Aula 4.1: Currículo em Movimento (PHC)

Description

Conhecimentos Pedagogicos: Marcia Gomes Flashcards on Aula 4.1: Currículo em Movimento (PHC), created by Samuel Brito on 01/10/2020.
Samuel Brito
Flashcards by Samuel Brito, updated more than 1 year ago
Samuel Brito
Created by Samuel Brito over 3 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Em quais documentos se baseia o Currículo em Movimento da SEDF? BNCC e nas DCN (resolução 4/2010) - cumpre a LDB 9.394/96.
O que os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento questionam? Nossos saberes e nossas práticas pedagógicas.
Os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento rompem com o que? Rompe a fragmentação do conhecimento e com uma lógica linear de currículo - deixa de ser um currículo coleção e passa a ser um currículo em movimento/integral.
Quais outros pressupostos (alicerces) sustentam o Currículo em Movimento? - Discute a função social da escola e temas cotidianos e sociais • não se fecha em si mesmo - Construção coletiva (da educação e do currículo) - Trabalha com eixos transversais (em todas as disciplinas, etapas e modalidades) e eixos integradores
Qual o principal meio de articulação do currículo em movimento com os estabelecimentos de ensino? Projeto político-pedagógico. - Os conteúdos científicos devem se organizar em torno de uma determinada ideia ou de eixos, que estruturam o trabalho pedagógico a ser desenvolvido por professores(as) e estudantes nos tempos e espaços escolares em todas as etapas e modalidades de ensino articulados aos projetos político-pedagógicos das escolas (BRASIL, 2009b).
O que o currículo em movimento objetiva garantir? - Acesso - Permanência - Qualidade (social): aprendizagem e protagonismo do estudante
O que o currículo em movimento objetiva ampliar? - Tempos - Espaços (a escola não é apenas seu espaço físico, a escola é a comunidade) - Oportunidades OBS: - dentro de uma concepção de educação integral - a ampliação são meios de garantir os objetivos.
Quais os princípios epistemológicos do currículo em movimento? (fundamentos e bases conceituais do currículo) - Unicidade Teoria e prática - Interdisciplinaridade e contextualização - Flexibilização
Unicidade teoria e prática - Práxis - Visão articulada (das áreas de conhecimento, dos saberes, dos componentes curriculares) - Metodologias mais dinâmicas e articulas ao conhecimento
Interdisciplinaridade e contextualização - Ultrapassa a fragmentação do conhecimento e do pensamento - Dá sentido social e político a conceitos próprios do conhecimento e aos procedimentos didático-pedagógicos A SEDF ainda não conseguiu trabalhar a transdisciplinariedade.
Flexibilização Atualização e diversificação das formas de produção dos conhecimentos - A flexibilização é o movimento do currículo - O conteúdo não é dogma, ele é diverso e se atualiza constantemente
Quais as três principais teorias que explicam o currículo? - Tradicional - Crítica - Pós-crítica
Com quais dessas teorias que pensam o currículo a SEDF trabalha? - Crítica - Pós-crítica
Teoria tradicional - Currículo coleção: conjunto de conteúdos - Conteúdos dogmáticos: tidos como verdade absoluta
O que o currículo, a partir da Teoria Crítica, questiona? - Desigualdades sociais (aponta/questiona) - Hegemonia do conhecimento científico em relação as outras formas de conhecimento - Neutralidade do currículo OBS: - Questiona o status quo
O que o currículo, a partir da Teoria Crítica, busca? Busca uma racionalidade emancipatória, em prol da transformação social. Busca de uma racionalidade emancipatória para fugir da racionalidade instrumental, procura de um compromisso ético que liga valores universais a processos de transformação social (SEDF, p. 21).
Atenção Teoria crítica: - aponta que a escola é influenciada pela sociedade - está associada as questões mais gerais da sociedade - apresenta o conceito de currículo oculto, ideologia, violência simbólica (...)
O que o currículo, a partir da Teoria Pós-crítica, busca? - Conexão com o multiculturalismo sem perder de vista as relações de poder - Busca o ensino da tolerância e o respeito
Quais as palavras-chave do currículo na Teoria Pós-crítica? Diversidade, tolerância, raça, gênero (...)
Atenção A teoria pós-crítica complementa a teoria crítica - enquanto a teoria crítica está muito ligada as questões (as críticas) sociais mais gerais, a teoria pós-crítica foca na posição do sujeito na sociedade.
Atenção O currículo é um campo de disputa, de relações de poder, de tensões e conflitos, de defesa de interesses diversos, por isso não há como a SEEDF apresentar um currículo ideal.
Dentro da disputa curricular existente, qual escolha didática e qual concepção de sujeito têm orientado o currículo em movimento? - Didática: pedagogia histórico-crítica - Concepção de sujeito: psicologia histórico-cultural
Quem foi o esponte da pedagogia htórico-crítica no Brasil? E qual sua base teórica? - Dermeval Saviani - Materialismo histórico dialético
