Aula 3: Planejamento Educacional (Níveis e Dimensões)

Description

Conhecimentos Pedagógicos: Elisângela Dias Flashcards on Aula 3: Planejamento Educacional (Níveis e Dimensões) , created by Samuel Brito on 06/10/2020.
Samuel Brito
Flashcards by Samuel Brito, updated more than 1 year ago
Samuel Brito
Created by Samuel Brito over 3 years ago
13
0

Resource summary

Question Answer
O que significar dizer que o planejamento é sistêmico? Que se constitui em uma estrutura (parte de uma esfera ampla).
O que significar dizer que o planejamento é interativo? Que se adapta a realidade da escola (se consolida na realidade escolar).
O que significar dizer que o planejamento é cíclico? Que ele se retroalimenta a partir de seus atores - construção coletiva e participativa. Ex: a professora da Ceilândia irá se apoiar em sua experiência para contribuir na construção e na revisão da BNCC.
Quais são os principais documentos de planejamento? BNCC ↓ Currículo estaduais, municipais e distrital ↓ PPP (Projeto Político-Pedagógico) e currículo escolar ↓ Plano de aula
Quais os níveis de planejamento de acordo com a LDB? - Planejamento educacional - Planejamento escolar - Planejamento de ensino
Qual a esfera desses planejamentos? Planejamento educacional: macro esfera - planos do sistema educacional (nacionais, estaduais e municipais). Planejamento escolar: mezo esfera - planos que ocorrem na âmbito da organização escolar. Planejamento de ensino: micro esfera - planos que ocorrem no âmbito da sala de aula.
Quais os principais documentos a nível do planejamento educacional? E qual tende ser suas durações? Planos nacionais, estaduais e municipais de educação ↓ Programas, projetos, diretrizes, orientações - ex: BNCC, Currículo em Movimento, PNE. Duração a longo prazo.
Quais os principais documentos a nível do planejamento escolar? E qual tende ser suas durações? PPP ↓ Curricular escolar ↓ Plano de curso - Regimento escolar (?). Duração a médio prazo.
O que é o planejamento curricular? E o plano de curso? - Planejamento curricular: como materializar a ação didático-pedagógica, voltado para o cumprimento dos objetivos da escola, que deve observar o currículo macro (ex: currículo em movimento) - Plano de curso: plano para cada etapa (todos os anos da etapa/médio prazo)
Quais os principais documentos a nível do planejamento de ensino? E qual tende ser suas durações? Planejamento de disciplina ↓ Plano de unidade ↓ Plano de aula (flexível) Duração anual/curto prazo.
O que é o plano de disciplina? E o plano de unidade? - Plano de disciplina: plano anual da disciplina - Plano de unidade: planejamento para um conjunto de aulas (que trata de uma temática comum)
O currículo pode ser pensado exclusivamente a nível do planejamento educacional? Não, o currículo é um TIPO de planejamento que pode ser pensado nos diferentes níveis de planejamento.
Segundo Libâneo, quais as modalidades que constituem o planejamento escolar (de forma articulada)? - Plano da escola - Plano de ensino - Plano de aula
Atenção: quais as características do plano de aula? 1. Coerência e unidade. 2. Continuidade e sequencia. 3. Flexibilidade. 4. Objetividade e funcionalidade. 5. Precisão e clareza.
Qual a diferença entre planejamento e plano? Planejamento: discussão sobre fins e objetivos. Plano: é o documento que materializa as decisões tomadas no planejamento.
Quais as perguntas guia do planejamento? (elementos do planejamento) Onde estamos? - Realidade Onde queremos ir? - Visão de futuro, objetivos e metas Como chegar lá? - Possíveis caminhos e estratégias (sem perder de vista o que se deseja, aonde se quer chegar)
O que o currículo behaviorista trouxe de positivo e negativo em relação ao planejamento? - Positivo: a sistematização da ação pedagógica, determinando em primeiro lugar os objetivos - Negativo: a tentativa de padronização, e uma noção limitada, hierarquizada e deslocada da realidade político-social de planejamento
Atenção: Na perspectiva behaviorista o que é planejar? Planejar é exclusivamente: - Analisar as características da clientela - Definir os objetivos - Selecionar e estruturar os conteúdos - Prever e organizar os procedimentos - Prever e escolher os recursos - Prever a avaliação
