Gestão de Pessoas (STM)

Description

Gestão de Pessoas Flashcards on Gestão de Pessoas (STM), created by Karolayne Barbosa on 20/02/2018.
Karolayne Barbosa
Flashcards by Karolayne Barbosa, updated more than 1 year ago
Karolayne Barbosa
Created by Karolayne Barbosa about 6 years ago
25
2

Resource summary

Question Answer
O que é cultura organizacional? Modo de vida da organização (conjunto de crenças, valores, rituais, mitos, histórias, etc.)
Quais são os elementos da cultura organizacional segundo Shein? Artefatos visíveis, valores organizacionais e premissas ou pressupostos básicos.
Quais os níveis da cultura organizacional segundo Chiavenato? Aspectos formas e aberto e aspectos informais e ocultos.
Como acontece a formação da cultura organizacional? Pelo fundador ou servidor mais antigo, seleção de líderes com a mesma crença, orientação e socialização das pessoas na cultura organizacional.
Como acontece a manutenção da cultura organizacional? Orientação e socialização dos funcionários, rituais (festas, cerimônias, reuniões), símbolos (música, diário, manual), mitos (histórias reais ou não), herói organizacional.
O que é o herói organizacional? É a figura forte e que marca a cultura organizacional.
O que é cultura forte? Forte identidade, mas pouco adaptativa. Não aceita subculturas.
O que é cultura fraca? Adaptativa. (Mesmo assim a mudança é demorada)
O que é Clima Organizacional? É a percepção cognitiva compartilhada do ambiente organizacional. É instantâneo, mutável.
Quais as etapas para a pesquisa de clima organizacional? 1 - Distribuição de instrumento para coleta de dados (resposta confidencial) 2 - Consolidação dos dados coletados 3 - Relatório de pesquisa (ampla divulgação) 4- Implementação de melhorias
O que é Comportamento Organizacional? Conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelas pessoas que compõem a empresa e o impacto que tais condutas, costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização.
Quais as características do Comportamento Organizacional? Influencia o clima da organização, pauta as visões e impressões das pessoas da empresa, busca trata com exclusividade os indivíduos, fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria, visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais.
Quais os níveis de avaliação do Comportamento Organizacional? Individual e grupal.
Quais os critérios de avaliação do comportamento organizacional? Performance e desempenho, absenteísmo e seu impacto, participação ativa nos projetos e como os talentos estão sendo usados, senso crítico e analítico, foco e produtividade, visão sistêmica, inteligência emocional para aceitar mudanças, desafios.
Quias as características do recrutamento e da seleção? Ambas fazem parte do processo de agregar e prover. São parte do planejamento de recursos humanos (pessoas certas na quantidade certa). Há necessidade de uma análise do mercado. São inter-relacionadas.
O que é o recrutamento? ATRAIR pessoas para participarem do processo seletivo.
Quais as características do recrutamento? Leva em consideração o perfil do cargo, é um processo de comunicação, atrai o máximo de pessoas possível (quantidade e qualidade), facilita o processo seletivo.
Quais são os meios de recrutamento? Jornal, revista, rádio, TV, internet, intranet, indicação de outros funcionários, banco de dados ou currículos, carro de som, faixa, etc.
Quais os tipos de recrutamento? Interno, externo e misto.
O que é a seleção? ESCOLHER o melhor candidato de acordo com o perfil do cargo e da empresa.
Quais as características da seleção? É um processo de comparação e decisão, importante conhecer a cultura organizacional, responsabilidade de linha e função de STAFF.
Quais são as bases da seleção? 1 - Descrição e análise de cargos 2 - Perfil da área requisitante 3 - Avaliação de Desempenho
Quais os métodos de seleção? 1 - Análise curricular 2 - Testes de conhecimento 3 - Entrevista 4 - Testes Psicológicos 5 - Técnicas de Simulação
Quais são os tipos de entrevista? 1- Estruturada 2 - Aberta ou não assertiva 3 - Diretiva 4 - Situacional 5 - Comportamental
Quais são os processos decisórios de seleção? 1 - Modelo de colocação (um candidato por vaga) 2 - Modelo de seleção (vários candidatos para uma vaga) ex. concurso público 3 - Modelo de classificação (vários candidatos para várias vagas) - criação de banco de vagas
O que é a Gestão de Desempenho? É o processo contínuo de mensuração, acompanhamento e intervenção no desempenho dos colaboradores, tendo como foco a estratégia organizacional.
O que é desenvolvimento? Processo de aprendizagem voltado para o futuro (médio e longo prazo). Prepara os funcionários para desempenharem novas funções na organização.
Quais os métodos de desenvolvimento? 1 - Rotação de cargos 2 - Posições de assessoria 3 - Atribuição de comissões 4 - Estudo de Casos 5 - Jogos de empresas (Management Games)
O que é treinamento? Ação de capacitação voltada para melhorar as competências no cargo atual.
