A ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA NO BRASIL

Description

Flashcards on A ANTROPOLOGIA COMO CIÊNCIA NO BRASIL, created by TEIA Espaço de Inovação on 03/12/2021.
TEIA Espaço de Inovação
Flashcards by TEIA Espaço de Inovação , updated more than 1 year ago
TEIA Espaço de Inovação
Created by TEIA Espaço de Inovação over 2 years ago
303
0

Resource summary

Question Answer
Tribos Sociedade humana rudimentarmente organizada. Grupo das pessoas que descendem do mesmo povo, partilham a mesma língua, têm os mesmos costumes, tradições.
Primeira fase Antropologia no Brasil A Primeira fase pode ser delimitada entre 1835, cujo expoente é Peter W. Lund (1801-1880) e sua descoberta de material ósseo no sítio arqueológico de Lagoa Santa-MG, e 1933. Nove nomes deste período contemplavam o fazer clássico do antropólogo, ou seja, aquele que investigava todos os aspectos da Antropologia em seu sentido lato (LARAIA, 2015).
Segunda fases da Antropologia no Brasil O segundo período da formação da Antropologia como ciência no Brasil, foi denominado período Formativo (1934-1954), marca esse período a fundação da Universidade de São Paulo (USP) como forma de institucionalização da pesquisa científica no Brasil. A universidade estabeleceu um critério de valorização da excelência. Um grande recrutamento de intelectuais foi desenvolvido, especialmente na Europa, e o exemplo foi seguido, pelo menos parcialmente, em outras regiões do país (ESTADÃO, 2011).
Terceira fase da Antropologia no Brasil Fase Contemporânea: Criação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), em que os antropólogos em sua maioria são identificados como antropólogos sociais/culturais, entre eles, três são classificados como antropólogos físicos/biológicos, sendo os nomes de Castro Faria, Loureiro Fernandes, Thales de Azevedo e uma linguista Yonne Leite (ESTADÃO, 2011).
Sociologia Ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade. É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. A sociologia estuda as relações de formalidade presentes na vida e nas sociedades.
Multiculturalismo Um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.
Plurietnia Diversidade de grupos étnicos e culturas; Relativo a várias etnias vivendo dentro do mesmo espaço geográfico.
Alteridade Radical Permite pensar o desejo de aprender como uma modalidade do desejo, que depende justamente daquilo que muitas vezes se busca suprimir: o contato, pelo discurso, com as coisas que se dão como excedente de sentido e que, por isso, são estranhas e inassimiláveis.
Fricção interétnica Uma situação na qual dois grupos são dialeticamente unidos através de seus interesses opostos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Penal
ERICA FREIRE
Direito Civil
GoConqr suporte .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
O que estudar para Exame da Ordem
GoConqr suporte .
Espécies de Agente Público
Gik
ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .