Acentuação Tônica

Description

Acentuação Tônica
Mariana Pereira
Flashcards by Mariana Pereira, updated more than 1 year ago
Mariana Pereira
Created by Mariana Pereira over 6 years ago
23
0

Resource summary

Question Answer
Acentuação Tônica Ênfase dada a determinadas sílabas das palavras durante a fala, ou seja, a sílaba mais forte durante a pronúncia.
Acento Tônico Na emissão de uma palavra de duas ou mais sílabas, percebe-se que há uma sílaba de maior intensidade sonora do que as demais, ou seja, está relacionado com a intensidade dos fonemas que formam as sílabas das palavras. A presença da sílaba de maior intensidade nas palavras, em meio a sílabas de menor intensidade, é um dos elementos que dão melodia à frase.
Sílaba Tônica É a sílaba que, em uma palavra, é pronunciada com mais intensidade, com mais "força expiratória", que as demais sílabas.
Classificação de acordo com a Sílaba Tônica Oxítonas Paroxítonas Proparoxítonas
Oxítonas Quando a sílaba tônica é a última da direita, ou seja, aquelas cuja sílaba tônica é a última.
Paroxítonas A sílaba tônica é a penúltima da direita para a esquerda, ou seja, aquela cuja a sílaba tônica é a penúltima.
Proparoxítonas Quando a sílaba tônica é a antepenúltima da direita para a esquerda, ou seja, aquela cuja a sílaba tônica é a antepenúltima.
Monossílabos Os monossílabos, conforme a intensidade com que se proferem, podem ser tônicos ou átonos.
Monossílabos Tônicos Possuem autonomia fonética, sendo proferidos fortemente na frase onde aparecem. Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em: a(s): lá, cá e(s): pé, mês o(s): só, pó, nós, pôs
Monossílabos Átonos Não possuem autonomia fonética, sendo proferidos fracamente, como se fossem sílabas átonas do vocábulo a que se apoiam. Exemplos: o(s), a(s), um, uns, me, te, se, lhe nos, de, em, e, que, etc. Observações: 1) Os monossílabos átonos são palavras vazias de sentido, vindo representados por artigos, pronomes oblíquos, elementos de ligação (preposições, conjunções). 2) Há monossílabos que são tônicos numa frase e átonos em outras. Exemplos: Você trouxe sua mochila para quê? (tônico) / Que tem dentro da sua mochila? (átono) Há sempre um mas para questionar. (tônico) / Eu sei seu nome, mas não me recordo agora. (átono)
Prosódia A prosódia ocupa-se da correta emissão de palavras quanto à posição da sílaba tônica, segundo as normas da língua culta.
silabada Existe uma série de vocábulos que, ao serem proferidos, acabam tendo o acento prosódico deslocado.
Prosódias oxítonas condor novel ureter mister Nobel ruim
Prosódias paroxítonas austero ciclope Madagáscar recorde caracteres filantropo pudico(dí) rubrica
Prosódias proparoxítonas aerólito lêvedo quadrúmano alcíone munícipe trânsfuga
Prosódias incertas Existem palavras cujo acento prosódico é incerto, mesmo na língua culta. Observe os exemplos a seguir, sabendo que a primeira pronúncia dada é a mais utilizada na língua atual. acrobata - acróbata réptil - reptil Bálcãs - Balcãs xerox - xérox projétil - projetil zangão - zângão
Show full summary Hide full summary

Similar

ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
Acentuação gráfica
Lúcia Amaral
Regras de acentuação das palavras
Vitor Coelho de
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso