Fundamentos das Ciências Sociais

Description

Conteúdo da disciplina de Ciências Sociais
Núbia Fritz
Flashcards by Núbia Fritz, updated more than 1 year ago
Núbia Fritz
Created by Núbia Fritz over 3 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
Tipos de conhecimentos Conhecimento Mítico; Conhecimento Religioso; Conhecimento Filosófico; Conhecimento de Senso Comum; Conhecimento Cientifico.
Características do Conhecimento de Senso Comum É um tipo de conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo dos tempos. Tem caráter subjetivo uma vez que depende dos valores pessoais dos sujeitos envolvidos. É um tipo de conhecimento empírico.
Conhecimento Cientifico Surge a partir da Revolução Científica. Estabelece um método de estudo, privilegiando a razão como meio de se alcançar respostas a fenômenos existentes.
Ciências Sociais Entende-se o conjunto de saberes relativos as disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia.
Objeto de estudo das Ciências Sociais O objeto de estudo das Ciências Sociais são as relações que os homens estabelecem entre si vivendo em sociedade.
Método de pesquisa das Ciências Sociais As Ciências Sociais não possui um método de pesquisa tal qual nas ciências naturais, dado a complexidade do objeto de estudo que, é o próprio homem vivendo em sociedade. O sujeito (o pesquisador) deve ser considerado no contexto no qual estes fatos ou fenômenos se apresentam, pois ele também faz parte do objeto que investiga.
Imaginação sociológica Remete ao processo através do qual o indivíduo consegue estabelecer conexões entre sua experiência pessoal e a sociedade em que vive. A imaginação sociológica nos permite compreender as relações sociais que estabelecemos.
Problema social É uma situação que afeta um número significativo de pessoas e é julgada por estas ou por um número significativo de outras pessoas como uma fonte de dificuldade ou felicidade e considerada suscetível de melhoria.
problema sociológico São objetos de estudo da sociologia enquanto ciência, a qual se debruça sobre esses para compreender suas características gerais.
Socialização Por socialização compreende-se os processos através dos quais os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social. Eles começam na infância e prosseguem ao longo da vida.
Show full summary Hide full summary

Similar

TEORIA DAS RI - LIBERALISMO
Junior Dos Reis
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Torquato Linhares
Juscelino Kubitschek: rumo à diplomacia brasileira contemporânea.
Karol Campelo
Relações Internacionais
Natani Perotto Borges
Organizações Internacionais: Definição e História.
Naira Barros
Princípios Constitucionais das relações internacionais no Brasil
augusto.leal
BURKE - KANT - HEGEL - TOCQUEVILLE
alice carolline costa querino
Revisão TRI
Érika Melo
História do Mundo Ocidental
Majore Moraes
O Estado de Natureza de Hobbes, por Bobbio e Bovero
Júlia Raquel
A Teoria Construtivista Originária das Relações Internacionais
Juliano Vieira Gonçalves