GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

Radioatividade

Quel Paes Portuguese 25 cards

Radioatividade

Cards in this deck (25)

  1. 1—É o fenômeno de emissão espontânea de radiação na forma de partículas e/ou ondas eletromagnéticas derivado da desintegração nuclear, de alguns elementos químicos, a fim de se tornarem mais estáveis e mais leves.É o fenômeno de emissão espontânea de radiação na forma de partículas e/ou ondas eletromagnéticas derivado da desintegração nuclear, de a...
  2. 2Reações nuclearesA alteração do núcleo do átomo chama-se reação nuclear.
  3. 3Radiação eletromagnéticaConstituída por campos elétricos e magnéticos variando no espaço e no tempo. É caracterizada pela amplitude e pela frequência (ou, alternativamente, pelo comprimento de onda) da oscilação.
  4. 4Radiação de natureza particuladaPrótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada.
  5. 5Radioatividade naturalGeralmente a radioatividade natural
    ocorre com os átomos de números atômicos maiores que 82. Todos os elementos que possuem mais de 82 prótons são instáveis.
  6. 6Henri BecquerelEm 1896, estudou o mineral urânio, conhecido como blenda resinosa, quando descobriu que ele espontaneamente emitia radiação de alta energia.
  7. 7Marie e Pierre CurieComeçaram experimentos para isolar os componentes radioativos do mineral. Em 1898, Marie constatou a radiação do tório e descobriu um novo elemento que
    chamou de polônio. Alguns meses depois ela e o marido descobriram o rádio.
  8. 8Ernest RutherfordDetectou em 1898 radiação de material usando uma tela fluorescente.
    Descobriu que havia dois tipos de radiação, que chamou de alfa e beta
  9. 9Paul VillardMais tarde, em 1900, Paul descobriu uma outra forma de radioatividade que não apresenta carga elétrica, sendo chamada de radiação gama.
  10. 10Frederick SoddyDe 1904 a 1914 demonstrou que o urânio se transformava em rádio. Também demonstrou que os elementos radiativos podem possuir mais de um peso atômico, apesar de possuírem propriedades químicas idênticas: isto o levou ao conceito de isótopos.
  11. 11Tipos de radiaçãoRadiação Alfa
    Radiação Beta
    Radiação gama
  12. 12Isótopos:Átomos de um mesmo elemento químico com massas diferentes são denominados isótopos
  13. 13Radiação Alfa ou partículas αSão partículas constituídas por 2 prótons e 2 nêutrons, que são jogados, em alta
    velocidade, para fora de um núcleo instável. As partículas alfa possuem carga elétrica + 2, devido aos prótons, e massa igual a 4, em função dos prótons e nêutrons que as compõem.
  14. 14São radiações alfaNúcleos de hélio (He), um gás chamado nobre por não reagir quimicamente com os demais elementos.
    O urânio-238 libera uma partícula alfa, ele se transforma no tecnécio-234.
  15. 15Poder de penetração partículas αO poder de penetração das partículas alfa é o menor das radiações; normalmente uma folha de papel retém essas partículas, possuindo um poder de ionização maior que as demais emissões.
  16. 161ª Lei da radioatividadeQuando um núcleo emite uma partícula
    alfa, seu número atômico diminui de duas
    unidades e seu número de massa diminui de quatro unidades.
  17. 17Radiação beta ou partículas βSão constituídas por elétrons atirados em altíssima velocidade, para fora de um
    núcleo instável, quando da transformação de nêutrons em prótons ou de prótons em nêutrons (pósitrons). São elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0.
  18. 18São radiações betaPotássio-40, carbono-14, iodo-132, bário-126, entre outros.
  19. 19Poder de penetração partículas βSua capacidade de penetração é consideravelmente maior do que a partícula alfa, sendo de grau médio. Podem ser paradas por uma chapa de alumínio de 1 cm ou de chumbo de 2mm, podendo penetrar até 2cm da pele humana e ocasionar graves prejuízos.
  20. 202ª Lei da radiatividadeQuando um núcleo emite uma partícula
    beta, seu número atômico aumenta de uma unidade e seu número de massa permanece inalterado.
  21. 21Radiação gama ou raios γFormada por ondas eletromagnéticas (fótons) emitidas por núcleos instáveis logo em seguida à emissão de uma
    partícula alfa ou beta.
  22. 22São radiações gamaBário-137, originado pela transformação dos núcleos da emissão de uma partícula beta de Césio-137.
  23. 23Poder de penetração raios γAs emissões gama possuem um poder de penetração maior que as partículas alfa e beta e poder de ionização menor que ambas partículas. Para blindagem desta radiação usa-se chumbo, concreto e aço.
  24. 24—
  25. 25—

Information

Description
Flashcards on Radioatividade, created by Quel Paes on 07/08/2020.
Created by
Quel Paes
Views
12
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?