Tecidos do corpo humano e células do corpo humano

Description

flashcards para resumo
DEBORA FERREIRA BARROS
Flashcards by DEBORA FERREIRA BARROS, updated more than 1 year ago
DEBORA FERREIRA BARROS
Created by DEBORA FERREIRA BARROS almost 4 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, quias são? Tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.
Qual a função do tecido epitelial? Qual a sua composição? Revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Composto por um agrupamento de células justapostas (extremamente unidas) em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas e não há presença de vasos sanguíneos.
Qual a função do tecido conjuntivo? De que é formado suas fibras? Sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias. Colágeno e elastina.
Já sabemos que o tecido conjuntivo é dividido em tecido adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo. Qual é a função e como é composto o tecido adiposo? Principal função o isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. É composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos)
Qual é a função e como é composto o tecido Cartilaginoso? Sustentação e revestimento, e também amortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral. Possuí Possui consistência firme, contudo flexível.
Qual é a função e como é composto o tecido ósseo? Sustentação do corpo. Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes e também ele é é inervado e irrigado por sangue.
Qual é a função e como é composto o tecido sanguíneo? Defesa do organismo e transporte de nutrientes. É composto por vários tipos de células, O sangue é um tecido líquido, composto de hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma.
DE que é formado o Tecido Muscular? Células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação (distribuição de fibras nervosas no organismo ou em parte dele) e vascularização
O tecido muscular é dividido em tecido muscular liso, esquelético e cardíaco. Qual a caraterista do tecido muscular liso? De exemplos Caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais. Útero, bexiga e intestino.
Porque o tecido muscular esquelético recebe este nome? Como é formado? Pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto. É formado por células longas, à presença de estrias transversais e movimentos voluntários.
Onde se encontra e como é formado o tecido muscular cardíaco? No coração, é formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais, este tecido possui movimento involuntários.
De que é formado o tecido nervoso? De exemplos. É formado principalmente por células nervosas denominadas neurônios. Este tecido apresenta células longas e estreladas que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. Nervos, o cérebro e a medula espinhal.
As células são consideradas a ____, sendo, portanto,____. menor parte dos organismos vivos. elementos estruturais e funcionais.
O corpo humano é _____. É constituído de _____ que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: _____. pluricelular (várias células). 10 trilhões de células. nutrição, proteção, produção de energia e reprodução
A célula típica é composta de? Núcleo celular, citoplasma, membrana plasmática e organelas (mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos e vacúolos.)
Núcleo Celular: envolvido pela _____, o núcleo contém o_____. membrana nuclear. material genético das células (DNA).
Citoplasma: o citoplasma carrega o_____ donde cada organela possui uma função vital. É constituído de _____, região chamada ____ e de uma espécie de esqueleto que dá forma e sustenta as organelas, o_____. conteúdo celular; hialoplasma, substância fluida e viscosa; citosol; citoesqueleto.
Membrana Plasmática: membrana ___ e ____ com ______ que envolve as células. Fina e flexível; permeabilidade seletiva (regula a passagem e a troca de substâncias)
Organelas Celulares: as organelas são como _____, cada uma possui uma função específica, dentre _____. São elas: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos e vacúolos. Os ___ não são considerados organelas pois ______. pequenos órgãos; respiração, nutrição e excreção das células; ribossomos; não possuem membranas.
O corpo humano é constituído por diversos tipos de células; são aproximadamente ___ tipos que se distinguem mediante suas _____. 130; formas e funções específicas.
O que forma os tecidos? Agrupamento de células
Quais as células em maior quantidade no corpo humano? Células epiteliais, aquelas que envolvem o corpo e os órgãos.
Quais são as principais células do cérebro? Micróglia, célula dendrítica, neurônio e célula de Schwann
Quais são as funções das principais células do cérebro? Micróglia: defesa do sistema nervoso. Dendrítica: células imunes que transportam antígenos. Neurônio: transmissão de mensagens. Célula de Schwann: produção de mielina que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.
Quais as primeiras células a morrerem e porque? Os neurônios, pois necessitam de muito oxigênio para funcionarem.
Quias as células do sangue mais importantes? Hemácias conhecidas também com glóbulos vermelhos, leucócitos conhecidas também como glóbulos brancos e as plaquetas.
Qual a função das Hemácias, glóbulos vermelhos ou eritrócitos? Transporte de óxigenio
Qual a função do leucócitos ou glóbulos brancos? Atuam no sistema imunológico do corpo na medida em que combate e eliminam micro-organismos
Qual a função das plaquetas? Coagulação do sangue.
Os ossos são formados por células chamadas de? Osteócitos, osteoclastos e osteoblastos.
Qual a função dos Osteócitos? Secreção de substancias.
Qual a função dos osteoclastos? Grande células com vários núcleos responsável pela reabsorção e remodelação do tecido ósseo
Qual a função dos osteoblastos? Síntese de componentes orgânicos.
As células musculares, podem apresentar ___, sendo as mais importantes as _____ e os _____. vários núcleos; células de sarcômero (contração muscular); fibroblastos (síntese de proteínas)
Qual a maior célula do ser humano? Óvulo
As mulheres já nascem com____, que começam a amadurecer na época da ______, cujo sinal é a _______. A liberação dos óvulos na ovulação cessa com a _______. todos os seus óvulos; puberdade; primeira menstruação; menopausa.
Por outro lado, as menores células são os _____, que nos homens são produzidos a partir da _____ e continua ao longo da vida, embora diminua em idade mais avançada. espermatozoides; puberdade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Características
Caroline Souto
A Célula
Nathalia - GoConqr
Mitose
Igor -
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Quiz Sobre Genética
Marerodrigues
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M. Da Poça
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M. Da Poça