Controle e prevenção da poluição

Description

Aula 1
palomalcfonseca
Flashcards by palomalcfonseca, updated more than 1 year ago
palomalcfonseca
Created by palomalcfonseca almost 9 years ago
35
0

Resource summary

Question Answer
A crise ambiental e os recursos naturais Segundo Miller, o planeta é uma astronave que viaja durante o tempo e não tem possibilidade de reabastecer. Porém a população aumenta e os recursos diminuem. Seria um problema a médio e longo prazo.
A crise ambiental e os recursos naturais A população cresceu de 2,5 bilhões em 1950 para 6,2 bilhões em 2002 e em 2014 existem 7,24 bilhões de pessoas. A natalidade está em 352.268 por dia e a mortalidade está em 150.677.
A crise ambiental e os recursos naturais 54% da população mundial vive em áreas urbanas e espera-se que até 2050 essa porcentagem chegue a 66%. O maior crescimento será concentrado na Ásia e na África. Para 2050, também espera-se crescimento da Índia, China e Nigéria.
A crise ambiental e os recursos naturais Exploram-se recursos naturais como se fossem infinitos com o objetivo de suprir a "necessidade" da população mundial.
A crise ambiental e os recursos naturais 3 Tipos de recursos naturais: Renováveis: não se esgotam e podem ser consumidos constantemente pelo homem (energia solar e eólica); Potencialmente renováveis: correm o risco de esgotamento, parcialmente ou potencialmente esgotáveis (água, solo, flora e fauna); Não renovável: levam muito tempo para se renovar (petróleo, carvão mineral e gás).
A crise ambiental e os recursos naturais Em 19 de agosto de 2014 o Planeta Azul entrou no vermelho (dia de Sobrecarga da Terra ou Earth Overshoot Day). Se passa a operar no vermelho, pois reduzimos a oferta e aumentamos a quantidade de CO2 produzidos na atmosfera.
Impactos Ambientais Os Impactos Ambientais são definidos pelo CONAMA, n° , como: toda e qualquer alteração das propriedades químicas físicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia que afetam a saúde, o bem estar e a segurança da população; as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos naturais
Poluição Segundo Braga, poluição é a alteração indesejável nas características químicas, físicas e biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que cause ou possa vir a causar prejuízo à saúde, sobrevivência ou atividades dos seres humanos e outras espécies, ou deteriorar materiais.
Poluição 2 Segundo a Lei 6938, a poluição é a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que altere as propriedades químicas, físicas ou biológicas desse feito, que podem afetar a saúde das espécies animais ou vegetais que dependam do contato com ele.
Poluição Poluentes são resíduos gerados pelo homem que causam impacto ambiental negativo
Poluição Poluição pode ser: Natural - causada por fenômenos naturais, como erupções, secas ou inundações; Antrópicas - tem origem nas atividades humanas, como indústrias, serviços, hospitais, entre outros.
Poluição - tipos Poluição pode ser do ar, do solo, da água, visual, sonora e radioativa.
Poluição - formas de controle Para controlar a poluição segundo a legislação vigente, definem-se padrões e indicadores de qualidade do ar, do solo e da água.
Poluição / Ar A poluição do ar é difícil de ser controlada e é facilmente disseminada. Então uma das medidas mitigadoras pode ser a adoção de novas tecnologias.
Poluição / Solo A poluição do solo é causada por atividades de pecuária, agricultura, industrias, etc. É importante ressaltar que a poluição do solo pode também contaminar lençóis freáticos. Uma das formas de mitigar é controlar os insumos de produtos agrícolas utilizados.
Poluição / Água A poluição da água também tem origem antrópica e uma das formas de mitigar consiste em formas de tratamento e gerenciamento dos recursos hídricos.
Prevenir ou remediar Existem três formas de cuidar da natureza: controlar a poluição, prevenir a poluição e abordagem estratégica. Devemos pensar em evitar e prevenir, mas caso não seja possível, devemos remediar e tomar conta das medidas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Controle e Prevenção da Poluição 2
palomalcfonseca
Temas mais cobrados em Química
Marina Faria
REGISTRO DO ATENDIMENTO
dcviana25
Funções básicas da administração
Luanna Cavalcanti
SIMULADÃO DE LOGÍSTICA
Mykon da Silva
Feridas
Hyago Connor
Os impactos do desmatamento
Karine Maia
Funções da ADM = PODC
Michele Fiorentino
Eletricidade (Historia)
Matteus Cruz
Gerenciamento de Estoque
Bruno Monteiro
Recursos Energéticos
Gaby Borges