NASF

Description

Resumo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
Jamile Rodrigues Cosme de Holanda
Flashcards by Jamile Rodrigues Cosme de Holanda, updated more than 1 year ago
Jamile Rodrigues Cosme de Holanda
Created by Jamile Rodrigues Cosme de Holanda over 4 years ago
17
1

Resource summary

Question Answer
O que se entende por NASF. Núcleo de Apoio a Saúde da Família.
O NASF pode ser caracterizado como porta de entrada da Assistência Básica. Não, visto que o NASF apesar de estar vinculado à Atenção Básica, não se constitui em porta de entrada do sistema para os usuários, sua função é oferecer apoio ao trabalho das Equipes de Saúde da Família.
De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 entende-se por modalidades do NASF. Tem-se o NASF 1, 2 e 3.
De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 entende-se por composição e a carga horária do NASF 1 Cinco profissionais com formação universitária (no mínimo); Estar vinculado a no mínimo 5 (cinco) e a no máximo 9 (nove); Carga horária mínima de 20hrs e máxima de 80hrs semanais para cada profissional - totalizando no mínimo 200hrs semanis.
De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 entende-se por composição e a carga horária do NASF 2. Três profissionais com formação universitária (no mínimo); Estar vinculado a no mínimo 3 (três) e a no máximo 5 (cinco); Carga horária mínima de 20hrs e máxima de 40hrs semanais para cada profissional - totalizando no mínimo 120hrs semanis.
De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 entende-se por composição e a carga horária do NASF 3. Estar vinculado a no mínimo 1 (uma) e a no máximo 3 (três); Carga horária mínima de 20hrs e máxima de 40hrs semanais para cada profissional - totalizando no mínimo 80hrs semanis.
De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 os profissionais que podem atuar no NASF. Médico acupunturista; Assistente social; Profissional/professor de educação física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico ginecologista/obstetra; Médico homeopata; Nutricionista; Médico pediatra; Psicólogo; Médico psiquiatra; Terapeuta ocupacional; Médico geriatra; Médico internista; Médico do trabalho; Médico veterinário; Profissional com formação em arte e educação; Profissional de saúde sanitarista.
De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 entende-se por principais ferramentas utilizadas pelo NASF. Apoio Matricial, Clínica Ampliada, Projeto Terapêutico Singular (PTS) e Projeto de Saúde no Território (PST).
Show full summary Hide full summary

Similar

Questões de Saúde mental e saúde coletiva
lorranycoelho
PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Jaine Bezerra Costa
Saúde Coletiva- p1
Gabriella Cesta
NASF - Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Rafael Ramos7071
Saúde Coletiva
simasro2014
SAÚDE COLETIVA
crisac_oliveira
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Mateus Leite
Vigilância em Saúde
Silvana Chagas
Epidemiologia da Malária
Carlos Wallace
Indicadores de saúde
Ilana Carla
INTRODUÇÃO A EPIDEMIOLOGIA
Carlla Silva