Histologia do Sistema Cardiovascular

Description

Sistema Cardiovascular (Histologia) Flashcards on Histologia do Sistema Cardiovascular, created by Thiago André on 28/08/2019.
Thiago André
Flashcards by Thiago André, updated more than 1 year ago
Thiago André
Created by Thiago André over 4 years ago
50
0

Resource summary

Question Answer
Quais os componentes funcionais do coração? Quais suas respectivas funções? 1) Miocárdio: gerar pressão. 2) Esqueleto fibroso: fixação do miocárdio e isolamento elétrico. 3) Sistema de condução: início e propagação das despolarizações rítmicas. 4) Vascularização coronária: suprimento sanguíneo para manutenção do órgão.
Quais os componentes do esqueleto fibroso do coração? Quais suas características? (*informação extra) 1) Anéis fibrosos (4): TCPD denso não modelado que circunda os óstios das valvas, fixando-as. 2) Parte membranácea do septo interventricular: TCPD denso que contém parte do feixe AV.
Quais as 3 camadas do coração? Quais suas características histológicas? 1) Epicárdio/Lâmina visceral do pericárdio seroso: mesotélio (cavidade pericárdica) + TCPD + tecido adiposo. 2) Miocárdio: músculo estriado cardíaco (discos intercalares e 1 ou 2 núcleos). 3) Endocárdio: endotélio (TESP) + TCPD + células de Purkinje (nos ventrículos). 4) Septo interatrial: membrana de TCPD. 5) Septo interventricular: músculo estriado cardíaco + membrana de TCPD.
A camada subendocárdica é uma nova camada, em discussão, ou faz parte de outra? Quais seus componentes? 1) Faz parte do endocárdio. 2) TCPD e células de Purkinje.
Qual o problema associado à ruptura do espaço virtual da cavidade pericárdica? O que causa? 1) Tamponamento cardíaco. 2) Dificuldade de diástole.
Como se dá a histologia das valvas cardíacas? (*informação extra) 1) Camada fibrosa: TCPD denso não modelado avascular (difusão do sangue que passa), derivada dos anéis fibrosos no núcleo da valva. 2) Camada esponjosa: TCPD frouxo que absorve choques e dá flexibilidade e plasticidade. 3) Camada ventricular: endotélio associado a TCPD denso com fibras elásticas, que se continua nas cordas tendíneas.
Quais os componentes do sistema de condução cardíaco? Em geral, qual a histologia desses? 1) Nó SA, nó AV, feixe AV e fibras de Purkinje. 2) As células nodais são fibras musculares menores e com menos discos intercalares, enquanto as de Purkinje são o oposto disso, contando ainda com uma porção central rica em glicogênio (pálida em HE).
Que problemas podem estar associados ao sistema de condução? 1) Arritmia. 2) Parada cardíaca.
Que fibras nervosas ainda atuam no sistema de condução? Como atuam? 1) Simpáticas: aumento da FC. 2) Parassimpáticas: diminuição da FC.
Quais as camadas histológicas dos vasos, em geral? O que as compõem? 1) Túnica íntima: endotélio + lâmina basal + fibras colágenas + lâmina elástica interna (fenestrações). 2) Túnica média: camada espessa de músculo liso + lâmina elástica externa. 3) Túnica adventícia (fusionada com TC circundante): fibras colágenas + fibras elásticas + vasa vasorum + fibras nervosas.
Quais as funções do endotélio vascular? (*informação muito extra) 1) Manutenção de uma barreira de permeabilidade seletiva. 2) Manutenção de uma barreira não trombogênica. 3) Modulação do fluxo sanguíneo e da resistência vascular. 4) Regulação e modulação de respostas imunes. 5) Síntese hormonal e ativação metabólica. 6) Modificação de lipoproteínas.
O que é o sistema vasa vasorum? Pode estar ligado a alguma patologia? 1) São pequenos ramos arteriais, capilares e veias-satélites (confluem para uma veia principal). 2) Sim, está intimamente ligado a formação de placas ateromatosas.
Em geral, nos vasos, que tipo de célula produz as fibras colágenas e elásticas das túnicas? Fibra muscular lisa.
