTERMITENTE? Sem medicamento diário, uso de beta 2 agonista de curta duração por demanda.
Sobre o tratamento escalonado do ASMA, qual deve ser a conduta terapêutica de um paciente com Asma persistente leve? Além do uso de beta 2 agonista de curta duração por demanda, associar corticóide inalatório.
Sobre o tratamento escalonado do ASMA, qual deve ser a conduta terapêutica de um paciente com Asma persistente moderada? Corticóide inalatório de baixa dose com beta 2 agonista de longa duração ou corticóide inalatório de dose moderada.
Sobre o tratamento escalonado do ASMA, qual deve ser a conduta terapêutica de um paciente com Asma persistente grave? Corticóide inalatório de dose moderada e beta 2 agonista de longa duração ou (caso mais grave) corticóide inalatório de dose alta, beta 2 agonista de longa duração e corticóide via oral.
Sobre o tratamento escalonado do ASMA, qual deve ser a conduta terapêutica de um paciente com Asma aguda grave? Inalação de salbutamol, hidrocortisona EV e corticóide oral.
Quais os benefícios de se utilizar medicação via aerosol em caso de doenças pulmonares como a ASMA? Maior efeito terapêutico por ação direta na mucosa respiratória e menor efeito sistêmico. Podem ser bombas de solução, bombas de pó, bombas dosimetradas, espaçadores, nebulizadores.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mathematics Overview
PatrickNoonan
Geometry Theorems
PatrickNoonan
Diffusion and osmosis
eimearkelly3
Energy, Mass, & Conversions
Selam H
GCSE Maths Quiz
Andrea Leyden
A-Level Economics: Supply and Demand
cian.buckley+1
Italian: Basics
Selam H
The First, Second, Third and Fourth Crusades
adam.melling
GCSE French - Parts of the Body
Abby B
Matters of Life and Death - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
nicolalennon12
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Ricardo Padilla Alcantara