Flashcards - Classe de palavras: adjetivo

Description

7º ano Língua Portuguesa Flashcards on Flashcards - Classe de palavras: adjetivo, created by patricia ribeiro on 06/08/2020.
patricia ribeiro
Flashcards by patricia ribeiro, updated more than 1 year ago
patricia ribeiro
Created by patricia ribeiro over 3 years ago
730
0

Resource summary

Question Answer
1- Qual é a finalidade de uso dos adjetivos? Os adjetivos são usados para caracterizar o substantivo, dando uma característica, estado ou qualidade.
2- Identifique os adjetivos presentes neste meme. Explique por que essas palavras são adjetivos. As palavras "chato" e "incrível" são adjetivos, pois caracterizam o substantivo livro.
3-Identifique a locução adjetiva presente no título da notícia. Explique o que é uma locução adjetiva. A locução adjetiva é "dos olhos", pois caracteriza o substantivo "saúde". A locução adjetiva é formada por uma preposição "dos" (dos= de +os / de=preposição e os= artigo definido) + substantivo (olhos).
4- Observe os adjetivos "cremosa" e "inevitável", utilizados neste anúncio publicitário. Em relação à flexão de gênero dos adjetivos, como eles se classificam? Biforme ou uniforme? Explique sua resposta. O adjetivo "cremosa" é biforme, pois há uma forma para o gênero masculino (cremoso) e uma forma para o gênero feminino (cremosa). O adjetivo "inevitável" é uniforme, pois há apenas uma forma para o masculino e para o feminino.
5-Leia este trecho da música "Luz do sol", de Caetano Veloso: "Luz do sol/Que a folha traga e traduz/Em verde novo Em folha, em graça, em vida, em força, em luz". A expressão "do sol" é uma locução adjetiva. Ela pode ser substituída por um adjetivo? Justifique. A expressão " do sol" é uma locução adjetiva e pode ser substituída pelo adjetivo "solar" que possui um sentido equivalente (luz do sol / luz solar).
6- Observe a frase: "Ele é muito inteligente". Qual o nome da flexão de grau dos adjetivos usada nessa frase? Explique sua resposta. Na frase, foi usado o grau superlativo absoluto analítico, pois a palavra "muito" (muito=advérbio/ palavra intensificadora) intensifica o adjetivo "inteligente" (palavra intensificadora + adjetivo) .
1- Observe o adjetivo "facílimo", usado no título da receita. Qual flexão de grau dos adjetivos foi utilizada? Explique sua resposta. O adjetivo facílimo está flexionado no grau superlativo absoluto sintético, pois foi usado um sufixo (ílimo) para intensificar o adjetivo fácil e indicar que a receita do empadão é muito fácil de fazer.
2-Observe a expressão "de romance" utilizada no meme ao lado. Como ela se classifica? Explique sua resposta. A expressão "de romance" é uma locução adjetiva, pois caracteriza o livro, é um livro específico. A locução adjetiva é formada pela preposição "de" + substantivo "romance".
3-A partir da leitura da tirinha, observe a frase: "Ele é o menos experiente da turma" (em relação às artes marciais). Qual o nome da flexão de grau dos adjetivos? Explique sua resposta. Na frase "Ele é o menos experiente da turma" (em relação às artes marciais), foi utilizado o grau superlativo relativo de inferioridade, pois há uma ideia de relação entre um garoto e os demais da turma. Nenhum deles têm muita experiência com artes marciais e há um aluno que é o menos experiente, pois começou a treinar há pouco tempo.
4- Leia esta frase: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão. Qual flexão de grau dos adjetivos foi usada nessa frase? Explique sua resposta. Na frase, foi utilizado o grau comparativo de igualdade, pois há uma comparação entre os irmãos e os dois têm uma característica (extrovertido) na mesma intensidade, mesma proporção.
5 - Leia as frases a seguir e verifique se há mudança de sentido devido à posição do adjetivo. a) Victor tem um amigo velho. b) Victor tem um velho amigo. Na frase do item "a", o adjetivo está depois do substantivo e há o sentido de que o amigo é de idade avançada (é idoso / "amigo velho). Na frase do item "b", o adjetivo está antes do substantivo, assim, há o sentido de que é um amigo de longa data, de muito tempo ("velho amigo").
6 - Flexione para o plural o substantivo "roupa" na frase a seguir. O adjetivo que acompanha esse substantivo passará para o plural? Frase: Nesta prateleira da loja, há uma roupa cor-de-rosa. A frase no plural: Nesta prateleira da loja, há umas roupas cor-de-rosa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
Morfologia - Português
Naima Miranda
Pronomes
anginhayme
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.