Flashcards - Literatura Brasileira

Description

Flashcards sobre alguns dos principais autores da Literatura brasileira com base na obra "Iniciação à literatura brasileira" (edição de 2004) de Antônio Cândido.
Octávio Henrique
Flashcards by Octávio Henrique, updated more than 1 year ago
Octávio Henrique
Created by Octávio Henrique over 6 years ago
46
2

Resource summary

Question Answer
Homem de formação clássica e de ligação profunda ao Brasil colonial e aos índios, escreveu obras literárias em quatro línguas (português, espanhol, latim e tupi), algumas vezes misturadas. Entre essas obras, destacam-se poesias e atos teatrais de cunho religioso voltados ao povo em geral e aos índios catequizados em particular. Pe. José de Anchieta (1534 - 1597)
Preferiu impor ao povo e aos índios o estilo cintilante da sua oratória prolixa, densa, cheia de alusões alegóricas, nutrida das argúcias do raciocínio e, muitas vezes, de objetivos temporais sob a superfície convencional da doutrina. Pe. Antônio Vieira (1608 - 1697)
Em sua obra poética, que pode ser dividida em lírica, religiosa e satírica, há não só a presença de traços do Barroco (antítese, jogo de palavras, a tensão religiosa do pecado, etc), mas também um retrato desmistificador, irônico e cru do Brasil seiscentista. Há, em sua poesia lírica, a idealização petrarquiana e camoniana do amor. Gregório de Matos (1636 - 1696)
Poeta de transição entre Barroco e Arcadismo, parece remontar aos moldes de Camões. Cultivou a tradição petrarquista em seus sonetos, alguns deles em italiano, nos quais também aparecem um modelo virgiliano misturado à natureza das região das minhas de ouro. Há, também, um diálogo implícito entre colônia e metrópole, barbárie e civilização. Cláudio Manoel da Costa (1729 - 1789)
Teve grande voga no Brasil e em Portugal em virtude de seus poemas líricos amorosos dedicados à pastora Marília, tendo sido inclusive musicados. Tomás Antônio Gonzaga (1744 - 1810)
Poeta lírico e indianista cujo mais destacado poema é o poemeto "I-Juca Pirama". Gonçalves Dias (1823 - 1864)
Poeta de vida breve, mas com obra relativamente volumosa e caracterizada pelo espírito crítico, pelo discernimento literário, pela tensão dramática, pela ironia e pelo sarcasmo. Álvares de Azevedo (1831 - 1851)
Autor de "A Moreninha" (1844), um dos mais bem sucedidos romances da Literatura Brasileira. Joaquim Manoel de Macedo (1820 - 1882)
Viveu na obscuridade, não seguiu modas literárias, não foi reconhecido em vida, mas seu único livro, "Memórias de um sargento de milícias", começou a ter prestígio após sua morte. Manuel Antônio de Almeida (1831 - 1861)
Primeiro escritor brasileiro a se impor ao público como figura eminente. Inspirou-se na Comédia Humana de Balzac para tentar representar literariamente os diversos aspectos do país. José de Alencar (1829 - 1877)
Influenciado por Victor Hugo, foi caracterizado por alguns críticos como um "orador em verso". Teve importante influência no movimento abolicionista brasileiro. Utiliza-se das antíteses e da hipérbole. Castro Alves (1847 - 1871)
Show full summary Hide full summary

Similar

Literatura Brasileira
Alessandra S.
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Quinhentismo
Isadora Borges
Gêneros Literários
Larissa Borela
LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
jhonathannicolas
TROVADORISMO
Denise Teófilo
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
MODERNISMO NO BRASIL
Carlos Moreira
O Índio na literatura brasileira
Andreia Leão
Quiz de Conhecimentos Gerais e Literatura - 2º Médio
Felipe Terra
Manuel Bandeira
Afonso Henrique