cultura organizacional

Description

Estudo N1 primeiro semestres
Vanessa Cypriano
Flashcards by Vanessa Cypriano, updated more than 1 year ago
Vanessa Cypriano
Created by Vanessa Cypriano about 3 years ago
9
0

Resource summary

Question Answer
Qual a definição de cultura organizacional? É o conjunto de valores, normas, crenças orientadoras, entendimentos e modos de pensar que são compartilhados pelos membros de uma organização e transmitidos aos novos membros como sendo as maneiras certas de pensar, sentir e se comportar.
Quais são os níveis da cultura corporativa e no que consistem? (formal e informal) Formal (observável) :Símbolos, cerimoniais, histórias, slogans, comportamentos, vestimenta, cenários físicos, sistemas de controle, estrutura organizacional, layout do escritório. Informal: Valores, suposições, crenças, atitudes, sentimentos subjacentes.
Quais são as funções fundamentais da cultura nas organizações? 1. Integração interna: dar aos membros uma ID coletiva, para trabalharem melhor juntos. 2. adaptação externa: guia como a organização deve cumprir metas e lidar com o publico externo. 3. Decisões: unifica a forma de tomar decisões e define o que deve ser priorizado em situações difíceis.
Defina subculturas. Refletem problemas comuns, metas e experiências que um grupo de membros compartilha. Valores da empresa toda + valores específicos.
Defina Capital social. É a qualidade das interações entre as pessoas e se elas compartilham a mesma perspectiva. Alto grau de capital social = confiança, valores, acordos e normas compartilhadas.
Cite os tipos de cultura organizacional. ● Cultura adaptativa ● Cultura de missão ● Cultura de clã ● Cultura burocrática
Explique a Cultura Adaptativa. Foco estratégico no ambiente externo; Flexível e muda rapidamente pelos clientes; Encoraja empreendedorismo; Incentiva inovação, a criatividade e a assunção de riscos; usado em setores em que é necessário ser ágil para satisfazer os clientes.
Explique a Cultura de Missão. ênfase nos objetivos e metas; Incentivo do alto desempenho (prêmios); Elevado nível de competitividade, orientado ao lucro; Trabalho orientado por metas mensuráveis e avaliação de resultados.
Explique a Cultura de Clã. foco no envolvimento e a participação dos membros; Concentra-se em atender as necessidades (para alto desempenho); Envolvimento e participação = compromisso e posse;
Explique a Cultura Burocrática. foco interno e adota uma abordagem metódica; Orientada à ambientes estáveis; Heróis e símbolos reforçam as políticas e práticas estabelecidas como formas de atingir metas; envolvimento pessoal é menor; consistência, colaboração e conformidade; Obtém sucesso em virtude do alto grau de integração e eficiência.
Cite os Valores de culturas construtivas e como o gerente atua nessas culturas. 1. O todo vale mais que as partes; 2. Igualdade e confiança; 3. Encora assunção de riscos, mudança e melhoria. Gerentes prestam atenção em clientes e funcionários, preocupam-se com as partes interessadas, valorizam pessoas e os processos que criam mudanças uteis, iniciam mudanças quando necessário mesmo que signifique assumir riscos.
Qual o significado de responsabilidade social corporativa (RCS)? Conjunto de ações éticas a ser seguida por gerentes e passada a funcionários para que tomem as melhores decisões.
Qual o significado de valor comum? Alavanca por meio de políticas e práticas o sucesso econômico da empresa e o desenvolvimento socioeconômico da região que operam
Show full summary Hide full summary

Similar

Mapas mentales con ExamTime
Nazareth Olivo
Esquemas
Ximena Barrera
Music and its most prominent types
Elina Sandoval
fichas de estudio
Guadalupe Reyes Soriano
Vertebrate animals
Eliana Sandoval
Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
T Adela
Tejidos básicos
Andrea Celedón
INTERPRETAR FUNCIONES Y ECUACIONES APLICADAS A LA ADMINISTRACIÓN
Danny Aguilar
Factores bióticos
DENNY WILLIAM MORENO CASTRO
Procesele de adaptare si compensare 1-27
Yanosh Yanosh