Quais os objetivos do treinamento? Transmitir conhecimento, modificar atitudes, desenvolver habilidades, transmitir informações, reduzir distância entre objetivos organizacionais esperados e os alcançados e reduzir o GAP entre aquilo que a organização precisa e aquilo que o funcionário sabe.
Quais as etapas do treinamento? 1 - LNT ou LNC ou diagnóstico 2 - Programação ou Planejamento 3 - Execução 4 - Avaliação
Quais análises são feitas na etapa de levantamento de necessidades de treinamento (LNT)? 1 - Análise Organizacional (macro) 2 - Análise de tarefa 3 - Análise Individual (micro)
O que ocorre na etapa de programação? Planejamento e desenho da instrução (desenho instrucional).
Quais perguntas são feitas para determinar a programação? 1 - Quem (delimita o público alvo) 2- Onde (local de treinamento) 3 - Por quem (definição do instrutor) 4 - Como (desenho instrucional) 5 - Quando (data e hora do treinamento)
O que deve ter no desenho instrucional? Metodologia, carga horária, conteúdo, objetivos instrucionais, materiais a ser utilizado.
Quais as características da etapa de execução? Função de STAFF, responsabilidade de linha e tipos de instrução (presencial ou à distância).
Quais os tipos de avaliação? 1 - De reação 2 - De aprendizagem 3 - De Impacto ou comportamento 4 - De resultados
O que é a Avaliação de Reação? Mede se houve satisfação dos treinandos e atendimento aos objetivos gerais (questionário logo após o término do curso).
O que é Avaliação de Aprendizagem? Mede se houve a assimilação de conteúdo ( pré teste ou pós teste)
O que é Avaliação de Impacto ou de Desenvolvimento? Mede se está havendo a aplicação do treinamento no trabalho (questionário ou entrevista com o gestou ou com o funcionário)
O que é Avaliação de Resultados? Mede os resultados e verifica se o treinamento impactou os objetivos organizacionais.
O que é a Gestão Por Competências? É quando a organização divide o trabalho de suas equipes segundo as competências.
O que são competências? Conhecimento + Habilidade + Atitude + Entrega
Quais são os tipos de competências? Essenciais (organização) e existentes (humanas)
Qual o objetivos da Gestão por Competências? Competências existentes = competências essenciais
O que diz o modelo da gestão por competências? O foco é nas pessoas. Modelo mais fluído, flexível e adaptativo.
Quais as etapas da Gestão por Competências? 1 - Conhecer os objetivos estratégicos 2 - Mapeamento de competências 3 - Identificação da lacuna ou GAP 4 - Gerenciamento da lacuna 5 - Plano de desenvolvimento de competências
O que é a Educação Corporativa? É uma forma de criar uma rede de gestão de conhecimento dentro da organização, de acordo com as necessidades da empresa.
Quais as características da Educação Corporativa? Trabalha com todos os stakeholders, deve estar alinhada aos objetivos estratégicos, mais abrangente do que o T&D, aperfeiçoamento contínuo, desenvolve competências, ênfase nos negócios.
Quais os sete princípios da Educação Corporativa? 1- Competitividade 2- Perpetuidade 3 - Conectividade 4 - Disponibilidade 5 - Cidadania 6 - Parcerias 7 - Sustentabilidade
O que é a Educação a Distância? É o processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias. Os professores e os alunos estão separados espacialmente ou temporalmente.
Quais os tipos de Educação à Distância? 1- Presencial 2 - Semipresencial 3- A distância
O que é a Gestão de Desempenho? É o processo contínuo de mensuração, acompanhamento e intervenção no desempenho dos colaboradores, tendo como foco a estratégia organizacional.
O que é desempenho? Competência + motivação ancorados por um contexto organizacional adequado.
O que é a Avaliação de Desempenho? Instrumento para mensurar o desempenho.
Quais as características da Avaliação de Desempenho? Deve estar alinhada à política de RH e à Cultura Organizacional, depende do gestor e do avaliado, os resultados da avaliação podem ser insumos para a seleção, treinamento, remuneração, remuneração de QVT e desligamentos.
Quais são os métodos de Avaliação de Desempenho? 1 - Tradicionais (somente um avaliador) 2- Modernos (Inclui outros avaliadores) 3 - Quantitativos (dados objetivos - 360 graus - vários stakeholders) 4 - Qualitativos (dados descritivos - 180 graus - exclui os stakeholders externos)
O que é liderança? Habilidade de influenciar pessoas para alcançar objetivos. Fenômeno complexo e situacional. Líder é diferente de chefe.
Quais são as teorias de liderança? 1- Teoria dos Traços 2- Teorias Comportamentais ou de estilos 3-Teorias Situacionais ou contingenciais 4 - Teorias emergentes
O que é a Teoria dos Estilos Clássicos? O líder poder autocrático, democrático ou liberal (laissez-faire).
