Regimes de Governo

Description

Graduação CIÊNCIA POLÍTICA Flashcards on Regimes de Governo, created by TEIA Espaço de Inovação on 25/01/2022.
TEIA Espaço de Inovação
Flashcards by TEIA Espaço de Inovação , updated more than 1 year ago
TEIA Espaço de Inovação
Created by TEIA Espaço de Inovação about 2 years ago
193
0

Resource summary

Question Answer
Regime político É o conjunto de princípios de regência do exercício do governo dos Estados soberanos
Totalitarismo É um regime político ou uma forma de governo que proíbe partidos de oposição, que restringe a oposição individual ao Estado e às suas alegações e que exerce um elevado grau de controle na vida pública e privada dos cidadãos.
Absolutismo É um regime político em que apenas uma pessoa exerce poderes absolutos, amplos poderes, onde só ele manda, geralmente um rei ou uma rainha. Absolutismo foi um período entre os séculos 16 e 18, e começou na Europa.
Autoritarismo É o regime político marcado por restrições aos partidos políticos, à imprensa, aos direitos civis e políticos, aos direitos e garantias fundamentais. Se difere do absolutismo no que se refere à ideologia (Enquanto o absolutismo prega uma ideologia definida, no Autoritarismo há mais espaço para várias correntes conviverem.)
Democracia É o chamado "governo do povo". Linhas gerais, democracia é um sistema institucional, para tomada de decisões políticas, no qual o indivíduo adquire o poder de decidir mediante uma luta competitiva pelos votos do eleitor.
Pluralismo político É o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos.
Ideologia Um conjunto de valores, princípios e doutrinas; seria o desejo de pertencer a um grupo que possui um modo de viver e conviver; o desejo de se “agarrar” em algo para acreditar, como uma ideologia política.
Demagogia É uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas à conquista do poder político e ou outras vantagens correlacionadas.
Autocracias É uma forma de governo na qual há um único detentor do poder político-estatal, isto é, o poder está concentrado em um único governante, podendo ser este um líder, um comitê, um partido, uma assembleia. O governante tem controle absoluto em todos os níveis do Estado.
Show full summary Hide full summary

Similar

ato administrativo- requisitos/ elementos
michelegraca
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Penal
ERICA FREIRE
TIPOS - AÇÃO PENAL
GoConqr suporte .
Direito Civil
GoConqr suporte .
Revisão de Direito Penal
Alice Sousa
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
Direito Tributário - Revisão
Maria José
Revisão de Direito Penal
GoConqr suporte .
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem