2ª Unidade

Description

Neuroplasticidade, e Sistema sensorial
Thaisa Rocha
Flashcards by Thaisa Rocha, updated more than 1 year ago
Thaisa Rocha
Created by Thaisa Rocha almost 5 years ago
3
0

Resource summary

Question Answer
O que é Neuroplasticidade? Capacidade de adaptação do sistema nervoso às mudanças nas condições do ambiente que ocorrem no dia-a-dia da vida dos indivíduos.
O que é imprinting? É a experiencia que comprova a existência do período crítico, ou seja, é um fenômeno que reforça o período crítico.
O que é o Período Crítico? - Fase de grande plasticidade no qual o SN é mais suscetível às influências do ambiente externo; - Varia entre as regiões e sistemas neurais, bem como para os comportamentos e funções correspondentes;
O que é Brotamento colateral? É admitido como um fenômeno presente na recuperação pós lesão cerebral. Ocorre em axônios não lesionados, em resposta a um estímulo que não faz parte do processo normal de desenvolvimento. Fase em que a neuroplasticidade não conseguiu se adaptar então ela faz com que o corpo se adapte a certa função usando outra parte do corpo.
Existem quantos tipos de neuroplasticidade?
O que é Plasticidade Axônica? A regeneração neural deve ser vista como uma capacidade própria das populações neuronais cujos prolongamentos são atingidos por um insulto ambiental.
Como a plasticidade axônica atua nos sistemas NP e NC? SNP – Regenerativa SNC – Não-regenerativa
Como ocorre a plasticidade axônica no SNP? Condições propícias de regeneração (microambiente favorável). As Células de Schwann liberam fatores neurotróficos.
Como ocorre a plasticidade axônica no SNC? Condições impróprias para regeneração (microambiente desfavorável). Os Oligodentrócitos liberam fatores inibidores.
O que é Plasticidade Sináptica? Pode ser a base celular e molecular de certos tipos de memória, que consiste no aumento ou diminuição prolongados ou permanentes da eficácia da transmissão sináptica.
O que é Plasticidade dendrítica? Reorganização de dendritos de neurônios sadios em resposta a estímulos ambientais; Ocorre nos troncos, ramos e espinhas dendríticas durante os períodos críticos do desenvolvimento; No adulto, somente nas espinhas dendríticas, regiões fundamentais para o aprendizado e memória de longo prazo.
O que é Plasticidade Somática?  Capacidade de regular a proliferação ou a morte de células nervosas  Somente SN embrionário  Vida adulta?  Células-tronco?
O que é Sensação x percepção? A detecção de um estímulo propriamente dito é denominada sensação; A interpretação do estímulo que envolve a consciência é chamada de percepção
Além de distinguir as modalidades, o sistema sensorial propicia outras informações a cerca do ambiente, quais são elas? 1) Localização espacial (Onde): Identificar a origem do estímulo (ex: parte do corpo que está sendo estimulada); Diferenças entre os sentidos ( visão > audição – Humanos); Diferença num mesmo sentido (superfície x órgãos internos – dor) 2) Determinação da intensidade (Quanto): Ex: diferenciar o volume de um som, se o cheiro é forte ou fraco; 3) Determinação da duração (Por quanto tempo)
Quais são os componentes do sistema sensorial  Receptores sensoriais Células de primeira ordem - Neurônios sensoriais periféricos - Células epiteliais especializadas Neurônio sensorial
Quais são as duas classificações dos receptores sensoriais? São classificados quanto a LOCALIZAÇÃO e a NATUREZA da fonte estimuladora
Quanto a LOCALIZAÇÃO:  Exteroceptores= localizados na superfície do corpo;  Proprioceptores= localizados em tecidos mais profundos (ex: músculos, tendões, ligamentos);  Interoceptores= localizados nas vísceras, vasos sanguíneos.
Quanto a NATUREZA:  Mecanorreceptores: sensíveis a estímulos mecânicos (toque) ou estímulos vibratórios (vibração do ar) Ex: Receptores somestésicos e auditivos;  Qimiorreceptores: sensíveis a estímulos químicos (substâncias químicas) com as quais entram em contato direto. Ex: Receptores gustativos e olfativos;  Fotorreceptores= sensíveis a estímulos luminosos, detectam a luz que incide na retina;  Termorreceptores= sensíveis a variações térmicas (frio, calor). Localizam-se na pele e no Hipotálamo
Resumo
QUAIS SÃO AS ETAPAS ENVOLVIDAS NA DETECÇÃO DO ESTÍMULO SENSORIAL TRANSDUÇÃO SENSORIAL: transformação dos estímulos do ambiente em potencial elétrico (potencial receptor) pelos receptores sensoriais. CODIFICAÇÃO: transformação do potencial receptor em potenciais de ação
O QUE É CAMPO RECEPTOR? É a região da pele em que um estímulo tátil evoca resposta sensorial no neurônio.
Qual a relação da identificação da sensação com o tamanho do campo receptor? Quanto menor for o campo receptor, mais precisamente será localizada, ou identificada, a sensação. Quanto maior for o campo receptor haverá mais chances de ocorrerem erros na localização e identificação da sensação.
Show full summary Hide full summary

Similar

Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Neurofisiologia 1 - Neurônios (classificação)
Daniel Bronzati
Sistema nervoso
João Victor
Sistema Urinário
mariana monteiro
Fisiologia do Sistema Renal
Paula Ceccon
Fisiologia Vegetal
victorgalol13
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO 1
Paula Ceccon
Aparelho Locomotor - Sistema Muscular
mariana monteiro
Potencial de Ação Nervoso
Juliana Alfer
Sistema linfático
Matheus Paracampos