Crise Hipertensiva

Description

Referências: SBC. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. 2016. FEITOSA-FILHO, G.S., et al. Emergências hipertensivas. Rev Bras Ter Intensiva. v. 20, n. 3, p. 305-312, 2008.
Juliana  Alfer
Flashcards by Juliana Alfer, updated more than 1 year ago
Juliana  Alfer
Created by Juliana Alfer over 5 years ago
24
0

Resource summary

Question Answer
O que é Crise Hipertensiva? Aumento súbito da PA (≥ 180 x 120 mmHg), acompanhada de sintomas, que poderão ser leves (cefaléia, tontura, zumbido) ou graves (dispnéia, dor precordial, coma e até morte), com ou sem lesão aguda de órgãos-alvo (LOA)
Qual a diferença entre Urgência Hipertensiva (UH) e Emergência Hipertensiva (EH)? - Urgência Hipertensiva: sintomas leves, sem LOA, sem risco iminente de morte; - Emergência Hipertensiva: com LOA aguda e progressiva e sintomas que trazem risco iminente de morte;
O que é Pseudocrise Hipertensiva? (mais frequente no Pronto-Socorro) Elevação da PA exclusivamente por estresse físico ou psicológico: dor (cefaleia/cólica/fibromialgia), desconforto (mal estar/tonturas), ansiedade, pânico (descarga adrenérgica), abandono do tratamento ou por não saberem ser portadores de HAS
Como tratar uma pseudocrise hipertensiva? Com repouso e/ou sintomáticos (analgésicos, antivertiginosos, benzodiazepínicos, tranquilizantes)
Como tratar uma Urgência Hipertensiva? Tratamento deve ser iniciado após um período de observação clínica em ambiente calmo, condição que ajuda a afastar casos de pseudocrise. Captopril, clonidina e BB são os anti-hipertensivos orais usados para reduzir gradualmente a PA em 24-48h
O que não pode faltar na ANAMNESE da crise hipertensiva? Saber a respeito da PA usual do paciente e situações que possam desencadear o seu aumento (ansiedade, dor, sal), comorbidades, uso de fármacos anti-hipertensivos (dosagem e adesão, horário que o último comprimido foi administrado) ou que possam aumentar a PA (anti-inflamatórios, corticoides, simpaticomiméticos, álcool). O uso de drogas (cocaína, anfetamina) ou inibidores da monoaminoxidase (MAO)
Como deve ser o EXAME FÍSICO da crise hipertensiva? - ACV: dor/desconforto no tórax, abdome/dorso; dispneia, fadiga e tosse. Verificação da FC, ritmo, alteração de pulso, galope, sopros cardíacos, vasculares e estase jugular; congestão pulmonar, abdominal e periférica. - SN: tontura, cefaleia, alteração de visão, audição ou fala, nível de consciência ou coma, agitação, delírio ou confusão, déficits focais, rigidez de nuca, convulsão - Sistema renal e GU: alterações no volume ou na frequência miccional ou no aspecto da urina, hematúria, edema, desidratação, massas e sopros abdominais - Fundoscopia: papiledema, hemorragias, exsudatos, alterações nos vasos como espasmos, cruzamentos arteriovenosos patológicos, espessamento na parede arterial e aspecto em fio de prata ou cobre.
Quais são os principais achados de história e exame físico das diferentes EH?
Quais exames complementares TODOS os pacientes com EH devem fazer? Hemograma completo, ureia sérica; creatinina sérica, eletrólitos (Na, K, Mg), urina tipo I (pesquisa de proteinúria ou hematúria microscópica), radiografia de tórax, eletrocardiograma e glicemia capilar
Quais são os exames complementares ESPECÍFICOS para cada tipo de EH?
O que fazer com o paciente na EH em QUALQUER SITUAÇÃO? Imediatamente, admitir o paciente numa UTI. Monitorar: traçado ECG, oximetria de pulso e PA e receber alguma fonte de oxigênio. Obter acesso venoso para administração de fármacos vasodilatadores.
Por que não se pode reduzir abruptamente a PA nas EH? Pacientes com HAS crônica, com doença cerebrovascular e idosos tendem a piorar os mecanismos normais de auto-regulação e desviam a curva para a direita. Esse desvio faz o fluxo sanguíneo cair criticamente no cérebro, no coração e nos rins, causando isquemia.