Para a pedagogia histórico-crítica, quais contextos devem ser considerados para compreensão da realidade? - Cultural - Econômico - Social - Político
Para a pedagogia histórico-crítica, qual a centralidade na compressão dos fenômenos sociais? O trabalho ou a produção.
Quais os princípios da pedagogia histórico crítica? - Prática pedagógica comprometida com a aprendizagem - Promoção do desenvolvimento das capacidades psíquicas dos seres humanos - Rompimento com a alienação - Teoria e prática caminham juntos: práxis
E qual seu principal objetivo? Acesso ao conhecimento historicamente acumulado - não como um fim em si mesmo.
Qual o ponto de partida e de chegada na pedagogia histórico-crítica? A realidade.
Quais os passos de sua metodologia? - Prática social inicial: o que o aluno sabe? - Problematização: lançar questionamento - Instrumentalização (teórica): conhecimento teórico - Catarse (síntese): o que o aluno aprendeu? (na prática é a avaliação) - Prática social final: novo posicionamento frente a realidade social (não necessariamente imediato)
Atenção A instrumentalização teórica é fundamental para Saviani, mas diferente das teorias tradicionais ela não um fim em si mesmo. Não assume a centralidade Porque pedagogia Histórico-Crítica? - Histórico: a educação interfere na sociedade, podendo contribuir para a sua transformação - Crítica: a sociedade interfere na educação
Quem foi o esponte da psicologia histórico-cultural? E como essa teoria entende o ser humano? - Vigotski. - Entende o homem como ser histórico, "construído" por meio de suas "interações" com o mundo natural e social. - Conhecimento construído por interações socialmente mediadas.
Segundo a teoria histórico-cultural, qual o aspecto biológico das funções psicológicas? O seu suporte biológico, frutos da atividade cerebebral.
Segundo a teoria histórico-cultural, qual o principal fundamento do funcionamento psicológico? As relações sociais entre o indivíduo e o meio exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico.
Segundo a teoria histórico-cultural, quem media a relação homem/mundo? Os sistemas simbólicos.
Segundo a teoria histórico-cultural, quais os elementos de mediação simbólica entre o homem, meio e outros homens? Signos e instrumentos.
Segundo a teoria histórico-cultural, qual o principal signo? A palavra, que se constitui como sistema simbólico: a linguagem.
Segundo a teoria histórico-cultural, o que são funções psicológicas superiores? Funções tipicamente humanas, desenvolvidos pela mediação semiótica. - Atenção voluntária - Percepção do real - Memória mediada - Pensamento abstrato - Linguagem interna
Segundo a teoria histórico-cultural, o que seria a internalização? Transformação do processo externo em interno. - Processos interpsicológicos: bases fornecidas pelo social (outro) - Processos intrapsicológicos: reorganização dessas bases (interno)
Segundo a teoria histórico-cultural, a internalização tem caráter de transmissão do conteúdo? Não.
Segundo a teoria histórico-cultural, o que é a zona de desenvolvimento proximal (iminente)? Distância ente o desenvolvimento real consolidado (o que já é capaz de fazer sozinho) e o desenvolvimento potencial (o que faz com a ajuda do outro/do mediador).
Segundo a teoria histórico-cultural, qual seria então a função do professor? Organizar o espaço educativo, trabalhando na zona de desenvolvimento.
Atenção O desenvolvimento dos estudantes é favorecido quando vivenciam situações que os colocam como protagonistas do processo ensino-aprendizagem, tendo o professor como mediador do conhecimento historicamente acumulado, por meio de ações intencionais didaticamente organizadas para a formação de um sujeito histórico e social (SEDF, p. 33).
Atenção Algumas bancas se referem a teoria de Vigotski como: sócio-histórica ou histórico-social.
Questão 1: O currículo deverá contribuir para a emancipação dos sujeitos, por meio do conhecimento, considerando os interesses de classes. Certo.
Questão 2: (COSEA, 2016) Para Vygotsky, o nível de desenvolvimento real da criança caracteriza o desenvolvimento de forma retrospectiva. Certo.
Questão 3: O currículo formal é definido pelos representantes dos diferentes segmentos do conselho escolar de cada unidade de ensino. Errado. O currículo formal é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares.
Questão 4: O currículo real pode ser compreendido como o conjunto de experiências e aprendizagens gerador da aprendizagem. Certo.
Show full summary Hide full summary

Similar

GCSE PE - 4
lydia_ward
Physics - Energy, Power & Work
dominique22
Business - Finance
LouisTaylor_
Orwell and 1984
Polina Strich
GCSE Mathematics Topics
goldsmith.elisa
UNIT 1 DIGITAL MEDIA SECTORS AND AUDIENCES
carolyn ebanks
| GCSE Busniness Studies | AQA | Key Terms | "Starting A Business" |
Spuddylicious
Discovery - HSC English
abby.slinger
GCSE REVISION TIMETABLE
holbbox
Skeleton and Joints
Colleen Curley