IP - Parte I

Renan Martins
Flashcards by Renan Martins, updated more than 1 year ago More Less
Renan Martins
Created by Renan Martins over 1 year ago
2
1
0

Description

Concursos Públicos Direito Processual Penal Flashcards on IP - Parte I, created by Renan Martins on 05/01/2018.

Resource summary

Question Answer
É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa (C/E). CERTO. Súmula Vinculante 14.
Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada (C/E). CERTO. Súmula 693-STF.
Excepcionalmente, é permitido ao delegado de polícia determinar o arquivamento do inquérito policial (C/E). ERRADO.
O indiciamento é ato privativo da autoridade policial (C/E). CERTO.
Excetuada as hipóteses legais, é plenamente possível o indiciamento de autoridades com foro por prerrogativa de função. No entanto, é indispensável que a autoridade policial obtenha uma autorização do tribunal competente (C/E). CERTO. Info 825 - STF.
A participação de membro do MP na fase investigatória criminal não acarreta o seu impedimento ou suspeição para o oferecimento da denúncia (C/E). CERTO. Súmula 234-STJ.
O MP dispõe de competência para promover, por autoridade própria, e por prazo razoável, investigações de natureza penal, desde que respeitados os direitos e garantias que assistem a qualquer indiciado ou a qualquer pessoa sob investigação do Estado, observadas sempre, por seus agentes, as hipóteses de reserva constitucional de jurisdição e também as prerrogativas dos advogados, sem prejuízo da possibilidade - sempre presente no Estado democrático de Direito - do permanente controle jurisdicional dos atos, necessariamente documentados praticados pelos membros dessa Instituição (C/E). CERTO. Info 785 - STF - Repercussão Geral.
O entendimento prevalecente é de que os vícios do IP ficam adstritos ao procedimento e não tem o condão de contaminar o futuro processo, já que procedimento meramente dispensável (C/E). CERTO.
Embora o IP seja mera peça informativa, a suspeição da autoridade policial constitui motivo de nulidade do respectivo processo (C/E). ERRADO. Inviável a anulação do processo penal por alegada irregularidade no IP (Info 824 - STF).
Havendo repercussão interestadual o internacional que exija repressão uniforme, a Polícia Federal poderá investigar o furto, roubo ou dano contra instituições financeiras, incluindo agências bancárias ou caixas eletrônicos, quando houver indícios da atuação de associação criminosa em mais de um Estado da Federação (C/E). CERTO. Lei 10.446/2002.
Havendo repercussão interestadual o internacional que exija repressão uniforme, a Polícia Federal poderá investigar crimes praticados por meio da rede mundial de computadores que difundam conteúdo misógeno, definidos como aqueles que propagam ódio ou aversão contra mulheres (C/E). CERTO. Lei 10.446/2002.
A jurisprudência do STJ admite o indiciamento no decorrer da ação penal (C/E). ERRADO. O indiciamento no decorrer da ação penal configura constrangimento ilegal (HC 182.445/SP - STJ).
O indeferimento de instauração do inquérito policial é ato passível de impetração de mandado de segurança (C/E). ERRADO. Da denegação da instauração de IP, caberá recurso administrativo interna corporis. Não cabe MS.
A gravação de conversa por um dos interlocutores não é considerada interceptação telefônica, ainda que tenha sido feita com a ajuda de um repórter, pois, nesse caso, a gravação é clandestina, mas não ilícita, nem ilícito é o seu uso, em particular como meio de prova (C/E). CERTO. STF - RE 402.717.
São inadmissíveis as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais, devendo ser declarada a nulidade do processo que as contenha (C/E). ERRADO. Segundo o art. 157, do CPP, deve-se apenas desentranhar as provas ilícitas, se existentes.
O inquérito policial não acompanhará a denúncia ou a queixa quando servir de base a uma ou outra (C/E). ERRADO. Art. 12, CPP: O inquérito policial ACOMPANHARÁ a denúncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra.
Show full summary Hide full summary

Similar

Inquérito policial
Marcelo Llaberia
Inquérito Policial
cesar_basso
INQUÉRITO POLICIAL
julianodanielp
AÇÃO PENAL
julianodanielp
PRISÃO EM FLAGRANTE
julianodanielp
Inquérito policial
Nestor Nunes de Souza Filho
FATO DIFÍCIL ILUCIDAÇÃO
julianodanielp
REQUERIMENTO DO OFENDIDO
julianodanielp
INCOMUNICABILIDADE DO INDICIADO
julianodanielp
REQUERER DILIGÊNCIA
julianodanielp
INDICIADO MENOR IDADE
julianodanielp