Como, então, deve ser reduzida a PA numa EH? O tratamento visa redução rápida da PA, para impedir a progressão das LOA: ↓ PA ≤ 25% na 1ª hora; ↓ PA 160/100 -110 mmHg em 2-6 h; PA 135/85 mmHg 24-48 h
Qual é a droga de escolha no tratamento da EH? Nitroprussiato de sódio. É um vasodilatador de ação imediata e curta duração. A dose inicial recomendada é de 0,25 µg/kg/min e o ajuste posterior é determinado pela sensibilidade individual e pela necessidade de se atingir níveis pressóricos desejados.
Quais são os outros medicamentos PARENTERAIS que podem ser usados na EH?
Quais as principais contraindicações desses medicamentos? - NPS: adolescentes grávidas e em pacientes com hipoperfusão do SNC. - Nitroglicerina: se houver infarto de ventrículo direito e nos pacientes que usaram sildenafil nas últimas 24h. - Metoprolol/Propranolol (BB): se houver insuficiência ventricular descompensada, portadores de DPOC descompensada ou asma, vasculopatia periférica grave e bloqueios átrio-ventriculares. - Hidralazina: Pode induzir taquicardia reflexa, o que contra-indica seu uso em síndromes coronárias agudas e em dissecção aguda de aorta. Geralmente é usada nas EH em gestantes, devido à sua segurança comprovada para o feto.
Quais são os medicamentos ORAIS que podem ser usados na EH?
Qual o tratamento ESPECÍFICO para cada tipo de EH?
Quais são as doses PEDIÁTRICAS dos medicamentos PARENTERAIS usados na EH?
O que fazer se houver Encefalopatia Hipertensiva? Ocorre por edema cerebral. Sinais e sintomas: cefaleia, evolução gradual com alterações de consciência, convulsões e coma. TTO: terapia anti-hipertensiva iniciada de imediato. Nitroprussiato de sódio IV + Labetalol (BB) ou Captopril (IECA) VO. METAS: Reduzir PAM em 20% na 1ºh ou (PAD<110mmHg); Diminuir PAM 25% nas 6 horas seguintes; Normalizar PA em 48h.
O que fazer se houver AVEh? A elevação súbita da PA costuma ser o gatilho para o evento hemorrágico. SINAIS E SINTOMAS: cefaleia muito intensa, súbita e associada a déficit focal. META: Tratar se a PAS>220 ou PAD>110mmHg; - PAM reduzida em 25% nas primeiras 3h; - PA deve alcançar 160 x 100 mmHg nas 3-6h seguintes; - Após o controle inicial o controle é mantido com AH VO, objetivando-se PAD entre 85-90 mmHg. TTO: Nitroprussiato IV e Nimodipina IV e Nicardipina IV, não usar nifedipina.
O que fazer se houver AVEi? Tratar hipertensão durante a fase aguda se a pressão for maior que 220x120 e em candidatos à trombólise. - METAS: Reduzir de 15 a 20% nas primeiras 24h; A PA retorna ao valor normal em 4 dias. TTO: Nitroprussiato IV, antagonistas do receptor de angiotensina VO (BRA - losartana). Não usar BB.
O que fazer se houver Dissecção de Aorta? SINAIS E SINTOMAS: dor precordial lancinante, assimetria de pulsos e possível presença de sopro em foco aórtico; METAS: PAS <120 mmHg deve ser alcançada em 20 minutos; TTO: Nitroprussiato associado à BB
O que fazer se houver Edema Agudo de Pulmão? Tripé do Tratamento: sedação, oxigenação e diminuição da pré-carga/ pós-carga. TTO: nitroprussiato de sódio IV até controle da dispneia. Seguindo redução gradual com IECA (captopril) e ARA (losartana) VO.
O que fazer se houver Lesão Renal Aguda Rapidamente Progressiva? LRARP é definida como agravamento súbito da função renal em um período de 48 horas. TTO: hidralazina, DIU de alça e BB. Quando não houver resultado, pode-se considerar NPS até realização de diálise.
Show full summary Hide full summary

Similar

Cardiologia (Clínica)
manoel junior
Cardiologia (Clínica)
Taciane Maria De Paula
Rede de Atenção às Urgências e Emergências
Karine Bianco
Exacerbação da DPOC - Urgência e Emergência
Luís Fernando Lipka Insfran
Primeiros socorros
Adrielle de Jesus
BLS - Basic Life Support
Natalia Resende
Anti-hipertensivos
Drive Med
Patologia Geral - Hipertensão Arterial (Geral)
BrienneC
Infarto Agudo do Miocárdio
Gilberto Mendes
Hipertensão Arterial
nyara_melo
Fisiopatologia da HAS
camillancb_