8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional

Description

Flashcards criados para o curso de Introdução à Comunicação
Liliane Tubino
Flashcards by Liliane Tubino, updated more than 1 year ago
Liliane Tubino
Created by Liliane Tubino over 8 years ago
447
5

Resource summary

Question Answer
8 dicas para se comunicar bem no ambiente profissional Parece irrelevante, mas comunicar-se bem e adequadamente é uma qualidade essencial e muito valorizada em profissionais que desejam alcançar posições estratégicas nas empresas.
1. Construa sua imagem Além de cuidar da aparência física e se vestir adequadamente, é preciso se preocupar também com outros aspectos de sua imagem. A simpatia, atenção, disposição social e a forma de se comunicar com os colegas de trabalho também fazem parte desse requisito.
2. Aprenda a escutar Não adianta se comunicar bem sem aprender a escutar o outro. A capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer, demonstrar interesse e não apenas interrompê-la apenas falando o que se quer é algo que deve ser aprimorado a cada dia.
3. Aprenda a falar Uma maneira eficaz de se comunicar bem é saber se expressar corretamente. E uma dica infalível para aprender a argumentar e aumentar seu vocabulário é simplesmente ler. E ler de tudo: desde bons livros até jornais, revistas ou bulas de remédio.
4. Saiba conversar Preocupe-se com a forma como irá transmitir uma mensagem durante as conversas. Outra dica fundamental é prestar atenção em sua linguagem corporal.
5. Tenha opinião Ao defender uma ideia, não se baseie apenas em “achismos”. Construa argumentos sólidos para transmitir confiança e segurança ao falar sobre determinados assuntos.
6. Pratique a inclusão Envolva toda a sua equipe nas discussões e reuniões de projetos, estimule boas ideias e encoraje seus colegas a emitirem suas opiniões.
7. Escolha o momento certo É importante nunca se esquecer de um dos lemas mais usados por líderes: elogie em público, critique em particular.
8. Foco nas reuniões Ao falar em uma reunião, certifique-se de que este é o momento certo e o tema adequado para questionar sobre determinado assunto. Em vez de interromper o grupo para dizer algo, peça uma nova reunião apenas sobre aquele assunto ou peça a palavra ao final da reunião.
Show full summary Hide full summary

Similar

21 erros de comunicação que atrapalham sua carreira
Liliane Tubino
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
Unidade 2 - Comunicação Empresarial
robybastos
Unidade 4 - Comunicação Estratégica
robybastos
Comunicação Corporativa
claudemir.fiuman
Comunicação Social para Concurseiros
Ricardo Olimpio
Comunicação e Colaboração
sresende
Comunicação
karol_franz
CROMÁTICA COMUNICAÇÃO
José Guilherme Fidélis
COMUNICAÇÃO
dcviana25
Estratégias de comunicação nas mídias sociais
Elisa Rosá