PCN´s

Description

Alguns pontos para revisão sobre os PCN's, estão baseados nesses videos: https://www.youtube.com/watch?v=9NfTBfiZdqI&list=PLB8gt0DeICHp4y9b8_P1Gk41Von5rydfp&index=3 https://www.youtube.com/watch?v=1mXinm2e7-Y&list=PLB8gt0DeICHp4y9b8_P1Gk41Von5rydfp&index=4
Samurai Reforço
Flashcards by Samurai Reforço, updated more than 1 year ago
Samurai Reforço
Created by Samurai Reforço almost 6 years ago
14
1

Resource summary

Question Answer
Tema PCN's
Quando tem início o trabalho dos PCN's? Como foi esse trabalho? Esse trabalho tem inicio no ano de 1995, e durou dois anos. Ele teve como base 700 relatórios entregues a comissão que pensava na sua elaboração.
Como era a Educação no Brasil até o ano de 1997? A Educação brasileira estava baseada na lei 5692/71, que privilegiava o Ensino Tecnicista.
Quando ficaram prontos os PCN's? Eles foram entregues no dia 15/10/1997 (dia dos professores).
Qual o principal objetivo dos PCN's? Ser um documento de orientação do trabalho do professor.
Que outros objetivos podemos encontrar ainda nos PCN's? 1º - um ensino voltado para a formação integral do cidadão ; 2º - incentivo a trabalho com projetos, de forma atingir qualidade; 3º - respeito a diversidade; 4º - preocupação com a forma de transmissão do conhecimento.
Como pode ser classificado esse documento? Ele é classificado como um documento heterogêneo, que abarca uma multiplicidade de realidades da educação.
Que relação deve existir entre o PPP e os PCN'S Deve haver uma relação de integração, porque o PPP deve estar contextualizado com os PCN'S
O que são os chamados Temas Transversais? Em primeiro lugar eles não são disciplinas, são temas que promovem o pleno desenvolvimento do cidadão.
Quais são os principais Temas Transversais? 1º Ética; 2º Meio Ambiente; 3º Saúde; 4º Orientação Sexual; 5º Pluralidade Cultural.
Qual a função da Ética dentro dos PCN's? Tem como objetivo desenvolver autonomia moral (Poder de escolha entre o certo e o errado).
O que visa o tema Meio Ambiente dentro dos PCN's? Ele visa desenvolver uma visão de conscientização, valorização e preservação do meio ambiente.
O que é a Saúde dentro dos PCN's? Um tema que busca levar o aluno a se conscientizar sobre o cuidado de si, levando a buscar hábitos saudáveis para si.
Qual a função da Orientação Sexual dentro dos PCN's? tem como função levar o aluno a exercer sua sexualidade de forma prazerosa e consciente.
Que meta almeja a Pluralidade Cultural dentro dos PCN's? Ela almeja desenvolver o respeito mutuo e valorização das culturas de outros povos.
Quais são as Áreas abordadas dentro dos PCN's? 1ª - Língua Portuguesa; 2ª - Matemática; 3ª - Ciências da Natureza; 4ª - História; 5ª - Geografia; 6ª - Artes; 7ª - Educação Física; 8ª - Língua Estrangeira.
Quais as características da Avaliação dentro dos PCN's? Elas devem ser principalmente: Continua; Formativa; Qualitativa; Inclusiva.
A Autonomia nos PCN's tem quais objetivos? 1º desenvolver no aluno a busca pessoal pelo saber e o aperfeiçoamento; 2º ser um elemento básico das práticas pedagógicas dos professores.
Outro Eixo central dos PCN's é a Diversidade, que tem por finalidade? Promover um pleno desenvolvimento do respeito as diferenças.
Qual a novidade do eixo Interação dentro dos PCN's? A novidade é a proposta de quebra da antiga categoria de ensino centrada no professor, assim sendo haveria uma via de mão dupla para o dialogo entre professor e aluno, que aprenderia a saber lidar com as críticas e pedir ajuda.
Qual a definição de Organização de Espaço dentro dos PCN's? Deve ser um espaço para facilitação da aprendizagem.
Quem produziu este Flash-card?
Show full summary Hide full summary

Similar

Princípios do ensino LDB
proffla
Jean Piaget
Mariane Daltro
Temas de Educação Floripa 2014
Alceu Bernardino
Alexander S. Neil
Mariane Daltro
Jean Piaget
Camila Sampaio
Jean Piaget
Diana Bernardino
Jean Piaget
Sandra Mara
Princípios da LDB
Bruna Jennifer
026 - Princípios do ensino LDB
Cássio Campelo
Titulo V
Driele Paranhos