Direitos Humanos e Cidadania

Description

Flashcards baseados no "Curso Básico de Cidadania e Direitos Humanos", disponibilizado pelo Governo Federal. O curso pode ser encontrado no seguinte endereço eletrônico: https://mooc.escolavirtual.gov.br/enrol/index.php?id=4353
Carolyne Cristiane
Flashcards by Carolyne Cristiane , updated more than 1 year ago
Carolyne Cristiane
Created by Carolyne Cristiane about 4 years ago
30
1

Resource summary

Question Answer
HUMANIDADE Conjunto de integrantes do gênero Homo Sapiens. Ou seja, espécie humana.
Diversidade Dentro de uma mesma espécie, há diferenças. Decorrentes de: causas genéticas, cultura, etc.
Diferenças "Cor", "raça" e "etnia"
Disciminação Preconcepção (pré-conceito) na superioridade de alguns grupos em relação a outros, considerados inferiores.
Direitos Alternativa diplomática para tentar dirimir a discriminação na sua concepção. Há a pressuposição de que todos somos iguais perante a lei, fundamentando a ideia da humanidade.
Instrumentos Internacionais Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (Declaração de Bogotá) e Declaração Universal de Direitos Humanos (Declaração da ONU); ambas de 1948
Características Universalidade, Indivisibilidade e Vedação ao retrocesso.
Universalidade Os Direitos Humanos valem para todos os seres humanos, sem distinção.
Indivisibilidade Os Direitos Humanos fazem parte de um conjunto unitário, a violação de um direito equivale à violação de todos os demais.
Vedação ao Retrocesso (Ou irredutibilidade). Uma vez garantidos os direitos, não deve haver retrocesso. Direitos conquistados não podem ser retirados.
Estado No sentido de Estado Soberano, refere-se a toda federação.
Cidadania Estatal A entidade estatal (ou nação), tem responsabilidade de garantir a efetivação dos direitos humanos em seu território. Cidadãos e Cidadãs tem vínculo formal com o Estado.
Cidadania Vínculo formal entre uma pessoa e o Estado.
Cidadania e Estado Nacionalidade
Cidadania e Direitos Humanos Direitos de Cidadania
Cidadania e Democracia Cidadania Ativa
Cidadania e Sociedade Coletividade
Constituição Brasileira Os direitos e deveres são aplicáveis à brasileiros natos (as) e naturalizados (as) e a todas as pessoas (brasileiras ou não). Ou seja, os direitos são aplicáveis a todos em território brasileiro.
Cidadania e DH A cidadania (nacionalidade) é um dos critérios adotados por nossa legislação para diferenciar direitos e deveres. Os DH são condições mínimas de existência, que devem ser assegurados a todas as pessoas.
Direitos de Liberdade e Segurança Pessoal Vida, liberdade, segurança, proibição da escravidão, tortura, tratamento cruel ou degradante, prisão arbitrária, reconhecimento da pessoa, igualdade perante a lei, presunção de inocência.
Direitos na Sociedade Civil Proteção da privacidade familiar, do lar, da correspondência, liberdade de ir e vir, direito de emigrar, direitos iguais entre homens e mulheres (para casamento e divórcio), direito de consentir com o casamento.
Direitos Políticos Liberdade de pensamento, consciência e religião, associação, de votar e ser votado, de sufrágio universal e de eleições periódicas e genuínas.
Direitos econômicos, sociais civis e culturais Alimentação, vestuário, habitação, tratamento médico adequado, educação gratuita, obrigatória, liberdade de escolha de trabalho, remuneração justa, igualdade salarial, direito de sindicalização, quantidade razoável de horas, assistência social.
Cidadania e Democracia Os cidadãos e cidadãs não são apenas súditos do Estado, mas titulares de poder político.
Prerrogativas políticas É ao mesmo tempo, um direito e um dever.
Prerrogativa como Direito Na maioria dos casos, os cidadãos podem escolher entre exercer ou não sua prerrogativa, ou esperar que alguém o faça em seu nome.
Prerrogativa como dever Sua atuação constante e firme faz com que os seus representantes ajam corretamente e respeitem seus direitos.
Falsas Cidadanias Cidadania Passiva, Cidadania Regulada, Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Podemos considerar todos esses tipos como formas imperfeita porque não implicam efetivo exercício de poder político.
Cidadania Passiva Os cidadãos não possuem ou não exerce suas prerrogativas políticas sobre o Estado, todos os direitos são concessões de um governo autoritário.
Cidadania Regulada O exercício da cidadania depende do exercício de determinada profissão ou atividade produtiva, regulada em lei.
Cidadania Tutelada Relações Sociais são reguladas exclusivamente pelo mercado, com pouca influência do Estado, e as políticas sociais têm natureza residual, com função de de desmobilização.
Cidadania Assitida As relações sociais são reguladas pelo mercado, com a intermediação de um Estado controlado, com políticas sociais de natureza assistencialista voltada à ampliação de direitos sociais (mas não de direitos políticos).
Cidadania e Sociedade O efetivo exercício do poder político precisa estar na mão dos cidadãos (ãs). A população precisa estar orientada por uma visão coletiva, que estabeleça valores e objetivos comuns compartilhados por toda a sociedade. Algo deve ser feito em favor da sociedade, mesmo que contrarie nossos interesses individuais mais imediatos.
Democracia Forma de governo na qual o poder pertence ao povo e em seu nome é exercido.
Sistemas de Governo Método para tomada de decisões. Uma forma de governo pode conviver com diferentes sistemas, os dois principais são: Sistema Parlamentarista e Presidencialista.
Sistema Parlamentarista O povo elege um conjunto de representantes que escolhem o chefe de governo que é chamado de Primeiro Ministro. Nestes países, o presidente (rei( é o chefe de Estado e o primeiro-ministro é o chefe de governo.
Sistema Presidencialista O povo elege diretamente seu governante máximo que é chamado de presidente da república. Nesse sistema, a chefia do Estado e do governo são exercidas pela mesmo pessoa: o presidente.
Tipos de Democracia Democracia Direta e Representativa.
Democracia Direta Surgida na Grécia, há 2.500 anos, a revolucionária ideia de que a sociedade deve ser governada por leis discutidas e aprovadas pelos cidadãos. Atualmente, existem mecanismos para a aplicação desse tipo de democracia: plebiscitos, referendos e projetos de lei de iniciativa popular.
Democracia Representativa Surgida a partir do século XVI, a ideia é que parte da população escolhe as pessoas que vão exercer o poder.
Características da democracia O poder pertence ao povo, os representantes do povo são temporários, igualdade perante a lei e liberdade, bem comum, três poderes autolimitadores, pluralismo de ideias e liberdade de opinião e disputa entre partidos politicos.
Democracia Monitorária É uma nova forma de participação dos cidadãos na política, na qual eles além de escolherem seus representantes, monitoram a atuação do governo mediante a criação de novas organizações.
Ameaças à Democracia Descrédito dos políticos, dos partidos e dos parlamentos, poder do dinheiro, desigualdade social, individualismo exacerbado, totalitarismo e autoritarismo, e epistocracia.
Totalitarismo Suprimem totalmente a autonomia do indivíduo: nazismo na Alemanha, fascismo na Itália, stalinismo na URSS.
Autoritarismo A liberdade do indivíduo é limitada: golpes militares na América do Sul.
Epistocracia Regime político no qual apenas os cidadãos que comprovarem ser inteligentes teriam o direito de votar.
Show full summary Hide full summary

Similar

ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem