CONTABILIDADE

Andréia Ogassawara
Flashcards by , created 2 months ago

Conceitos básicos

0
0
0
Andréia Ogassawara
Created by Andréia Ogassawara 2 months ago
Contabilidade Geral
Leonardo Lisboa
Contabilidade Geral
Gustavo Guedes
CPC-00 CAPÍTULO 4: ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Viviana Veloso
Silas Marner notes
mehxinee
Biology -B2
HeidiCrosbie
01 Contabilidade Introdutória: Patrimônio
Viviana Veloso
(TCEA3) Demonstrações Contábeis
Thiago Ferreira
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Conceitos de Contabilidade
Alessandra S.
Simulado Geral de contabilidade
Alessandra S.
Question Answer
Conceito de ATIVO: é um RECURSO CONTROLADO pela entidade como resultados de EVENTOS PASSADOS e do qual se espera que fluam futuros BENEFÍCIOS ECONÔMICOS para a entidade.
Conceito de Passivo: é uma OBRIGAÇÃO PRESENTE da entidade, derivada de EVENTOS PASSADOS, cuja liquidação se espera que resulte na SAÍDA DE RECURSOS da entidade capazes de gerar BENEFÍCIOS ECONÔMICOS (exigível)
Conceito de Patrimônio Líquido: é o INTERESSE RESIDUAL nos ATIVOS da entidade, depois de DEDUZIDOS TODOS OS PASSIVOS (situação líquida patrimonial)
O que são ativos e passivos contingentes? Não são registrados no Balanço Patrimonial, e sim em Notas Explicativas, em função de não atenderem aos critérios (além dos conceitos) de reconhecimento.
Os 2 critérios para RECONHECIMENTO (para que o item se enquadre em ativo, passivo ou PL) são: a) for PROVÁVEL que algum BENEFÍCIO ECONÔMICO associado ao item flua para a entidade (ativo) ou flua para a entidade (passivo - exigível); que venha a se "REALIZAR"; b) o item tiver custo ou valor que possa ser MENSURADO com confiabilidade.
O que são FUNDOS DE COMÉRCIO gerados internamente? São intangíveis que geram benefícios econômicos para a entidade e não são possíveis de mensurar, portanto, não atendem aos critérios necessários. Ex.: capacidade intelectual do funcionário, fidelidade do cliente.
A informação é confiável quando ela é: ________, ________ e livre de erro. completa, neutra
Ao avaliar se um item se enquadra em ativo, passivo ou PL, deve-se atentar para a sua essência subjacente e realidade econômica e não apenas para sua forma legal. Primazia da "Essência sobre a forma", caracteriza o controle (do bem) sobre a propriedade (do bem).
Recurso refere-se apenas a dinheiro. ERRADO. Não significa necessariamente dinheiro. Pode ser um bem ou direito.
Onde está o potencial econômico da entidade? Ativo.
Direitos reais + direitos pessoais = ativo CERTO
Controle não é propriedade. Está relacionado à Primazia da ________________. Essência econômica sobre a forma jurídica.
A propriedade legal de recurso é uma característica essencial do ativo e também é um indicador de controle. ERRADO. A propriedade legal de recurso não é característica essencial do ativo. No entanto, a propriedade legal é um indicador de controle.
Conceito de RECEITAS São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de contribuição dos proprietários da entidade.
Toda a receita aumenta o Patrimônio Líquido, mas nem todo o aumento do Patrimônio Líquido é uma receita. CERTO.
Conceito de Passivos São decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultam em decréscimo do Patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.
Toda despesa diminui o Patrimônio Líquido, mas nem toda a diminuição do Patrimônio Líquido é uma despesa. CERTO.
As sociedades anônimas e as empresas de grande porte não podem mais manter saldo na conta lucro acumulado. CERTO. IMPORTANTE!!!!
Conforme a Lei 11.638/07, o saldo da conta lucros acumulados deve ser destinado a: a) reserva de lucro; b) distribuído como dividendo aos sócios; c) pagamento de juros sobre o capital próprio; d) para aumento do capital social