Direito Constitucional - Princípios Fundamentais-1ª Semana

Description

Concurso TRE-SC Flashcards on Direito Constitucional - Princípios Fundamentais-1ª Semana, created by Debora Cristina on 29/09/2013.
Debora Cristina
Flashcards by Debora Cristina, updated more than 1 year ago
Debora Cristina
Created by Debora Cristina over 10 years ago
75
1

Resource summary

Question Answer
O que representam os Direitos Individuais? Conjunto de limitações do Estado em face das pessoas que ele se relaciona.
Qual origem dos Direitos Fundamentais? Do direito natural,das doutrinas filosóficas,no pensamento Cristão e do iluminismo, nos ideais socialistas,na doutrina social da igreja e no intervencionismo estatal.
Quais são as principais características dos direitos fundamentais? Historicidade,inaliabilidade,imprescritibilidade e irrenunciabilidade.
O que são os Direitos?(Normas Assecuratórias) Bens declarados pelas normas jurídicas, imprescritíveis, inalienáveis,fundamentais a vida. São normas Positivas.
O que são Deveres?(Normas Assecuratórias) São deveres do Estado em face dos cidadãos,e dos cidadãos em relação aos outros. São normas negativas(Proibições.)
Os direitos são normas ______ Declaratórias.
Os deveres são normas _______ Assecuratórias.
Quais são os 5 direitos fundamentais? Vida,liberdade,igualdade,propriedade e segurança.
Os direitos fundamentais estão apenas no artigo 5º? Não,em toda a constituição.
O que é um direito Individual,Coletivo e difuso? Individual: aquele que afeta um individuo em particular. Coletivo: afeta um determinado grupo de pessoas com vinculo efetivo. Difuso: um direito em que a todos pertence.
O que são Remédios Constitucionais? São meios do cidadão defender seus direitos.
Quais são os remédios constitucionais? Direito a petição,Habeas corpus,mandato de segurança,mandado de injunção,habeas data e Ação popular.
Os direitos fundamentais são Irrestringíveis? Não.
Quais são as formas de Restrição dos direitos individuais? Simples Reserva e Reserva Legal.
O que é a Simples Reserva Legal?(Ou simples Restrição). Limita-se a autorizar a intervenção legislativa infraconstitucional sem fazer qualquer exigência quanto ao conteúdo e a finalidade da lei.
O que é a Reserva Legal Qualificada? A intervenção infraconstitucional é permitida mas com uma preocupação maior da limitação de seu alcance.
Quais são as características dos Direitos Fundamentais? Imprescritíveis,inalienáveis,universais, fundamentais e petrificados.
O que significa dizer que um direito é Imprescritíveis? Não sofrem corrosão do tempo,estão sempre prontos para serem exercidos.
O que significa dizer quem um direito fundamental é inalienável? Não há possibilidade de renúncia por parte do titular,e o Estado em nenhum momento pode deixar de observa-los.
O que significa dizer que um direito fundamental é universal? Devem ser reconhecidos em todo o mundo,ultrapassando e prescindindo o conceito de nacionalidade.
O que significa dizer que os direitos fundamentais são petrificados ? Não podem sofrer alteração de "Cunho Restritivos" (Tendente a aboli-los); (Reduzir o alcance).
Os direitos e garantias fundamentais podem ser utilizados contra o individuo? Não,são normas jurídicas que possuem a finalidade de proteger o cidadão em face ao Estado.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direitos Individuáis- Primeira semana Caput a 10
Debora Cristina
Population Vocbulary
ambika.dhir
Chemistry General Quiz
lauren_johncock
AS Unit 1 Physics Flashcard Deck
Callum McClintock
BIOLOGY B1 5 AND 6
x_clairey_x
ICT Key Terms Quiz - Part 1
Mr Mckinlay
Exchange surfaces and breathing
megan.radcliffe16
Biological Psychology - Stress
Gurdev Manchanda
OCR AS CHEMISTRY A DEFINITIONS
awesome.lois
Fundamental Economic Theories & Concepts
Finian O'Driscoll
The Nervous System and Hormones (Part 1)
Naomi Science