O planejamento, em uma perspectiva tecnicista, reconhece a realidade? Na perspectiva tecnicista é necessário conhecer a realidade, mas a função é organizar os recursos de ensino. - A visão do planejamento e de suas relações internas ainda é hierarquizada - Aluno passivo - Foco nos métodos
Qual o foco do planejamento em uma perspectiva tradicional? O planejamento em uma perspectiva tradicional é focado em conteúdos e cronogramas.
O que é planejar em uma perspectiva crítica e dialética? O planejamento é uma prática social que parte do conhecimento da realidade - conhecimento parte da prática, e alicerçado na teoria e na reflexão crítica essa prática se transforma.
Quais os fins (as finalidades) do planejamento em uma perspectiva crítica? Objetivos relacionados e integrados a avaliação. - Eu não defino objetivos sem avaliar e eu só avalio aquilo que objetivei ensinar.
Como a avalição é pensada no planejamento do currículo em uma perspectiva crítica? - Objetivo orienta a avaliação. - Avalia o que se objetivou alcançar, dentro de uma visão ampla (para além do que a mera aquisição de conteúdo). - Avalia o processo, de forma formativa, continuamente.
Quais os meios para se alcançar os objetivos do planejamento em uma perspectiva crítica? Conteúdos e métodos.
Como o currículo é pensado em uma perspectiva crítica e dialética? - Currículo organizado por Eixos/Temáticas que integram as disciplinas. - Organização curricular em espiral.
De que forma a avaliação se relaciona com os conteúdos e métodos? A avaliação retroalimenta o planejamento e a ação didática.
Qual o processo considerado mais importante no planejamento? Definição dos objetivos.
E o que são os objetivos educacionais? São o marco inicial do processo pedagógico e social - expressam os resultados desejados e previstos para a ação educativa.
O que os objetivos representam? O destino, os fins e propósitos da ação - caráter orientador.
Por que os objetivos possuem caráter orientador? Pois norteiam a atuação do educador na sua interação com o educando - orientam, também, o processo de avaliação.
Segundo Libâneo, quais os referenciais para formulação dos objetivos? - Os valores e ideias ditos na legislação educacional. - Os conteúdos básicos das ciências, produzidos na história da humanidade. - As necessidades e expectativas da maioria da sociedade.
O que são os objetivos gerais? São objetivos sociais - fornecem diretrizes para a ação educativa como um todo - alcançados a longo prazo.
O que são os objetivos específicos? São objetivos pedagógicos - definidos especificamente para uma disciplina, uma unidade de ensino ou uma área - alcançados a curto prazo.
Atenção Os objetivos direcionam a finalidade, partindo da realidade e definindo os meios necessários.
Os conteúdos de ensino O que ensinar?
O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Documento que define as habilidades essenciais para todos os estudantes da Educação Básica.
O que essas habilidades essenciais representam para os estudantes? Direito de aprendizagem. - O que se espera em casa etapa e modalidade.
Qual a principal questão a ser respondida pela Taxonomia de Bloom (teoria que embasa a BNCC)? - Taxonomia: ciência da classificação Como o sujeito organiza os processos mentais? - A BNCC recorre a revisão e atualização da Taxonomia de Bloom 2001.
O que são os processos cognitivos e os conhecimentos referidos na taxonomia de Bloom? - Processos cognitivos (verbo): como eu vou aprender? - Conhecimento (substantivo): o que vou aprender?
Atenção: Quais as dimensões do processo cognitivo? Para criar, avaliar, analisar (processos mais complexos) é preciso lembrar, entender e aplicar (processos de ordem inferiores).
Atenção Embora sejam gradativos, esses processo cognitivos não estão relacionados a idade ou etapa. Devem estar presentes em todas as idades e etapas.
Atenção: Quais as dimensões do processo de conhecimento? - Conhecimento factual: o fato em si, memorização - Conhecimento conceitual: conceituado relacionado ao fazer, a ação - Conhecimento procedimental: especifico científico abstrato (ainda não é interdisciplinar) - Conhecimento metacognitivo: conexão e integração de conhecimentos distintos (interdisciplinar)
