O que são 'fake news' ou notícias falsas e por que isso deve te interessar?

Description

O que é fake news e por que você precisa saber o que são elas.
roberto fernandes
Flashcards by roberto fernandes, updated more than 1 year ago
roberto fernandes
Created by roberto fernandes almost 4 years ago
14
0

Resource summary

Question Answer
O que são 'fake news' ou notícias falsas e por que isso deve te interessar? Fake news - A tradução por aqui é "notícias falsas". Notícias falsas são um termo para designar notícias fabricadas, comprovadamente falsas.
Como as fake news ou notícias falsas se propagam geralmente? Hoje, uma notícia falsa pode viralizar em um instante - as redes sociais permitem um alcance enorme.
As fake news sempre existiram? Sim, elas sempre existiram, diz Sam Wineburg, professor de História da Universidade de Stanford nos Estados Unidos, mas, "no passado, dependiam de jornais ou papéis que circulavam de mão em mão".
Quando o fenômeno das fake news começou a ser mais observado pelos pesquisadores? Devido a profusão de notícias falsas nas redes sociais durante as eleições americanas em 2016, quando Donald Trump foi eleito para a presidência do país.
Em que situações as feke news são usadas? A profusão das notícias falsas atualmente promove o acirramento entre posições antagônicas, por exemplo: a alta polarização política.
Qual é o objetivo de divulgar, propagar noticias falsas? Na maioria das vezes, trata-se de manipular a opinião pública a favor ou contra determinada temática.
Por que o termo "fake news" é polêmico? Porque o termo fake news passou a ser ressignificado , quando notícias tratam de pontos negativos sobre a imagem ou condutas de políticos, personalidades, autoridades e/ou instituições.
Como os especialistas gostam de tratar o termo fake news, já que o mesmo passou a ser ressignificado? Especialistas preferem falar em "desinformação" .
Por que você deve se importar com isso tudo? "Porque a verdade é justamente a base da democracia. A qualidade da informação está diretamente ligada à democracia", diz Wineburg. Tudo bem discordar, mas que seja de fatos verdadeiros, não inventados. Principalmente agora, com as eleições brasileiras em outubro deste ano.
As notícias falsas se disseminam mais rapidamente e com maior alcance que notícias verdadeiras? Sim, pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostraram com estudos que notícias falsas são 70% mais prováveis de serem retuitadas (o estudo foi conduzido no Twitter) do que notícias verdadeiras.
Quais os perfis sociais estão mais vulneráveis a disseminar noticias falsas? Qualquer um pode cair nessa. Enquanto alguns pesquisadores apontam que pessoas mais velhas estão ligadas à difusão de notícias falsas, outros dizem que pessoas mais jovens tampouco estão ilesas.
O que se sabe sobre notícias falsas no Brasil? Há muitas notícias falsas circulando no Brasil. Há pessoas e empresas que ganham dinheiro produzindo e sustentando sites e páginas de notícias falsas no Brasil.
No Brasil quais são as principais formas de disseminação das fake news? Pesquisadores apontam o fato de que muita gente no Brasil só tem acesso à internet por meio de aplicativos como WhatsApp e o Facebook e, portanto, acesso a informação por meio dessas redes.
Como o Brasil está se organizando para combater a disseminação das fake news? Segundo o STF, a Justiça irá remover notícias falsas que forem abusivas. Não há mais detalhes de como isso se dará. Um grupo de trabalho foi criado para estudar o tema na corte.
Bibliografia <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45043716> visto em maio/2020.
Show full summary Hide full summary

Similar

A MÍDIA PODCAST NA GUERRA DE INFORMAÇÃO
Artur Ferreira
Fake news : Aborto
Submerso G
Você propaga ou extermina Fake News?
Alexander Corradi
Por que a discussão sobre fake news deve ser levada para a sala de aula
Ruben Pimentel
Notícias falsas e Redes Sociais - Melhor checar antes de enviar!
Marilene Terra
Um guia de como checar se uma notícia é falsa
Marilia Lopes
Fake news na escola
jose coriolano
HIV e AIDS: Fato ou Fake?
Beatriz Alves de Lima
COMO A ESCOLA PODE AJUDAR A COMBATER ÀS FAKE NEWS
Raquel Cunha
Como a escola pode ajudar no combate às Fake News?
Jaqueline Soares