PROBLEMAS AMBIENTAIS - Espaço Geografiaco e Recursos Naturais

Description

Resumo sobre espeço geográfico e recursos naturais.
DEBORA FERREIRA BARROS
Flashcards by DEBORA FERREIRA BARROS, updated more than 1 year ago
DEBORA FERREIRA BARROS
Created by DEBORA FERREIRA BARROS almost 4 years ago
24
0

Resource summary

Question Answer
Os problemas do nosso planeta estão ligados diretamente às transformações no espaço geográfico devido às atividades antrópicas (humanas). Quais são algumas da questões a serem enfrentadas na sociedade atual? O avanço da industrialização e a utilização excessiva dos recursos naturais, a grande produção de resíduos. A poluição atmosférica e das águas, a destruição das paisagens e os problemas relacionados ao descarte de resíduos são alguns destes problemas.
Espaço geográfico pode ser definido com? Pode ser definido como todas as diferentes paisagens.
Como pode ser determinado o espaço geográfico? Por sua formação, o motivo da sua aparência, a intervenção da sociedade, o modo de vida das pessoas, dentre outros.
O mar, as florestas, os morros, as praias, os rios, as serras não são apenas paisagens. O que mais elas são? Todas elas carregam uma dinâmica social, visto que resultam da intervenção da sociedade ao encontro das suas necessidades. Assim, o mar tem várias funções: a pesca, o turismo, o comércio, a extração de petróleo.
O que é a paisagem? É a sensação que determinado local nos transmitem.
Quais os tipos de paisagem? Paisagem natural, humanizada e cultural.
O que são as chamadas paisagens naturais; Remete à natureza. Serra, mar, cascatas são espaços naturais que geralmente podem ser modificados em decorrência de aspectos climáticos e outros acontecimentos naturais
Humanizadas; É aquela em que é claramente perceptível a intervenção dos homens. Nesses casos, a paisagem é modificada para criação de infraestruturas.
Cultural? Ela revela aspectos culturais de uma extensão territorial. A forma como ela se apresenta indica costumes e valores dos seus habitantes. Como exemplo, podemos citar as tribos indígenas.
No início da colonização do Brasil a população vivia especialmente onde? Porque eles viviam neste local? No litoral, pois era favorável para o cultivo de cana de açúcar.
Mais tarde o interior do nosso país foi se transformado. Por qual motivo isto ocorreu? A descoberta dos recursos minerais. Assim, apareciam as primeiras cidades e vilas no interior brasileiro, o que, aos poucos, ia transformando todo o espaço geográfico.
Ao longo do tempo, os continentes no mundo foram sofrendo grandes modificações. Os espaços geográficos foram se transformando aos poucos, inclusive a nível de fronteiras. Inicialmente as sociedades viviam isoladas, o que mudou este fato? A expansão marítima e comercial. Além disso, a globalização e as sociedades independentes deram lugar às sociedades mundializadas.
O que são os recursos naturais? Elementos que a natureza oferece, que por sua vez, são utilizados pelo homem na construção e desenvolvimento das sociedades e portanto, para sua sobrevivência.
Como são classificados os recursos naturais? São classificados em 4 grupos, Biológico, Hídricos, energéticos e minerais.
O que são os Recursos Biológicos? Recursos vegetais e animais presentes no globo terrestre, por exemplo as florestas. Recursos renováveis na natureza, sendo utilizados na alimentação, vestuário, etc.
O que são os Recursos Hídricos? Recursos renováveis provenientes da água superficial e subterrânea do planeta, utilizada sobretudo na alimentação humana.
O que são os Recursos Energéticos? Recursos que fornecem energia, por exemplo os combustíveis fósseis. Pode ser renovável (energia solar) ou não renovável(energia nuclear).
O que são os Recursos Minerais? Recursos não-renováveis de ordem geológica, composto pelos minerais e as rochas, sendo muito utilizados para adornos, construções, etc.
Segundo a quantidade e o tipo de recurso natural existente no planeta, eles são classificados em dois grupos, quais são? Recursos renováveis e recursos não renovaveis.
Explique o que são os recursos naturais não renováveis. Recursos considerados não renováveis são limitados na natureza, por exemplo, os minérios, petróleo, gás natural. O “tempo” torna-se um fator essencial de classificação, visto que os recursos não-renováveis (energéticos e minerais), são consumidos de maneira mais acelerada em comparação ao tempo que levam para se formarem na natureza. Ou seja, não apresentam grande capacidade de renovação e se a fonte for extinguida, podem desaparecer.
Explique o que são os recursos naturais Renováveis. Recurso natural é inesgotável e se renova em curto espaço de tempo na natureza, por exemplo a água, o solo. Não são poluentes e levam pouco tempo para se formarem novamente pela natureza. Entretanto, exploração dos recursos renováveis em relação aos não renováveis, possui elevados custos de investimento.
Ações como a extração desenfreada de recursos, queimadas, desmatamento, poluição da água, solo e ar, são potencializados pelos processos de Industrialização, urbanização, agricultura e pecuária. Tudo isso têm aumentado os impactos ambientais, afetando direta e indiretamente nosso ecossistema.
Se a consciência ambiental humana não estiver voltada para a importância dos recursos não-renováveis haverá graves consequência como: A extinção de diversas espécies (animais e vegetais) bem como o desaparecimento de recursos limitados oferecidos pelo planeta.
Pequenas ações contribuem para a conservação dos bens oferecidos pela natureza, por exemplo: Evitar jogar lixo em locais inapropriados, utilização de outros meios de locomoção que não poluam tanto o meio ambiente como bicicletas, diminuição do consumo, dentre outros.
O Brasil é um país que apresenta diversos recursos naturais, desde recursos biológicos, hídricos, energéticos e minerais. Nosso país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo e ainda um solo muito rico em nutrientes, o que favorece a agricultura e pecuária.
Show full summary Hide full summary

Similar

Recursos Naturais
Laura Coelho
Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia - Problemas ambientais e outros
Catarina Araújo
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop