Neoplasias cutâneas

Description

Flashcards on Neoplasias cutâneas , created by Tatiane Gasparetto on 19/03/2019.
Tatiane Gasparetto
Flashcards by Tatiane Gasparetto, updated more than 1 year ago
Tatiane Gasparetto
Created by Tatiane Gasparetto about 5 years ago
67
2

Resource summary

Question Answer
Qual tipo de câncer é mais frequente no Brasil? Câncer de pele não-melanoma.
Do que é constituído o carcinoma basocelular (CBC)? Células que se assemelham às célula basais da epiderme.
V ou F O Carcinoma basocelular não tem nenhum risco de matastatização. F Possui BAIXO risco, porém possui malignidade local com capacidade de invadir e destruir tecidos adjacentes, inclusive ossos.
Cite 3 fatores de risco para CBC? - Exposição solar -Pele clara -Exposição a hidrocarbonetos policíclicos e arsênico -imunossupressão -predisposição genética (xeroderma pigmentoso, síndrome de nevo basocelular e albinismo)
Em relação ao carcinoma basocelular qual é o local do corpo que mais acomete? 2/3 superiores da face! Não ocorre nas plantas, palmas e nas mucosas.
Como é feito o diagnóstico do carcinoma basocelular? Clínico, mas precisa ser confirmado com histopatologia (biópsia da lesão).
Do que depende o tratamento do carcinoma basocelular? Localização, tamanho e profundidade do tumor.
Quais são os possíveis tratamentos para o carcinoma basocelular? - Curetagem - Eletrocoagulação - Excisão -criocirurgia - Cirurgia micrógrafica ou de Mohs - Imiquimod (para CBC superficial)
Qual é o tipo mais comum de carcinoma basocelular? Como ele se apresenta? CBC nódulo-ulcerativo. Inicia-se como uma pápula rósea perolada brilhante, que evolui progressivamente a nódulo com posterior ulceração central, recoberta por crosta, que, quando retirada, determina sangramento; Lesão típica com bordas cílindricas, translucidas que podem estar acompanhadas de telangiectasias.
Qual é o tipo de CBC que se apresenta como placa branco-amarelada, esclerotrófica, dura, lisa, às vezes com telangiectasias, bordas mal definidas? CBC esclerodermiforme.
Qual tipo de CBC se apresenta com lesões múltiplas, eritematoescamosas discretamente infiltradas, emolduradas por bordas irregulares e ligeiramente elevadas e essas lesões costumam estar no tronco. CBC superficial.
V ou F O carcinoma espinocelular pode ser também chamado de carcinoma epitelial ou escamoso? F espinocelular= epidermóide= escamoso
V ou F O carcinoma espinocelular é um tumor maligno formado por proliferação atípica de células espinhosas, de caráter invasor, capaz de originar metástases. V
A partir do que pode se originar o carcinoma espinocelular? - queratose solar ou actínica -queilites actínicas -leucoplasias -radiodermites crônicas -queratoses arsenicais - xeroderma pigmentoso -úlceras crônicas - cicatrizes de queimaduras -líquen erosivo da mucosa oral.
Cite 5 fatores de risco do carcinoma espinocelular. -pele clara - tabagismo -exposição solar -exposição a arsênico, derivados de alcatrão ou de hidrocarbonetos - imunossupressão crônica (transplantados) -vírus, como HPV
Quais os locais mais comuns do carcinoma espinocelular? Lábio inferior, orelhas, face, dorso das mãos, mucosa bucal e genitália externa.
Como é o quadro clínico clássico das lesões do carcinoma espinocelular? Lesão solitária crescendo sobre áreas com dano solar e/ou a partir de lesão precursora.
Em relação ao carcinoma espinocelular, como aparecem as lesões na pele? Inicialmente há área queratósica infiltrada e dura ou nódulo. As lesões podem ser: pápula, placa, nódulo firme, eritematose ou pardacenta, lisa ou ulcerada e ás vezes verrucosa.
Em relação ao carcinoma espinocelular, como aparecem as lesões na mucosa? Pode iniciar-se em placa de leucoplasia por área de infiltração ou lesão vegetante.
Em relação ao carcinoma espinocelular, como aparecem as lesões nos genitais? Pode surgir sobre área de eritroplasia.
