GRÉCIA

Description

Flashcards on GRÉCIA , created by DANIEL NASCIMENTO on 01/06/2018.
DANIEL  NASCIMENTO
Flashcards by DANIEL NASCIMENTO, updated more than 1 year ago
DANIEL  NASCIMENTO
Created by DANIEL NASCIMENTO almost 6 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
A GRÉCIA de hoje em dia é dada como uma um estado unificado e independe o que se dava com o a GRÉCIA de antigamente ? era um conjunto de cidades estados e colônias espalhadas por uma vasta região ás margens do mar mediterrâneo
A GRÉCIA fora dividida em três grandes regiões quais são elas ? e quais as outras duas pequenas regiões ? 1 porção continental ou atica ( ao sul da península balcânica) 2 porção do PELOPONESO ( no extremo sul da península balcânica ) 3 costa asiática no oriente próximo ( os gregos alastraram-se pelas margens do mar negro e pelo sul da península itálica )
o que influenciou no perfil politico-econômico dos gregos ? características territoriais como o relevo montanhoso e por estarem situados em um terrítorio com uma extensa costa litorânea
qual é a época dada pelos historiadores como idade das trevas ? é o período em que vários micênicos começaram a desaparecer , empobrecimento e intensa ruralização e abandono da escrita .
o que eram os Oikos ? oikos era a denominação dada a unidade domiciliar que antecedeu as cidades estados , que abrangia não só a casa em si mas também seus proprietários e moradores , os oikos eram uma unidade econômica quase autossuficiente e deu origem a palavra economia
no que formava o conjunto de vários oikos uma cidade-estado que gradualmente a autoridade foi subtituída para pessoas mais privilegiadas de nascimento .
o que substituiu a sistema de monarquia dual na GRÉCIA ? a aristocracia portanto as cidades-estados foram se tornando modelos de organização para os gregos .
enquanto as cidades-estados eram dadas como a definitiva unidade de organização politica os oikos permaneceram como unidade econômica , além do comércio devido as necessidades que cada cidade-estado passava .
quais são as características de uma cidade-estado ? eram autônomas e governadas por cidadãos livres .
Na GRÉCIA qual o tipo de trabalho que era desvalorizado e qual o valorizado ? o valorizado era dado como o politico e moral alem do militar porém os outros trabalhos como comércio e artesanato eram desvalorizados .
Show full summary Hide full summary

Similar

GRÉCIA ANTIGA
Hugo Fonseca
Questões Grécia Antiga- Antiguidade Classica
vesanso Souza
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Grécia Clássica
jacson luft
Nascimento da filosofia
Stéfany Pereira
História do Mundo
Raíza Da Cunha
Grécia Antiga
Fael Berranteiro
Grécia Antiga
Eduardo Rech
Grécia Antiga
Eduardo Rech
Grécia Antiga
Eduardo Rech
Grécia Antiga
Eduardo Rech