Estado de natureza, contrato social e estado de sociedade

Description

Flashcards para resumo.
DEBORA FERREIRA BARROS
Flashcards by DEBORA FERREIRA BARROS, updated more than 1 year ago
DEBORA FERREIRA BARROS
Created by DEBORA FERREIRA BARROS almost 4 years ago
2
0

Resource summary

Question Answer
Qual o conceito do "Estado de Natureza"? É uma abstração teórica que se refere a um momento que os seres humanos organizavam-se apenas pelas leis da natureza. É um momento anterior ao surgimento de qualquer tipo de organização social e do Estado Civil.
Qual uma característica do Estado de natureza? É a ideia de que os humanos viveriam isoladamente ou organizados em pequeno grupos familiares, dedicados a sua estrita sobrevivência.
Explique como era para Hobbes o Estado de Natureza. Para Hobbes os seres humanos tinham intelecto e com isso dominavam a natureza mas, teriam uma tendencia a violência, encontrando em outros seres humanos os seus grandes rivais, predadores naturais.
Por qual motivo, para Hobbes houve a criação do Estado Civil? Pela necessidade de segurança e pelo receio de uma morte violenta os seres humanos abdicaram-se de sua liberdade e igualdade dados pela natureza. Sendo assim, celebram um pacto ou contrato social no qual passam a estar submetidos a um governo que possa, através das leis, garantir-lhes uma vida segura. e Então os seres humanos abandonaram o estado de natureza tendo então o Estado Civil por meio do contado social.
O pensamento de Locke sobre o estado de natureza é diferente do de Hobbes, o que ele afirma? os seres humanos em estado de natureza não vivem em guerra, tendem a uma vida pacífica por sua condição de liberdade e igualdade. Para ele, os indivíduos ao nascer receberiam da natureza, o direito à vida, à liberdade e aos bens que tornam possíveis os dois primeiros. Isto é, o direito à propriedade privada.
O que causou o conflito entres os seres humanos para que aja a necessidade do Estado civil por Locke? o indivíduo em estado de natureza, por seus desejos e por sua liberdade, acabaria entrando em litígio (disputa) com outros indivíduos. Como cada uma das partes defenderia seu próprio interesse, tornou-se necessária a criação de um poder mediador ao qual todos se submetessem.
Qual o papel do estado por Locke? o Estado deve desempenhar o papel de árbitro nos conflitos, evitando injustiças e, consequentemente, a vingança daquele que se sentiu injustiçado. Tendo em vista sempre, a garantia do direito natural à propriedade. função do estado é interferir o mínimo possível na vida dos indivíduos
Diga 2 frases celebres de Locke sobre o estado de Natureza? "Ser livre é ter a liberdade de ditar suas ações e dispor de seus bens, e de todas as suas propriedades, de acordo com as leis regentes. Dessa forma, não ser sujeito à vontade arbitrária de outros, podendo seguir livremente a sua própria vontade." e “Onde não há lei, não há liberdade.”
Explique por Rousseau o que seria o estado de natureza? Rousseau afirma que o ser humano é naturalmente bom. Em estado de natureza, viveria uma vida isolada dos demais, plenamente livre e feliz. O indivíduo seria o "bom selvagem" inocente e incapaz de praticar o mal, como os outros animais.
Qual o motor gerador de desigualdade e violência para Rousseau? O surgimento da propriedade privada. Onde surge o estado de sociedade onde os possuidores (aqueles que detém a posse de algo) lutam contra aqueles que não possuem bens.
Qual uma frese celebre de Rousseau sobre o estado de natureza? “O homem nasce bom e a sociedade o corrompe.”
Qual uma frase celebre de Hobbes sobre o estado de natureza? “O homem é o lobo do homem.”
O que é o contado social? é uma metáfora usada pelos filósofos contratualistas para explicar a relação entre os seres humanos e o Estado.
O que são os contratualistas? são os filósofos que defendiam que o homem e o Estado fizeram uma espécie de acordo - um contrato - a fim de garantir a sobrevivência. O ser humano, segundo os contratualistas, vivia no chamado Estado Natural (ou estado de natureza), onde não conhecia nenhuma organização política.
O significou Criação do Estado para Hobbes? Evitou a destruição mútua.
O significou Criação do Estado para Locke? Protegeur a propriedade e assim fez o homem progredir.
O significou Criação do Estado para Rousseau? Preservou a liberdade civil e os direitos dos homens.
Qual o tipo de governo de Hobbes? Monarquia absoluta, mas sem a justificativa do Direito Divino.
Qual o tipo de governo de Locke? Monarquia parlamentarista, sem a justificativa do Direito Divino.
Qual o tipo de governo de Rousseau? Democracia direta
Qual a influência de Hobbes? Teoria do Direito Moderno
Qual a influência de Locke? Revolução Inglesa e Constituição Americana
Qual a influência de Rousseau? Revolução Francesa e o Comunismo
Show full summary Hide full summary

Similar

Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
ORIGENS DO PENSAMENTO SOCIAL
Lucas Villar
Ideologia, Alienação, Cultura
e-pn-2007@hotmail.co
ALIENAÇÃO, ANOMIA, AUSÊNCIA DE SENTIDO
e-pn-2007@hotmail.co
Sociologia - Origem
Malu Miralha
Grandes Filósofos
Luiz Fernando
Simulado Filosofia
Marina Faria
Hobbes, Locke e Rousseau
Ricardo l.
Dos Mitos à Filosofia...
KauanM
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Sócrates, Platão e Aristóteles
André Matias