Administração Pública

Description

Introdução.
Brunno Miranda
Flashcards by Brunno Miranda, updated more than 1 year ago
Brunno Miranda
Created by Brunno Miranda almost 9 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
O que são Entes Políticos? A União, Estados, DF e Municípios. Eles exercem Função Administrativa.
O que são Entes Administrativos? São autarquias e fundações, e trabalham no âmbito da Atividade Econômica.
O que é a Polícia Administrativa? Restrições à atividade privada em benefício do interesse público, isto é, FISCALIZAÇÃO.
O que é o Fomento? Incentivo à iniciativa privada de utilidade pública, mediante a concessão de benefícios ou incentivos fiscais.
O que é Intervenção Administrativa? Intervenção do Estado no setor PRIVADO (desapropriação e tombamento, por exemplo) e no domínio econômico (agências reguladoras, medidas de repressão a práticas tendentes à eliminação da concorrência [cartel])
Como é estruturada a Adm. Púb. Formal? Ela é subjetiva/orgânica. Órgãos + agentes + entidades Sumariamente --> QUEM faz a Adm. Pública?
Como é estruturada a Adm. Púb. Material? Ela é objetiva/funcional. Compreende a ATIVIDADE Administrativa. Sumariamente --> O QUE faz a Adm. Pública?
Princípio da legalidade? “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.” Só é permitido fazer o que a lei expressamente autoriza. Todos os atos administrativos efetivados além do permissivo positivado, caso não sejam discricionários, serão considerados ilegais ao agente público.
Princípio da Impessoalidade? O agente público deverá sempre atuar de forma objetiva, imparcial e neutra, com olhos voltados à finalidade pública precípua a que se propõe, ou seja, o interesse da coletividade. O artigo 37 da Constituição de 1988, em seu parágrafo primeiro estabelece: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.”
Princípio da Moralidade? O Princípio da Moralidade atribui ao administrador e agente público, a obrigação de atuar com moral, ética, boa-fé e lealdade. Interessante notar que, muitas vezes é possível que o ato emanado da Administração esteja adequado ao que estabelece determinada lei, contudo, mesmo assim, poderá apresentar traços ou características imorais.
Princípio da Publicidade? Transparência e o controle social dos atos do Administrador Público. A publicidade está intimamente relacionada ao controle da Administração, visto que, conhecendo seus atos, contratos, negócios, pode o particular cogitar de impugná-los interna ou externamente.
Princípio da Eficiência? Celeridade, eficácia, economicidade e efetividade com o mesmo objetivo de alcançar os melhores resultados na prestação do serviço público.
Show full summary Hide full summary

Similar

Entidades da Administração Indireta
roberta.dams
Noções de Direito Administrativo
Alynne Saraiva
Direito Administrativo - Visão Geral
tiago meira de almeida
Processo Administrativo Federal - Quiz I
tiago meira de almeida
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito Adiministrativo
Katiusce Cunha
DIREITO ADMINISTRATIVO.
eldersilva.10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Mateus de Souza