As metástase do Carcinoma espinocelular são mais frequentes e precoces nos carcinomas de que locais? Mucosas, dorso das mãos e das cicatrizes das queimaduras.
Quais são os sítios de metástase mais acometidos pelo carcinoma espinocelular? -linfonodos -pulmões -fígado -TGi -rins SNC
Como é feito o diagnostico do carcinoma espinocelular? Análise histopatologica.
No CEC, como são tratadas as lesões recentes e menores de 1 cm? Eletrocoagulação e curetagem.
No CEC, como são tratadas as lesões com mais de 1 cm? Excisão. Lesões extensas ou de longa duração devem ser retiradas com margens amplas.
No CEC, em que situações é indicada a cirurgia de Mohs? Tumores recidivantes ou mal delimitado.
Em que situação se utiliza quimioterapia no CEC? Quando o tumor é muito avançado e não passíveis de tratamento cirúrgico ou radioterápico.
V ou F Os melanomas sempre tem coloração escura. F Embora a maioria dos melanomas tenham coloração marrom-escura pela deposição de melanina, alguns variam de cor da pele até rosa-avermelhado (amelanótico).
Cite as 3 categorias de fatores de risco para o melanoma. - Fatores genéticos( HF, pele levemente pigmentada, cabelo ruivo, incapacidade de bronzeamento) -Fatores ambientais ( exposição solar, latitudes equatoriais, imunossupressão e camas de bronzeamento) -interações gene-ambiente
O que significa o acrômico ABCDE para diagnóstico de neoplasias cutâneas? -Assimetria -Bordas irregulares -Coloração irregular -Diâmetro maior que 6 mm -Expansão em superfície ou histórico de modificação do aspecto da lesão
Qual exame favorece o diagnóstico de melanoma in situ e melanoma cutâneo invasivo precoce? Dermatoscopia
Quais são os principais locais de metástase de melanoma? -Pele -Fígado -SNC -Pul,ões -Ossos -Linfonodos
Qual é o tratamento mais efetivo para o melanoma? Cirurgia
V ou F Por ser superficial o câncer de pele melanoma, é dispensável a análise dos linfonodos sentinela. F
Qual é o tipo mais frequente de melanoma cutâneo? Melanoma extensivo superficial
A partir de que, 50% dos melanomas extensivos superficiais se originam? Nevos
Quais são as localizações mais frequentes do melanoma extensivo superficial? HOMENS: dorso MULHERES: membros inferior
Como se apresentam as lesões do melanoma extensivo superficial? Lesões leve ou francamente elevadas, arciformes com margens denteadas e irregulares e cuja coloração varia muito.
Qual tipo de melanoma corresponde a 15-30% dos melanomas? Melanoma nodular
Como se caracteriza o melanoma nodular? Lesão nodular ou em placa ou mesmo polipóide de coloração negro azulada ou com laivos acastanhados de evolução rápida.
Com que idade é mais frequente o melanoma nodular? 5ª década de vida
Por que o prognóstico do melanoma nodular é ruim? Devido a rápida evolução vertical.
De onde se origina o lentigo maligno melanoma? De melanócitos epidérmicos alterados pela ação da luz solar
Em que local geralmente ocorre o lentigo maligno melanoma? Face
Em que idade há maior frequência de lentigo maligno melanoma e do melanoma acral? 7ª década de vida
Como é feito o diagnóstico de lentigo maligno melanoma? E o tratamento? Histopatologia. Exérese.
O lentigo maligno melanoma tem prognóstico favorável ou desfavorável? Favorável, porque tem uma evolução crônica, diferente dos melanoma malignos.
Qual é o principal melanoma diagnosticado em negros? Melanoma acral (70%)
Quais os locais mais acometidos pelo melanoma acral? Palmas das mãos e plantas dos pés ou em torno do aparelho ungueal.
Show full summary Hide full summary

Similar

Lesões elementares da pele
Gabriela Hattori
Métodos de diagnóstico em dermatologia
Gabriela Hattori
Lesões elementares
sarah galvao
PL Dermatologia
João Vitor Samuel Castro
Escabiose
Giovanna Azevedo
Dermatite/Eczema (1-De Contato por Irritante Primário- DCIP)
Luis Pedro Barbosa
Eczema (classificação clínico e etiopatogênico)
Gabriela Hattori
Lesões dermatológicas
Deilane Guimarães
Eczemas
Ana Paula Gibim
Lesões Pré-Malignas
João Vitor Samuel Castro
Infecções na pele
Guilherme Nisiyama