Conceitos sobre a Internet

Description

Atividades desenvolvidas para os cursistas do Projeto de Inclusão Digital da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre/ MG.
Ntm Pouso Alegre
Flashcards by Ntm Pouso Alegre, updated more than 1 year ago
Ntm Pouso Alegre
Created by Ntm Pouso Alegre about 9 years ago
146
1

Resource summary

Question Answer
SERVIDOR É um computador que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser, por exemplo, servidor de documentos, servidor de correio eletrônico ou servidor de páginas web.
URL – (Universal Resource Locator) É o endereço de um documento ou pasta disponível na Internet. Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso
SITE É uma coleção de páginas web, isto é, de documentos acessíveis através da web, na internet. Também é chamado de portal
PÁGINA WEB É um arquivo geralmente em formato HTML (as extensões são em geral *.htm ou *.html) e com ligações de hipertexto que permitem a navegação de uma página para outra. As páginas web usam com frequência figuras associados para fins de ilustração.
PÁGINA HOME Página inicial, em inglês. É a primeira página que é exibida quando se abre o programa para acessar a web.
LINK OU HIPERLINK Pontos (palavras, imagens, ícones) que ligam um site a outro. Basta dar um clique sobre um link, e o outro site é aberto. No caso das palavras, normalmente ficam sublinahdas ou em cor diferente do resto do texto.
WWW - WORD WIDE WEB É uma rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hipertexto. Para ver a informação, pode-se usar um software chamado navegador para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores de internet (ou "sites") e mostrá-los na tela do usuário.
DOMÍNIO Todo site tem no final de seu endereço uma palavra que definimos como domínio. O domínio serve, entre outras coisas, para identificar a natureza dos sites.
PROVEDOR Uma empresa que fornece conexão para acesso à Internet. Pode ser gratuito ou pago. O preço varia de acordo com a velocidade da conexão e os serviços oferecidos pela empresa.
MODEM Aparelho que permite a conexão do computador com a Internet por meio da rede telefônica, da fibra óptica.
ROTEADOR Equipamento que conecta duas redes. Determina o caminho (ou a rota) de uma rede a outra. Geralmente, é usado para conectar um computador (ou uma rede de computadores) à Internet.
WI-FI Abreviatura de Wireelles Fidelity. É usada para falar de redes sem fio. Possibilita a conexão de alta velocidade com a Internet através de ondas de rádio.
DOWNLOAD Ao pé da letra, a tradução é descarregar. Na prática, é o popular “baixar arquivos da Internet”, ou seja, salvar no seu computador um arquivo (imagem, texto, música, vídeo) que está em uma página Web.
UPLOAD O contrário de dowload, ou seja,´”subir arquivos para a Internet”. Quando publicamos fotos em um álbum que está em uma página web, ou compartilhamos vídeos em um site, fazemos o upload destes arquivos.
BLOG Um site no qual o usuário pode publicar (“postar”, na linguagem da web) o próprio conteúdo, principalmente textos. Há blogs jornalísticos, de moda, de games, ETC.
FOTOLOG É um blog de fotografias. O usuário posta suas fotos e coloca uma descrição: onde foi tirada, com quem, etc.
REDES SOCIAIS O mesmo que sites de relacionamento. Neles, é possível manter uma rede de contatos baseada em interesses parecidos ou em proximidade pessoal (amigos, trabalho, família, etc).
WEB 2.0 Nome dado para a fase mais recente da web, em que os internautas podem participar mais, publicar e compartilhar seus próprios conteúdos.
HTML Hipertexto é um documento com links). É uma das “línguas” usadas para fazer páginas para a web. Combina letras e símbolos para fazer um link funcionar, exibir imagens, trocar cores, e várias outras funções. Tudo isso fica nos bastidores — apenas o resultado, ou seja, o site, é exibido no navegador.
ON-LINE Literalmente, “na linha”. É a expressão usada no mundo da web para pessoas que estão conectadas à Internet.
OFF-LINE O contrário de on-line, ou seja, “fora da linha”, desconectado da Internet.
Show full summary Hide full summary

Similar

Flashcards noções de informática para concurso
OSVALDO TUON
Rede de Atenção às Urgências e Emergências
Karine Bianco
Inclusão Digital
gabrielmarinelo
Streaming
Wong Fei Hung
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO João Thomas Pereira
Andreia Lisboa
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Andreia Lisboa
Internet com segurança
carolina poças
ACESSIBILIDADE
Isaura Silva
REDE SOCIAL EQUILIBRIUM
Tiago Balthazar
ESCOLA DE HACKERS
Irani Roani