O espaço urbano e a população da Europa

Description

TRABALHO DE GEO 92 Clara, Lorena e Joyce
Clara Siqueira
Flashcards by Clara Siqueira, updated more than 1 year ago
Clara Siqueira
Created by Clara Siqueira over 5 years ago
30
0

Resource summary

Question Answer
As regiões onde foram construídas as grandes cidades europeias possuíam alguma vantagem locacional? As indústrias se instalaram próximas ás áreas de extração de minérios. Mais tarde, no final do século XIX, houve o descobrimento do petróleo e suas utilizações no processo produtivo e de transportes e investimentos em usinas hidrelétricas e nucleares.
Por que a demografia europeia aumenta significativamente? Devido a emigração por razões religiosas, imigração econômica, declínio da taxa de natalidade e envelhecimento populacional.
Por que a Europa tem enfrentado problemas com a redução da população economicamente ativa de nativos? A redução da taxa de natalidade e as melhorias no sistema de saúde e no saneamento básico, favorecem a qualidade de vida dentro do continente. Os avanços tecnológicos fazem com que a média de vida dos idosos sejam mais elevadas.
Por que os países europeus ocidentais têm um elevado padrão de vida? Com a crescente industrialização, houve um maior número de empregos para a população e renda para o país que investiu em saneamento básico e infraestrutura.
Qual é o clima que prejudica o desenvolvimento da agricultura no campo? O clima ártico impede o desenvolvimento da agricultura devido a baixa umidade e do frio constante característicos da região.
Por que o processo de industrialização iniciou na Europa? As civilizações europeias são mais antigas que a maioria dos outros continentes, iniciando seu desenvolvimento mais cedo. Além de ter os recursos minerais necessários para indústria em seu território, facilitando assim o processo de industrialização.
Por que a taxa do volume de colheitas da Europa é relativamente menor à America do Norte, Ásia e America do Sul? Não tendo condições climáticas nem geográficas, diante dos outros continentes nessa área, os governos dos países europeus subvencionam o cultivo de certos produtos.
Por que os imigrantes sofrem tanta xenofobia ao chegarem aos países europeus? A xenofobia começa desde a intolerância social, racial e religiosa, até ao sentimento de ameaça e receio. Sentimentos movidos pelo pensamento de que a presença de imigrantes vá diminuir a oferta de emprego e que vá atrapalhar a economia local.
Por que ocorrem os vazios demográficos no continente europeu? Ocorrem no norte da Europa, fator provocado pelo clima, pois nessa região há o predomínio de temperaturas muito baixas com invernos extremamente rigorosos e prolongados.
Por que a Europa caminha para um "suicídio demográfico"? O número de nascimentos não é suficiente para assegurar a renovação das gerações e na grande maioria dos Estados. O declínio da população faz com que o continente perca 50 milhões de pessoas da PEA até 2050.
Show full summary Hide full summary

Similar

Conceitos de Demografia
Coruja_123
Questionário conceitos básicos de demografia
Coruja_123
Estruturas demográficas
Laura Esther
Teorias demográficas e estrutura da população
Lud .
Teorias Demográficas
Malu Miralha
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .