IGM - Consequencias IDEG - Rev. Russa e Turca

Description

Skills for Life HGE Flashcards on IGM - Consequencias IDEG - Rev. Russa e Turca, created by Shinji Carvalho on 11/03/2015.
Shinji Carvalho
Flashcards by Shinji Carvalho , updated more than 1 year ago
Shinji Carvalho
Created by Shinji Carvalho about 9 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Alexandre II -Modernizações ocidentais após a humilhação da guerra da Criméia. -Abolição da Servidão -Surgem grupos políticos socialistas.
Conflitos internacionais que motivam o Ensaio Geral -Guerra nipo-russa -Imperio Otomano e Império Alemão desafiam o Império Romanos (Weltpolitik marcha para o Leste; Alemanha ajuda o Imp. Otomano a manter os estreitos de Bósforo e Dardanelos)
Cadetes russos Ideias liberais e burguesas, inspirado na Inglaterra.
Partido Social-Revolucionário Revolucionários do campo Kerensky
Partido Social Democrata Urbano Mencheviques e Bolcheviques
Coletivização da terra na russia. Apenas com Stalin, na década de 1930.
Manifesto de Outubro Reação do Czar ao Ensaio Geral -Instauração da Duma e outras medidas liberais (agrada aos cadetes)
Desmembramento do Império Otomano antes da IGM -Não resiste às revoltas nacionalistas cristãs (Gregos, Armênios, etc.) nem aos avanços do Império Russo e Austríaco.
Papel do Império Inglês no Império Otomano. -Tentam conter o desmembramento do Império Otomano e o avanço do Império Russo. -Alemanha também se aproxima no início do século XX.
Jovens Turcos Itelectualidade turca que busca aplicar modernizar o império otomano. Jovens educados na Alemanha e na França, buscando ocidentalizar o Império Otomano.
Golpe dos Jovens turcos Colocam Mohammed V no poder, instalando um grão-vizir (na figura de 1° ministro). Os jovens turcos não contribuem para os súditos não turcos, porque são nacionalistas.
Anos dourados da República de Weimer -Segunda metade da década de 1920 -Planos de ajuda econômica e inclusão da Alemanha no processo de crescimento europeu -Plano Dawn e Plano Young -Tratados de Locarno - 1925 -Entra na Liga - 1926
Principal instituição da Rússia em Fevereiro de 1917 Duma Predomínio dos Social-Revolucionários e dos Sociais Democratas.
Diferenças entre leninismo e marxismo -Revolução em país não industrializado -Ênfase na questão revolucionária -Governo totalitário (Constrói-se de cima para baixo)
NEP Fortalecimento dos Kulak (latifundiários) Manufaturas privadas e pequeno comércio. Economia planificada começa em 1928
Show full summary Hide full summary

Similar

REVOLUÇÃO RUSSA
Savio Andrade
1ª GUERRA MUNDIAL
Renata Reis
Imperialismo e Neocolonialismo
Daniel Lima
Revolução Russa
Daniel Lima
Primeira Guerra Mundial
Lucas Villar
Oriente Médio IDEG 10
Shinji Carvalho
Revolução Russa (1917)
Sara Martins Silva
A difícil recuperação económica da Europa e a dependência em relação aos Estados Unidos
António Amaro das Neves
Revolução Russa
Ana Júlia Florek
Revolução Russa (Revolução Mundial)
the.wise
Revolução Russa de 1917
Milena Francis