Emília Ferreiro e as fases da Alfabetização

Description

Flash Card da Emilia Ferreiro e as 5 fases do processo de alfabetização.
Cíntia Franco
Flashcards by Cíntia Franco, updated more than 1 year ago
Cíntia Franco
Created by Cíntia Franco over 3 years ago
57
0

Resource summary

Question Answer
Emília Ferreiro • Emília Ferreiro é doutora pela Universidade de Genebra, e foi orientada por Jean Piaget, portanto usa o construtivismo como base teórica, onde a criança tem um papel ativo na construção do seu conhecimento. • Traz em suas pesquisas, reflexões e ideias relacionadas ao mecanismo da alfabetização. De acordo com a autora, as crianças vão passar por 5 níveis evolutivos no decorrer do aprendizado da escrita.
A criança faz traços, como linhas e formas semelhantes a letra “M” em letra cursiva. Ela ainda não sabe distinguir escrita de desenho. A escrita dos nomes é proporcional à idade ou tamanho do que ela quer escrever, por exemplo: Vaca de forma grande e mosquito de forma pequena.
A criança já compreende que não se escreve com desenhos. Ela passa a utilizar letras do seu próprio nome ou letras conhecidas. As letras ainda NÃO possuem valor sonoro por si só.
• Na Hipótese Silábica a criança entende que existe diferença nos sons das palavras e assim passam a ter necessidade de escrever de maneira diferente cada uma dessas palavras. • No início busca representar cada sílaba da palavra sem dar atenção ao valor sonoro, demonstrando uma percepção à quantidade de letras em relação à quantidade de sílabas das palavras escritas.
• Neste nível as crianças começam a escrever de maneira em que as letras correspondem aos sons, descobrindo a importância e conseguindo combinar as vogais com as consoantes em uma mesma palavra e buscando fazer o uso de ambas. Sendo assim nesta fase a criança tenta fazer a correspondência dos sons e grafias, inserindo letras à escrita silábica, tentando aproximar da escrita convencional.
• Nessa fase a criança começa a compreender o valor e o som das letras, ela vai passar a representar cada sílaba com a quantidade de letras necessárias. • Conhece agora a construção da escrita, mas se depara com problemas na ortografia, como as dúvidas na assimilação de letras com o mesmo som (s/z, ch/x), ou tem dificuldades na separação de palavras, pode omitir, acrescentar ou trocar de lugar as letras, etc. Essas dúvidas demonstram que a criança está explorando o conhecimento, problematizando, buscando as respostas e não fazendo cópias. • A criança entende que usamos a escrita para comunicação no dia a dia.
Show full summary Hide full summary

Similar

A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
16 Dicas para o Professor Criativo
Alessandra S.
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
7 Tendências Educacionais
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
lb.roberto
Psicologia da Educação
rsgomes88