Qual a relação que a BNCC estabelece entre processo cognitivo e conhecimento em cada etapa? A BNCC estabelece os processos cognitivos (verbos) a serem desenvolvidos em determinada etapa, assim como os conteúdos (objetos de conhecimentos) necessários para que sejam alcançado, resultando nas habilidades essenciais.
Diferença entre a BNCC e Currículo em Movimento • BNCC: Verbo + Objeto de conhecimento = Habilidades Essenciais • Currículo em movimento: Verbo + Objeto de conhecimento = Objetivo de Aprendizagem - O currículo em movimento ao trazer os objetivos de aprendizagem o divide em objetivos e conteúdos.
O que são os conteúdos? Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, valores e atitudes sociais organizados pedagogicamente e didaticamente.
Qual o fim do conteúdos? Têm em vista a assimilação ativa e a aplicação pelos estudantes na sua prática de vida.
Qual a dimensão dos conteúdos ressaltada por Libâneo? A dimensão crítico-social. - Há uma dimensão crítico-social dos conteúdos, e esta se manifesta no tratamento científico dado ao conteúdo, no seu caráter histórico, na intenção de vínculo dos conteúdos com a realidade da vida dos estudantes. Em síntese, esta dimensão crítica-social dos conteúdos nada mais é do que uma metodologia de estudo e interpretação dos objetivos do ensino.
Quais os critérios da seleção do conteúdo? 1. Correspondência entre os objetivos gerais e os conteúdos. 2. Caráter científico. 3. Caráter sistemático. 4. Relevância social. 5. Acessibilidade e solidez.
Como os PCNs encaram o conteúdo? - Conteúdos Conceituais - Conteúdos Procedimentais - Conteúdos Atitudinais
Conteúdos Conceituais - Fatos, princípios - Saber conhecer
Conteúdos Procedimentais - Expressam um saber fazer que envolve a tomada de decisões para o alcance de uma meta - Aplicação a vivência prática
Conteúdos Atitudinais - Envolve valores, atitudes, normas, posturas que influem nas relações da comunidade escolar - Saber ser e conviver
Atenção - A BNCC para o EM ainda está em discussão, para o EF já está em vigência.
Questão 1: o professor tem soberania para alterar os planejamentos educacionais e escolares, assim como o plano de disciplina? O professor tem autonomia, não soberania. Por isso deve seguir o plano de disciplina, o currículo escolar, o PPP, o currículo em movimento e a BNCC.
Questão 2: duração do plano de curso e plano de ensino? Plano de curso: médio prazo (não se limita a um período letivo) Plano de ensino: direcionado ao ano/período letivo.
Questão 3: qual o ponto de partida para a realização do trabalho pedagógico e qual o ponto de partida para o planejamento da aula? Trabalho pedagógico: os objetivos educacionais Planejamento das aulas: diagnóstico da realidade sobre a qual se vai atuar
Questão 4: A direção/gestão são os únicos responsáveis pelos planejamentos? Não. A direção/a gestão apenas organiza esse processo - o ministro da educação do Brasil, o secretário de educação do DF, o diretor do CEF 07 organizam o processo de construção do planejamento para que TODOS participem.
Questão 5: Qual o comprometimento comum de todas as escolas ao garantir o planejamento participativo? Todas as escolas estão (deverão estar) comprometidas com a educação pública brasileira, considerando suas especificidades - buscar alcançar os princípios e objetivos previsto para garantia de uma educação pública de qualidade e equânime, sem perder de vista a a pluralidade do nosso país.
Questão 6: As habilidades essenciais buscam preparar os estudantes para o que? Para as competências gerais (de acordo com o a idade e a etapa que pertencem) - as competências são transversais.
Questão 7: O currículo em movimento explicita as 10 competências gerais da BNCC? O currículo em movimento não explicita as 10 competências gerais da BNCC, mas os contempla de forma implícita (visto que a as habilidades essenciais/objetivos de aprendizagem visam essas competências).
Show full summary Hide full summary

Similar

REVISION TIMETABLE
v.r.123
Crisis in Weimar Germany 1919-1923
KateMoriarty
9 History- The Treaty of Versailles
melgallagher
Macbeth - Charcters
a.agagon
AQA AS LAW, Unit 1, Section A, Parliamentary Law Making 1/3
Nerdbot98
Compensation
Sandra Reed
Japanese, basic phrases
vickiwauq
EOY Revision of Year 8 - Science
Luca Cameron
AQA Additional Science B2.2 Tissues , Organs & Organ System Flashcards
Ilyass Jalloh
DNA Basics
Sarah Juliette B
1PR101 2.test - Část 7.
Nikola Truong