O que é a teoria da Universidade de Michigan? Líder preocupado com tarefas (+ autocrático), líder preocupado com pessoas (+ democrático) e líder integrador (pessoas + tarefas)
O que é a teoria da universidade de Ohio? Estrutura de iniciação (=tarefas) e consideração (=pessoas)
O que é a teoria dos quatro sistemas gerenciais? 1 - Autoritário-coercitivo 2 - Autoritário-Benevolente 3 - Consultivo 4 - Participativo
O que é a teoria do grid gerencial? 1.1 Liderança enfraquecida 1.9 Clube de Campo 5.5 Meio termo ou homem da organização 9.1 Líder autoritário ou líder de tarefa 9.9 Líder equipe
O que é a teoria dos estudos escandinavos? Liderança voltada para o desenvolvimento. Foco na aprendizagem e formação de sucessores.
O que é a teoria do modelo contingencial? Variáveis - relação líder-liderado, nível de poder e natureza da tarefa.
O que é a teoria dos recursos cognitivos? Líderes experientes aumenta o desempenho em situações de maior tensão. Líder com recurso cognitivo aumenta o desempenho em situações de baixa tensão.
O que é a teoria líder caminho-meta? 1 - Liderança diretiva 2- apoiadora 3- participativa 4- orientada para conquista.
O que é a teoria continum da liderança? Depender de três forças - líder, liderado e situação. Centralizada (autocrática) ou descentralizada (foco no subordinado)
O que é a teoria da liderança situacional? M1 ( - MT - MP) - determinar M2 (-MT + MP) - persuadir M3 (+MT +- MP) - Compartilhar M4 (+MT +MP)- Delegar
O que é a teoria da liderança carismática? Atos heroicos, metas idealizadas, sacrifício pessoal, comportamento não-convencional, assertiva, autoconfiança.
O que é a teoria transformacional? Inovação, mudança. Atenção pessoal aos colaboradores, inspira confiança, estímulo intelectual.
O que é a teoria transacional? Transação, negociação, troca. Recompensas contingenciais, administração por exceção, laissez-faire, autoridade formal do cargo.
O que é a motivação? Processo psicológico que causa um despertar para a ação.
Quais os elementos da motivação? 1 - Ativação (I ou E) 2 - Direção ou intenção 3 - Intensidade 4 - Permanência ou persistência
Quais as fases do ciclo motivacional? 1 - Equilíbrio interno 2 - Rompe com um estímulo I ou E 3 - Fomenta necessidades 4 - Tensão 5 - Comportamento ou ação 6 - Satisfação (ou frustração) *Volta para o equilíbrio*
Quais as características das teorias motivacionais de conteúdo? Estática, o que motiva, descritiva, fatores I e E
O que é a teoria de Maslow? Pirâmide das necessidades ( da base para o topo) - necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, estima ou ego e autorrealização.
O que é a teoria de Aldorfe? ERC Existência (fisiológicas e segurança) Relacionamento (sociais e estima) Crescimento (estima e autorrealização)
O que é a teoria de Herberg? Fatores motivacionais (interno, conteúdo) + satisfação - não-satisfação Fatores higiênicos (externo, contexto, ambiente) + não-satisfação - insatisfação
O que é a teoria de Mc Cleland? RAP Realização Afiliação ou associação Poder
O que é a teoria de Mc Gregor? X (visão negativa) Y (visão positiva)
Quais as características das teorias motivacionais de necessidades? Dinâmicas, como motivar e pensamentos
O que é a teoria de Bandura? Teoria de aprendizagem social. Percepção, crença e expectativa - capaz de realizar algo com autonomia e excelência.
O que é a teoria de equidade de Adams? Há equidade - satisfação - motivação para trabalhar Não há equidade - insatisfação - motivação para restabelecer a justiça
O que é a teoria de V.Vroom? VEI Motivação = valência x expectativa x instrumento
O que é a teoria do reforço de Skinner? Reforço positivo - aplicação de um benefício Reforço negativo - retirada de um evento punitivo Punição - aplicação de penalidade Extinção - punição negativa. Retirada de um benefício
O que é a teoria da fixação de metas de Locke? As intenções e os objetivos pessoais podem resultar em determinado comportamento.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
Liliane Tubino
Liderança
Liliane Tubino
GESTÃO DE PESSOAS
cesarfabr
Gestão por Competências
alexrocksilva
12 maiores atributos dos líderes
Liliane Tubino
Levantamento de Necessidades de Treinamento
psico_aline
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Os três pilares de uma gestão eficaz
Liliane Tubino
Recrutamento e seleção de pessoas
brunocmt
Os processos de gestão de pessoas
brunocmt
Liderança e Gestão de Equipes
Pierre Curi