Ásia - Diversidade Natural

SamuelLucas
Flashcards by SamuelLucas, updated more than 1 year ago
SamuelLucas
Created by SamuelLucas over 6 years ago
65
3

Description

Flashcards on Ásia - Diversidade Natural, created by SamuelLucas on 09/02/2014.

Resource summary

Question Answer
Ásia - Diversidade Natural
Localização Geográfica da Ásia: A Ásia é o maior continente do mundo com aproximadamente 44 milhões de quilômetros quadrados, que correspondem a quase um terço de todas as terras emersas do planeta. Limita-se ao Norte com o Oceano Glacial Ártico; ao Sul com o Oceano Índico; a Leste com o Oceano Pacífico; a Oeste faz divisa com a Europa. Localiza-se a Leste do Meridiano de Greenwich, quase totalmente no hemisfério Norte (com apenas uma parte das ilhas meridionais da Indonésia ocupando hemisfério Sul).Em relação às zonas climáticas a Ásia ocupa todas as áreas do hemisfério Norte: equatorial, tropical, temperado e polar.
Ásia Setentrional: Localiza-se na Zona Glacial Ártica. Com a maior área territorial das regiões asiáticas, o Norte da Ásia ou Ásia Setentrional é composta por um país apenas: a Rússia (parte asiática). - Clima: Os climas da Ásia Setentrional são o clima Frio e Polar. - Vegetação: A vegetação desta região é constituída por Tundras e Florestas de Taiga. - Relevo: É composto por Planícies e Planaltos, destacando-se a Planície da Sibéria e o Planalto Central Siberiano. - Hidrografia: A hidrografia da Ásia Setentrional é formada por rios extensos, como o Oz, o Ienissei e o Lena. Durante o inverno, esses rios se encontram congelados.
Sudeste Asiático: - Clima: Os climas predominantes são o clima Equatorial e Tropical, favorecendo a formação de florestas exuberantes. - Vegetação: A vegetação é composta pelas Florestas Tropicais e Florestas Equatoriais. - Relevo : O relevo do sudeste asiático é muito montanhoso, mas quase nunca ultrapassa os 3 mil metros de altitude, também é marcado pela presença de vulcões. Hidrografia: Nessa região, os rios têm uma grande importância para a economia, pois, o cultivo de arroz, que é a base para a economia de muitos países, geralmente é cultivado nos deltas dos rios. Os principais rios do sudeste asiático são o rio Irauádi, que é o mais longo de Myanmar e tem 2.170 km de extensão; o rio Chao Phraya, com 370 km de extensão, cortando a Tailândia, e muito importante para a economia local; e o rio Mekong, que possui 4.350 km de extensão e corta o Tibete, a China, Myanmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã.
Ásia Central: - Clima: Os climas presentes na Ásia Central são os climas Áridos e Semi-Áridos. - Vegetação: Composta pela Vegetação Desértica e Semi-Desértica, resistente a falta d'água. - Relevo: Planaltos de formação recente, que apresentam terremotos e vulcões. - Hidrografia: Composta pelo Mar Cáspio e Mar de Áral*; Rios extensos, com bom potencial hidroelétrico.
Mar de Aral: O Mar de Aral possuía uma área equivalente á dos estados do Rio de Janeiro e Alagoas juntos mas, hoje, o Mar de Aral já perdeu dois terços da sua área superficial. A sua morte foi prevista há 50 anos quando o governo soviético desviou dois rios que alimentavam para irrigar plantios de algodão. Com a erosão e a retirada exagerada de água, o Aral recebe anualmente 60 milhões de toneladas de sal carregada pelos rios, matando peixes e, por consequência, a indústria pesqueira que sustentava a economia local.
Oriente Médio: - Clima: Os climas predominantes são o clima Árido e Semiárido. - Vegetação: A vegetação desta região é Vegetação Desértica e Semidesértica. Relevo: O relevo do Oriente Médio é formado por Planícies ao Leste e, ao norte, planaltos elevados como a Cordilheira do Himalaia*. - Hidrografia: A região apresenta poucos rios. Os maiores e mais importantes são: o Tigre e o Eufrates, ambos nascem em terras da Turquia e desembocam no golfo Pérsico pelo Chat-el-Arab, canal formado pela confluência dos dois rios.
Cordilheira do Himalaia*: A Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países: Índia, China Butão, Nepal, Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest. Possui uma altitude máxima de 8848 metros. Ela, a Cordilheira do Himalaia, foi formada através do "choque" entre as placas tectônicas Euro-Asiática e Indo-Australiana.
Ásia Meridional: - Clima: O clima predominante na Ásia Meridional é o clima Tropical. - Vegetação: Esta região é composta por Florestas Tropicais e Savanas. - Relevo: a cordilheira do Himalaia, uma cadeia de altas montanhas, de formação geológica recente, na fronteira da China com a Índia, o Nepal e o Butão, com mais de 2 mil km de extensão e picos muito elevados, incluindo o Monte Everest, o mais alto do planeta, com 8 848 metros de altitude. - Hidrografia: Seus rios mais importantes são: o rio Indu e Ganges, juntamente com o Bramaputra.
Extremo Oriente: - Clima: O clima presente nessa região é o Clima Subtropical e Temperado - Vegetação: A vegetação desta região são as Florestas Subtropicais e Temperadas. - Relevo e Hidrografia: Nessa região são encontradas Planícies Aluviais, onde há uma grande predominância de rios e também de produção de arroz (China), Planaltos e uma parte do Círculo de Fogo, que é o círculo aonde predominam os vulcões (Japão).
Show full summary Hide full summary

Similar

GCSE ICT Revision
Andrea Leyden
Matters of Life and Death - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
nicolalennon12
2PR101 1.test - 9. část
Nikola Truong
MP. RUPTURA PREMATURA DE MEMBRANAS
GINA DANIELA TABLA GERENA
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Susly Castillo Mendoza
mi mapa conceptual
Magda Hernandez
TIPOS DE TECNOLOGÍA
Danna Valentina Martinez Romero
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
ulises leon
El proceso educativo y sus actores
LUPITA SALDAÑA
FUSIÒN DE SOCIEDADES MERCANTILES
carlos ramirez