EXERCITANDO - GÊNEROS E ESTILOS TEATRAIS - COMÉDIA, FARSA E TRAGÉDIA

Description

Atividade para exercitar sobre gêneros teatrais: comédia, farsa e tragédia.
Nilma Pereira
Flashcards by Nilma Pereira, updated more than 1 year ago
Nilma Pereira
Created by Nilma Pereira over 3 years ago
166
0

Resource summary

Question Answer
Qual foi a importância de Aristófanes para a comédia? Viveu no século cinco antes de Cristo, ficou conhecido por fazer sátiras da política, do sistema judicial e da religião dos gregos. Em diversas passagens de suas peças, ois atores poderiam tirar suas máscaras e falar diretamente com o público.
Explique com suas palavras o que são os autos? São peças teatrais destinadas a satirizar ou a ensinar uma lição de moral. Aos poucos, esse tio de peça de curta duração, saiu das igrejas e passou a ocupar as praças das cidades. Os temas religiosos passam aos profanos (que não pertencem à religião) e vários autores com o português Gil Vicente ganha grande destaque neste tipo de produção.
O que diferencia um auto de uma farsa? Os autos eram peças geralmente escritas em verso e seus personagens eram retratados como tipos, ou seja, por sua profissão ou característica principal. Ao contrário dos autos, as farsas tinham personagens populares, com nome e sobrenome, ancorados na realidade. Além disso, as peças farsescas eram estruturadas de forma a favorecer o engano, o que não ocorria nos autos.
Como era a estrutura narrativa da commedia dell'arte? As peças são guiadas por um canovaccio, ou seja, um roteiro com as principais ações da história. As cenas são chamadas de lazzi e são descritas de maneira superficial, a fim de dar espaço para a criação dos diálogos pelos atores.
A partir do que estudamos, explique a origem da tragédia grega. Coros de cantores com máscaras de bode saíam pelas cidades para agradar aos deuses, especialmente Dioniso, o deus do vinho. A dança e a poesia foram adicionadas a esses rituais e, com isso, a tragédia se desenvolveu.
Como o herói era apresentado nas tragédias escritas pelos dramaturgos gregos e qual era o destino final deles? O herói era sempre alguém de alta posição social, como um rei ou um nobre, que desafiava alguma força poderosa, como os deuses ou as autoridades. Essa atitude se vira contra o protagonista, que não consegue escapar de seu destino — a morte, o exílio ou a loucura. O herói não era uma má pessoa, mas tomava uma decisão errada e pagava por isso.
De que forma uma obra trágica pode desenvolver a nossa empatia? Quando vemos um filme trágico, com final triste, podemos imaginar o que faríamos se estivéssemos na pele do protagonista. Isso acontece porque a tragédia provoca a catarse, que ocorre quando nos identificamos com o protagonista e compreendemos seu sofrimento, ou quando nos assustamos com o destino que ele teve. A catarse é a descarga de emoções de terror ou piedade que sentimos no contato com uma obra trágica.
Quais são as diferenças entre tragédia grega clássica e as tragédias escritas por Shakespeare? Para Shakespeare, o destino dos personagens não está mais baseado na relação deles com os deuses. Os personagens shakespearianos são mais donos de seu destino. Além disso, mesmo nas suas tragédias mais densas, como Hamlet, o dramaturgo dava um jeito de colocar cenas que fazem o espectador refletir sobre a humanidade de forma serena e bem-humorada.
Show full summary Hide full summary

Similar

RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
paulaqueiroz
Vanguardas EUROPEIAS
Beliangel_juh
Síntese da Arte Rupestre
Sandra Barros
Estudos Clássicos II
Nathalia Brasil
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte
GoConqr suporte .
História da Arte - Barroco
Bruno Torrezan
História da Arte: Impressionismo
carlanardesbis
Música
Philosophus Rex
Arte Rupestre
GoConqr suporte .