Classificação dos Argumentos e Silogismo Categórico - Regras, modos e figura

Description

Resumos essenciais sobre os tipos de argumentos, os silogismos válidos. as regras, os modos e as figuras. Por: Diogo Moreira
Diogo Moreira
Flashcards by Diogo Moreira, updated more than 1 year ago
Diogo Moreira
Created by Diogo Moreira over 5 years ago
105
0

Resource summary

Question Answer
Tipo A Universal afirmativa - Sujeito distribuído, Predicado não distribuído
Tipo E Universal Negativa - Sujeito distribuído, Predicado distribuído
Tipo I Particular Afirmativa - Sujeito não distribuído, Predicado não distribuído
Tipo O Particular negativa - Sujeito não distribuído, Predicado distriuído
Termo médio (M) Aparece em ambas as premissas, mas não na conclusão e faz a ligação entre as duas premissas
Termo menor (t) É o sujeito da conclusão e aparece também na premissa menor
Termo maior (T) É o predicado da conclusão e aparece também na premissa maior
Silogismo categórico Argumento dedutivo com duas premissas e uma conclusão (que deve derivar necessariamente da conclusão), que só contém proposições do tipo A, E, I, O e que só contém três termos, cada um dos quais aparece nas diferentes proposições duas vezes.
Argumento dedutivo Parte de proposições universais para particulares. A partir das premissas maior e menor se obtém a premissa média, a conclusão.
Argumento Indutivo Parte de proposições menores (particulares) para induzir conclusões maiores (universais). Ao contrário dos argumentos dedutivos, nos indutivos a evidência é comprovada por factos ou experiências e não pela lógica
Qual a regra que infringe? Todos os leões são mamíferos Algumas pessoas são do signo leão Logo, algumas pessoas são mamíferos 1ª regra: O silogismo só pode ter 3 termos. Neste caso, o termo “leão” foi utilizado em dois sentidos: o animal e o signo. Não é válido este silogismo pois contém quatro termos: leão (animal); leão (signo); mamíferos e pessoas.
Qual a regra que infringe? Nenhum canídeo é felino. Todo canídeo é carnívoro. Logo, este canídeo não é carnívoro felino. 2ª regra: Na conclusão de um silogismo, o termo médio não pode aparecer. O termo médio "canídeo" aparece nas duas premissas e na conclusão, mas não pode estar na conclusão. Assim, o exemplo acima não é um silogismo e sim uma falácia formal.
Qual a regra que infringe? Todas as frutas são vegetais. Todas as verduras são vegetais. Logo, todas as verduras são frutas. 3ª regra: O termo médio "vegetais" tem de aparecer pelo menos uma vez em toda a sua extensão (sentido universal) e neste exemplo aparece nas duas vezes em sentido particular.
Qual a regra que infringe? Todo o ato violento é condenável. Muitos seres humanos cometem atos violentos. Logo, todos os seres humanos são condenáveis. 4ª regra: Na conclusão do silogismo, os termos maior e menor não podem surgir com uma extensão maior que nas premissas. No exemplo, o termo menor "seres humanos" está tomado em sentido particular na premissa menor enquanto que na conclusão está tomado em sentido universal. Para o silogismo ser válido, a conclusão deveria ser: Muitos seres humanos são condenáveis.
Qual a regra que infringe? Todos os felinos são mamíferos. Todos os mamíferos são vertebrados. Logo, alguns vertebrados não são felinos. 5ª regra: Se as duas premissas forem afirmativas, a conclusão será, obrigatóriamente, afirmativa. Para o silogismo ser válido a conclusão deveria ser: Logo, alguns vertebrados são felinos.
Qual a regra que infringe? Nenhuma mãe é insensível. Algumas mulheres não são mães. Logo, algumas mulheres são insensíveis. 6ª regra: Se ambas as premissas forem negativas, não podemos concluir nada, logo, não existe conclusão.
Qual a regra que infringe? Alguns vendedores não são honestos. Alguns portugueses são vendedores. Logo, alguns portugueses não são honestos. 7ª regra: Se ambas as premissas forem particulares, não podemos concluir nada, logo, não existe conclusão.
Qual a regra que infringe? Todos os gatos não são felinos O Cláudio é feio Logo, não é burro 8ª regra: A conclusão de um silogismo sempre seguirá a parte mais fraca, ou seja, a premissa negativa e/ou particular. Para o silogismo ser valido a conclusão deveria ser: Alguns felinos não são brancos. (Alguns felinos - Particular; não são brancos - negativa)
Modo e figura O modo determina-se pelo tipo de proposições(A,E,I,O) que o silogismo contém A figura de um silogismo determina-se pela função que o termo médio desempenha respetivamente nas duas premissas.
Quais os modos válidos da 1ª figura? (Sujeito/Predicado) AAA EAE AII EIO
Quais os modos válidos da 2ª figura?(Predicado/Predicado) EAE AEE EIO AOO
Quais os modos válidos da 3ª figura? (Sujeito/Sujeito) AAI EAO IAI AII OAO EIO
Quais os modos válidos da 4ª figura? (Predicado/Sujeito) AAI AEE IAI EAO EIO
Show full summary Hide full summary

Similar

Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias
Simulado Filosofia
aloirmd
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Filosofia - 2a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Francis Bacon
PAULO LEITE
O início da Filosofia: Pré-socráticos
Brenda Andrade4227