GoConqr has a new look! Let us know what you think.

Flashcards

Optica geometrica

lauany vitoria Física Vestibular Portuguese 7 cards

Optica geometrica

Cards in this deck (7)

  1. 11 – (UFAL) – A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes em uma superfície S e os correspondentes raios emergentes: Essa figura ilustra o fenômeno óptico da: a) dispersão. b) reflexão difusa. c) refração. d) difração. e) reflexão regular.b) reflexão difusa.
    OBS: Reflexão difusa é a reflexão de luz a partir de uma superfície de tal forma que um raio incidente se reflete em muitos ângulos em vez de em apenas um ângulo.
    1 – (UFAL) – A figura representa um feixe de raios paralelos incidentes em uma superfície S e os correspondentes raios emergentes: Essa f...
  2. 22 – (FMABC SP) – As imagens abaixo correspondem a um acessório de segurança para quem tem que transportar um bebê na cadeirinha no banco de trás – o espelho retrovisor para bebê. Para que os pais possam ver o filho sentado na cadeirinha, fixada no banco traseiro e de costas para os ocupantes dos bancos da frente do carro, o espelho deve ser fixado no encosto de cabeça do banco traseiro, defronte ao bebê. Assim, os pais, ao olharem para o espelho retrovisor interno do automóvel, poderão ver a imagem refletida do bebê. O princípio da óptica geométrica que permite que isso seja possível é: a) refração luminosa. b) dispersão luminosa. c) independência dos raios luminosos. d) reversibilidade dos raios luminosos.d) reversibilidade dos raios luminosos.
    OBS: Quando dois raios de luz ou feixes de luz se cruzam, continuam suas trajetórias Individualmente. Um raio não interfere na trajetória de outro. Princípio da Reversibilidade da Luz: A trajetória seguida pelo raio de luz, num sentido, é a mesma quando o raio troca o sentido de percurso.
  3. 33 – (IFSC) – Com base nos princípios da óptica geométrica, analise as afirmativas abaixo. I. Na reflexão, o raio incidente e o raio refletido estão contidos no mesmo plano que a reta normal, portanto são congruentes. II. Quando a luz incide numa fronteira separadora de dois meios, pode sofrer reflexão, absorção e refração. III. Ao observarmos uma pessoa através de um espelho plano, também seremos vistos por ela. Este fenômeno é descrito pelo Princípio da Independência dos Raios Luminosos. IV. A faixa de frequência de ondas capaz de sensibilizar o olho humano é denominada de espectro visível. V. Podemos considerar que a “sombra” de uma nuvem projetada sobre o solo é do mesmo tamanho da própria nuvem, devido aos raios solares serem aproximadamente paralelos. É CORRETO afirmar que: a) apenas II, IV e V são verdadeiras. b) apenas II e III são verdadeiras. c) apenas III e V são verdadeiras. d) apenas I, II, III e VI são verdadeiras. e) apenas III e IV são verdadeiras.a) apenas II, IV e V são verdadeiras.
  4. 44 – (ENEM/2016) – Algumas crianças, ao brincarem de esconde- esconde, tapam os olhos com as mãos, acreditando que, ao adotarem tal procedimento, não poderão ser vistas. Essa percepção da criança contraria o conhecimento científico porque, para serem vistos, os objetos:a) refletem partículas de luz (fótons), que atingem os olhos.
  5. 55 – (UECE/2015) – Considere uma fibra ótica distendida ao longo de uma trajetória sinuosa. Uma das extremidades recebe luz que, através da fibra, sai pela outra extremidade. Note que a fibra não segue uma trajetória retilínea. Essa aparente violação dos conceitos de ótica geométrica, a respeito da propagação retilínea da luz, pode ser explicada da seguinte forma:b) a luz percorre trajetórias retilíneas no interior da fibra, sofrendo múltiplas reflexões na superfície da fibra até a saída.
  6. 66 – (UERN/2015) – Nos meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta. Essa propriedade pode ser evidenciada pelo fenômeno da:a) formação de eclipses.
    OBS: Um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro. Assim, quando a Lua entra na sombra da Terra, acontece um eclipse lunar. Quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, acontece um eclipse solar.
  7. 77 – (FCM PB/2015) – Você pode construir uma câmara escura com uma lata de leite em pó ou com uma caixa de sapatos. Faça o furo no fundo da lata ou numa lateral da caixa e coloque o papel vegetal no lugar da tampa ou na lateral oposta. Está pronta uma câmara escura simples, porém, com menos recurso. Podemos compreender como a imagem de um objeto é formada no papel vegetal colocado no interior de uma câmara escura, ou mesmo sobre a nossa retina. Cada ponto do objeto luminoso ou iluminado emite ou reflete a luz em todas as direções e, portanto também na direção do pequeno orifício. Como pudemos observar a imagem projetada, nestas condições, aparecerá invertida. Na segunda figura, a imagem aparece invertida em relação ao objeto. Esta inversão da imagem é justificada pela(o): a) reversibilidade da luz. b) propagação retilínea da luz. c) reflexão difusa da luz. d) independência dos raios de luz. e) lei de Snell – Descartes.b) propagação retilínea da luz.
    OBS: O princípio da propagação retilínea da luz diz que em um meio homogêneo e transparente, como o ar, a luz se propaga em linha reta. Uma das consequências ou aplicações desse comportamento da luz é a formação de sombra e penumbra, que se dá quando a luz encontra em seu caminho um objeto opaco (todo objeto que não permite a propagação da luz através de si).

Information

Description
Vestibular Física Flashcards on Optica geometrica, created by lauany vitoria on 22/12/2020.
Created by
lauany vitoria
Views
3
Rating

Feedback

What is it about?

What do you think of the new look?

How do you like it?