A hidrografia e os biomas brasileiros

mariana.hirata
Flashcards by mariana.hirata, updated more than 1 year ago
mariana.hirata
Created by mariana.hirata over 5 years ago
37
1

Description

trabalho de geografia

Resource summary

Question Answer
A hidrografia e os biomas brasileiros Mariana P. Hirata N°21 7° B O objetivo desta atividade é elaborar um roteiro de estudos sobre a hidrografia e os biomas brasileiros.
As características dos rios brasileiros. De modo geral, nas regiões hidrográficas brasileiras predominam rios perenes, caudalosos e foz em estuário e apenas dois de seus grandes rios, o Amazonas e o Paraguai são rios de planícies. Os demais são rios de planalto.
Região hidrográfica Amazônica Tem como rio principal o Amazonas e corresponde a um quinto da água doce do planeta.
Região hidrográfica do rio São Francisco O São Francisco, que atravessa o semiárido,é o principal rio dessa regão. Esse rio, de extrema importância para a economia e para a população da região, nasce na Serra da Canastra (MG), segue na direção sul-norte (BA e PE), mudando para a direção sudeste e desaguando no Oceano Atlântico.
Região hidrográfica do rio Paraná A Bacia do Paraná tem grande importância nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além de servir para o abastecimento da população e de zonas agrícolas, também é de grande importância para a geração de energia e transporte fluvial.A Bacia do Rio Paraná abrange os território do Distrito Federal e mais seis estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Santa Catarina. - É a bacia hidrográfica com maior capacidade instalada de geração de energia elétrica. As maiores usinas hidrelétrica instaladas em rios da Bacia do Paraná são: Itaipu, Porto Primavera e Furnas. - A vazão média das águas desta bacia hidrográfica corresponde a cerca de 7% do total do país. - A principal rota de navegação é a hidrovia Tietê-Paraná.
Os biomas do Brasil O Bioma é o conjunto de seres vivos na mesma área, também conhecido como um conjunto de ecossistemas terrestres. É na biosfera que se encontram os biomas, associações relativamente homogêneas de plantas, animais e outros seres vivos com equilíbrio entre si e com o meio físico.
Bioma Mata Atlântica A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. -presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa; - rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais; - as árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade; - fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis; - na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.
Mata Atlântica Características: É o terceiro maior bioma do Brasil e caracteriza-se pela sua elevada biodiversidade, apesar de seu território ter sido em boa parte destruído. -Mesmo assim, a diversidade dos animais que compõem a sua fauna impressiona, com cerca de 1300 espécies registradas. A maior parte dessas espécies é endêmica, ou seja, encontra-se somente na Mata Atlântica
Mata de araucárias Características: As Matas de Araucárias são encontradas na região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos dezenove espécies desse tipo de vegetação, das quais treze são endêmicas (existe em um lugar específico). São encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.Essa cobertura vegetal desenvolve-se em regiões nas quais predomina o clima subtropical, que apresenta invernos rigorosos e verões quentes, com índices pluviométricos relativamente elevados e bem distribuídos durante o ano
Manguezais Características: Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. O manguezal é um bioma de extrema importância para a reprodução de um grande número de espécies marinhas, terrestres e de água doce, por isso ele é chamado por muitos de berçário da vida. No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos. Animais como os caranguejos e as ostras vivem sempre nos manguezais, enquanto que outros animais passam apenas uma fase da vida no mangue
Restingas Características: Um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florística e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente arenosos, de origens marinha, fluvial, lagunar, eólica ou combinações destas, de idade quaternária, em geral com solos pouco desenvolvidos. Estas comunidades vegetais formam um complexo vegetacional edáfico e pioneiro, que depende mais da natureza do solo que do clima, encontrando-se em praias, cordões arenosos, dunas e depressões associadas, planícies e terraços.
Bioma Pantanal Características: O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.
Bioma Cerrado Características: -presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; -as raízes destes arbustos são profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca); -as cascas destas árvores são duras e grossas; -as folhas são cobertas de pêlos; -presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.
Bioma Caatinga Características: A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).
Bioma Pampa Características: Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.
FIM Na minha opinião conhecer um pouco mais sobre as hidrografias, rios e biomas foi bem importante principalmente suas características que muitas vezes são bem semelhantes, foi bom ter aprendido um pouco mais sobre isso pois podemos preservar durante alguns anos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Spanish Vocabulary- Beginner
PatrickNoonan
Spanish Adjectives (Describing People)
Niat Habtemariam
Resumo para o exame nacional - Felizmente Há Luar!
miminoma
GCSE History – The early years and the Weimar Republic 1918-1923
Ben C
Conferences of the Cold War
Alina A
mi mapa conceptual
Magda Hernandez
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Elizabeth Ortega
Los SI:Evolución y desarrollo
Luis Arcos
Resúmenes 3er Parcial.- Embriología, Histología y Anatomía
Mariana Quevedo
Competencias laborales y su aplicación a la enfermería.
luz Mejia
Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
Karol Gonzalez