Flashcards
Toxoplasmose
Cards in this deck (30)
- 1Toxoplasma Gondii é um (reino) classificado como parasita intracelular (facultativo/ obrigatório)Toxoplasma Gondii é um PROTOZOÁRIO classificado como parasita intracelular OBRIGATÓRIO.
- 2Hospedeiro definitivoGato
- 3Hospedeiros intermediáriosAves e mamíferos.
- 4Forma encontrada nas fezes de gatoOocistos
- 5Forma que indica infecção ativaTaquizoítos
- 6Forma que indica infecção latente e multiplicação lentaBradizoítos
- 7Na maioria dos casos de toxoplasmose congênita, o parasita é adquirido no (...) trimestre de gestação, mas as formas mais graves ocorrem no (...) trimestre, podendo levar a (...)Na maioria dos casos de toxoplasmose congênita, o parasita é adquirido no TERCEIRO trimestre de gestação, mas as formas mais graves ocorrem no PRIMEIRO trimestre, podendo levar a ABORTAMENTO.
- 8A maioria das gestantes brasileiras tem Toxoplasmose latente (V / F)VERDADEIRO.
- 9A prevalência de Toxoplasmose não tem muito a ver com as condições de higiene (V/F) , tanto é que há vários países desenvolvidos com alta prevelência da doença (V/F)FALSO / VERDADEIRO
- 1040% das (...) em PVHIV são por Toxoplasmose40% das ENCEFALITES em PVHIV são por Toxoplasmose
- 11Patogenia dos taquizoítos na infecção agudaTaquizoítos atingem cérebro, olhos e músculos, gerando destruição celular. Posteriormente, ocorrerá necrose tecidual.
- 12Patogenia da Neuro-toxoplasmoseOcorre vasculites e necroses periaquedutais, de forma a gerar infarto cerebral devido ao suprimento sanguíneo dificultado.
- 13Pacientes sintomáticos são cerca de (...)% e normalmente desenvolvem (...)Pacientes sintomáticos são cerca de 10% e normalmente desenvolvem SÍNDROME MONO-LIKE.
- 14Exemplos de fatores que podem reativar Toxoplasmose latenteTransplantes, Neoplasias, HIV, Drogas...
- 15Diagnósticos diferenciais para ToxoplasmoseInfecção aguda por HIV, CMV, EBV (mononucleose propriamente dita), tuberculose, etc.
- 16Sequela tardia mais comum de Toxoplasmose congênitaRetinocoroidite
- 17Quadro clínico de paciente com Toxoplasmose ocularDor ocular, fotofobia, manchas na visão, borramento visual...
- 18Padrão-ouro para diagnóstico de Toxoplasmose congênitaExame de Fundo de Olho
- 19HIV + com CD4 < (...) cél/mm3 são fator de risco para Neurotoxoplasmose.HIV + com CD4 < 100 cél/mm3 são fator de risco para Neurotoxoplasmose.
- 20Clínica de paciente com neurotoxoplasmoseConvulsões, cefaleia, déficits neurológicos focais, etc.
- 21Qual o achado no LCR em pacientes com neurotoxoplasmose?Pleoleucocitose
- 22Achado de Neurotoxoplasmose na TCGranulomas interparenquimatosos
- 23Clínica na infecção nenonatal precoceHidrocefalia, microcefalia, miocardite, icterícia, disfunção de múltiplos órgãos...
- 24Quadro clínico da infecção tardia (Tríade)Déficit de aprendizado + Microcalcificações cerebrais + Hidrocefalia
- 25Tratamento principal de gestante com ToxoplasmoseEspiramicina
- 26Tratamento principal de Toxoplasmose em imunocompetenteSulfadiazina + Pririmetamina + Ácido Folínico
- 27Se toxoplasmose ocular, ... (conduta)Associar corticoide (Prednisona)
- 28Tratamento principal de Toxoplasmose em neonatosSulfadiazina + Pirimetamina +Ácido folínico + Corticosteroides por 1 ano.
- 29A profilaxia em PVHIV é indicada quando a contagem de linfócitos T CD4 é (...) céls/mm3 em (...) medidas consecutivas.A profilaxia em PVHIV é indicada quando a contagem de linfócitos T CD4 é < 200 céls/mm3 em DUAS medidas consecutivas.
- 30Tratamento profilático em PVHIVSulfadiazina + Pirimetamina
OU
Sulfametoxazol+Trimetoprima
Information
- Description
- Medicina Infectologia Flashcards on Toxoplasmose, created by Caio Bruno on 13/06/2021.
- Created by
- Caio Bruno
- Views
- 6
- Rating