Direito Administrativo

Description

Resolução de questões no QC
Jaqueline  Silva Moraes
Flashcards by Jaqueline Silva Moraes , updated more than 1 year ago
Jaqueline  Silva Moraes
Created by Jaqueline Silva Moraes over 4 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Descentralização Política ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central; é a situação dos Estados-membros da federação e, no Brasil, também dos Municípios.
Agência Reguladora - Fiscalizar o cumprimento da legislação do setor econômico específico, as condições de como ocorre a prestação dos serviços e a exploração da atividade regulada. - A natureza da fiscalização é oriunda do poder de polícia
Recurso - Lei 9784 O recurso não será conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante órgão incompetente; III - por quem não seja legitimado; IV - após exaurida a esfera administrativa. § 1 Na hipótese do inciso II, será indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. § 2 O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa.
Cassação Descumprimento de requisitos
Anulação Ato ilegal
Revogação Inconveniência e oportunidade
Caducidade Nova norma jurídica vício de forma decreto
Convalidação Forma e competência OBS: NÃO se convalida atos impugnados.
Responsabilidade do Estado Conduta Omissiva Responsabilidade subjetiva, sendo necessário comprovar: - negligência na atuação estatal; - o dano causado; e - o nexo causal entre ambos
Autoexecutoriedade executar suas decisões por meios coercitivos próprios, sem a necessidade da interferência do Poder Judiciário.
Acordo de cooperação. Parceria com uma organização da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco que não envolvam a transferência de recurso financeiro
Instituir uma fundação pública de direito público instituir uma fundação pública de direito público
Convênio Convergência de Interesse
Contrato Divergência de interesses
TIPICIDADE impede que a administração pratique atos sem previsão legal. - O ato administrativo deve corresponder a um dos tipos de atos previstos previamente pela lei. - Cada espécie de ato administrativo requer a devida previsão legal. - Impede a prática de atos inominados (atos sem previsão legal).
AGÊNCIA REGULADORA: Consórcio público apenas para entes públicos. autarquia sob regime especial PJ de Direito Público Maior autonomia administrativa Poder normativo técnico Autonomia decisória Independência administrativa Autonomia econômica-financeira Criadas por lei; Dotadas de autonomia financeira e Orçamentária; Organizadas em colegiados cujos membros detém MANDATO FIXO; Regular e fiscalizar as atividades de prestação de serviços públicos; Não estão subordinadas a nenhum outro órgão público, sofrendo apenas a supervisão ministerial da área que atuam.
Decreto ou regulamento autorizado/ delegado regulamenta a lei em face de sua determinação expressa. *A lei estabelece os limites da matéria a ser regulamentada, mas transfere para o Poder Executivo a FIXAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS p/ sua execução.
atos de aposentadoria atos administrativos complexos, pois dependem do registro no tribunal de contas para se tornarem perfeitos e acabados; o prazo decadencial somente começa a correr a partir da formação completa do ato
excesso de poder fora dos limites de sua esfera de competências
desvio de poder embora dentro de sua órbita de competências, contraria a finalidade explícita ou implícita
Show full summary Hide full summary

Similar

ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza