OS NÍVEIS PSICOGENÉTICOS OU AS FASES DA ESCRITA

Description

As diversas hipóteses da escrita e as suas representações.
Marcela Rodrigues
Flashcards by Marcela Rodrigues, updated more than 1 year ago
Marcela Rodrigues
Created by Marcela Rodrigues over 2 years ago
67
0

Resource summary

Question Answer
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA (EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA) Trabalho apresentado à disciplina Laboratório Multidisciplinar de Aprendizagem III, pela profa. Ana Paula Cavalcanti, com objetivo de obter notas para o semestre.
Nomes dos integrantes do grupo: Denize Amaral Novaes - RA 12106495 Isabella Albergaria Lima - RA 12106607 Liliane Rodrigues Ribas - RA 4046198 Luiz Fernando dos Anjos Trindade - RA 12107312 Marcela Rodrigues da Silva - RA 12101790
Este Flashcard tem como objetivo apresentar aspectos da obra e do pensamento de Emilia Ferreiro sobre os quatro níveis, nos quais, todas as crianças passam até sua alfabetização.
Nível pré-silábico: nesta hipótese a criança ainda não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada. Em suas representações pode usar letras, garatujas e números.
Nível silábico: nesta hipótese a criança passa a entender que existe uma correspondência entre as letras e o que é falado. Costuma-se escrever a quantidade de letra de acordo com a quantidade de segmento silábico pronunciado.
Nível silábico-alfabético: nesta hipótese a criança entende que a escrita é representada pelo som da fala; inicia-se as combinações de vogais e consoantes em uma mesma palavra, na tentativa de combinar sons; costuma oscilar no momento de grafar unidades menores que as sílabas.
Nível alfabético: nesta hipótese a criança começa a perceber que cada emissão sonora (sílaba) pode ser representada, na escrita, por uma ou mais letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto. Na prática, aprimora a percepção da organização e do funcionamento da escrita.
Nível ortográfico: a criança apresenta uma maior percepção dos grafemas e fonemas, consegue assim, ler e escrever cada vez com mais autonomia e fluência. Memoriza algumas palavras para poder pronunciá-las e escrevê-las corretamente. É esperado o avanço e a compreensão de palavras cada vez mais complexas. (Nome da criança e de sua mãe)
A título de curiosidade: Grafema é letra, símbolo gráfico utilizado para constituir palavras. Fonema é a unidade sonora utilizada para formar e distinguir palavras. O grafema é a representação gráfica do fonema. Na palavra “casa”, temos 4 letras e 4 fonemas, mas em “guerra” temos 6 letras e 4 fonemas.
Referências: Ferreiro, Emilia - Reflexões Sobre Alfabetizacao Ferreiro e Teberosky - Psicogênese da lingua escrita https://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/alfabeto-e-palavras/etapas-alfabetizacao/ https://www.scielo.br/j/edur/a/Kg7CL9ZGSc8YQfxqGsRNZGN/?lang=pt
Show full summary Hide full summary

Similar

alfabetização e letramento- Pedagogia
Karina Priscila
Mapa mental de Alfabetização e Letramento
carolinedelima12
Quiz 01 - Infantil 05
Professor Adonis
ALFABETO- ALFABETIZANDO
TAÍS DA CUNHA
Poesia: Diversidade
Sidneide Maria Campos
Magda Becker Soares
Anice Vicente dos Santos
JOGO DA LEITURA
Elena M Ignacio
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Zirane Cerqueira Carvalho
PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA
jofcarmo
Psicogênese da língua escrita - Emilia Ferreiro
Denise Soares Cunha Souza