Quais as características histológicas marcantes das artérias de grande calibre/elásticas? 1) Extensa camada muscular na túnica média com muitas fibras elásticas, além da ausência de fibroblastos. 2) Túnica adventícia com espessura muito pequena.
Quais as características histológicas marcantes das artérias de médio calibre? 1) Túnica íntima fina. 2) Túnica média com poucas fibras elásticas e sem fibroblastos. 3) Túnica adventícia com predomínio de colágeno. 4) As lâminas elásticas interna e externa se localizam nas túnicas íntima e adventícia.
Quais as diferenças entre as artérias de pequeno calibre e as arteríolas? As artérias de pequeno calibre tem uma lâmina elástica interna obrigatória e possuem mais camadas de músculo liso. As arteríolas funcionam como esfincter pré-capilar.
Quais as características histológicas dos capilares? 1) Camada única de endotélio com sua lâmina basal. 2) Muito estreitos, a fim de permitir a passagem de uma hemácia por vez.
Qual a classificação dos capilares, em relação a presença ou não de orifícios no endotélio? 1) Contínuos: localizados no TC, nos músculos, nos pulmões e no SNC, contando com um endotélio contínuo. 2) Fenestrados: localizados nas glândulas endócrinas e locais de absorção, contando com um endotélio descontínuo, que pode ter ou não um diafragma membranoso. 3) Sinusoides: localizados no fígado, baço e medula óssea, contando com grandes aberturas no endotélio.
Apenas em que local ocorrem capilares fenestrados sem diafragma? Glomérulo renal.
O que são pericitos? Quais suas funções? 1) São células perivasculares que estão associadas ao endotélio, circundando os capilares, com capacidade contrátil. 2) Participação na vasoconstrição e capacidade pluripotente.
O que são anastomoses arteriovenosas/shunts AV? Onde se concentram? Qual o seu papel principal? 1) São uma via direta entre artérias e veias, sem a presença de capilares (mistura de sangues). 2) Pele das pontas dos dedos, do nariz e dos lábios e tecido erétil do pênis e do clitóris. 3) Termorregulação da superfície corporal.
Quais as características histológicas das vênulas pós-capilares? Qual sua importância funcional? 1) Revestimento endotelial + lâmina basal + pericito. 2) Participam na migração transmural de linfócitos do vaso para o tecido linfático
Em geral, a túnica média das veias é muito desenvolvida? E a túnica adventícia? 1) Não. 2) Sim (5x mais distensíveis que as artérias).
Qual a particularidade histológica da veia safena? É uma veia com várias camadas de músculo liso, localizada abaixo do ligamento inguinal.
Qual as funções principais do sistema linfático? Qual a classificação dos seu sistema de condução? 1) Reentrada de LEC na corrente sanguínea e transporte de agentes imunológicos. 2) Capilares e vasos linfáticos.
Quais os únicos lugares em que não há a presença de vasos linfáticos? 1) Tecido cartilaginoso. 2) Placenta. 3) Tecido ósseo.
Quais as características histológicas dos vasos linfáticos? Em todos eles há a presença de valvas? Como a linfa se move neles? 1) Capilares: tubo de endotélio e lâmina basal contínuos; Vasos: endotélio + lâmina basal contínua + m. liso. 2) Não, apenas nos vasos coletores. 3) Compressão pela contração do m. esquelético.
Referências 1) ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech. Histologia - Texto e Atlas: Correlações com Biologia Molecular e Celular. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Sistema Cardiovascular
Jéssica Aline Alves
Tecido Epitelial
bedamorim
Quizz 01 - Homeostase
Luiz Mesquita
Histologia Vegetal
Camila Souto
Patologia Geral - Hipertensão Arterial (Geral)
BrienneC
Tecido Conjuntivo
bedamorim
Questionário de revisão do sistema cardiovascular
Anderson Dalmazo
Tecido Cartilaginoso
Rebecca Chucre
Tecidos Do Corpo Humano
Jéssica Frocel
Sistema reprodutor feminino
Rebecca Chucre