1ª Frequência de Sociologia

Description

Flashcards on 1ª Frequência de Sociologia, created by Jéssica Pinheiro on 27/10/2015.
Jéssica Pinheiro
Flashcards by Jéssica Pinheiro, updated more than 1 year ago
Jéssica Pinheiro
Created by Jéssica Pinheiro over 8 years ago
56
3

Resource summary

Question Answer
O que é Sociologia? É a ciência que trata das interações, o que resulta das interações e que implicações existem nessa interação entre seres humanos tais como objetos, práticas, representações e valores, inserindo-os no seu contexto social.
O que é Socialização? É o processo de aquisição de cultura de um meio.
O que é sociedade? É um conjunto alargado de indivíduos onde se forma uma ou mais culturas
O que é Empírico? É o conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia que não tem nenhum tipo de comprovação.
O que é interação? Quando há um ou mais indivíduos que reagem à existência do outro.
Quais os 3 níveis de observação sociológica? Macrossocial (geral) Mesossocial (coletivo / organização) Microssocial (interação face a face)
Quais os objetos de estudo da Sociologia? FACTO SOCIAL (Durkhein) AÇÃO SOCIAL (Weber)
O que é facto social? É a definição objetiva de Durkhein maneiras de pensar, e sentir e de agir exteriores ao indivíduo e dotadas de poder de coerção em virtude do qual se lhes impõem.
O que é a Ação Social? É a definição subjetiva de Max Weber, comportamento significativamente voltado para o comportamento dos outros, é sempre voluntária, consciente e significativa numa interação.
Quais são os 3 Axiomas da Sociologia? 1 - O Homem constitui uma espécie única e invariável no tempo; 2- O social é exterior ao indivíduo; 3- Os fenómenos sociais têm um sentido que pode ser posto em evidência através da ciência
A prespetiva sociológica é... Desmitificadora; Reflexível; Imaginação sociológica; Trata de: > regularidades > singularidade sociais
Quais são as resistências à explicação da Sociologia? SENSO COMUM : - interpetação naturalista; - interpetação individualista; - etnocentrismo; RELIGIÃO TRADIÇÃO AUTORIDADE CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Na sociologia, o que é o conhecimento científico? É um conjunto de conhecimento verificados e verificáveis obtidos através de um processo sistemático e demonstrados de uma forma rigorosa e controlada
O que foi necessário para a Sociologia ser considerada ciência? Foi necessário ter: - objeto; - teorias; - método; - corpo de conhecimentos.
Qual é o processo científico em Sociologia? É a RUTURA, CONSTRUÇÃO e VERIFICAÇÃO (O facto científico é conquistado, construído e verificado. > Conquistado sobre os preconceitos; > Construído pela razão; > Verificado nos factos.
Quantas e quais são as etapas desse procedimento?
O que é a problemática? É a - Grande orientação da investigação; - Pontos de vista sobre um problema; - Perspetiva teórica.
Quais eram as hipoteses da Obra "O Suicídio" de Durkhien? Suicídio Egoísta- fraca coesão social; Suicídio altruísta - coesão social muito forte; Suicídio anómico - enfraquecimento da consciência moral
Quais são as técnicas / instrumentos de recolha de informação? > Questionário > Entrevista > Análise Documental > Pesquisa de Terreno
Quais as Vantagens da Questionário? A entrevista torna possível - recolha de informação de um grande nº de indivíduos; - permite comparação precisas entre as respostas dos inquiridos; - possibilita a generalização dos resultados da amostra à totalidade da população
Quais as desvantagens do Questionário? O material recolhido pode ser superficial; A padronização de perguntas não permite ver a diferença de opiniões entre os inquiridos; -As respostas podem ser mais sobre o que as pessoas dizem do que efetivamente o inquirido pensa.
Quais as vantagens da Entrevista? > Permite aprofundar a percepção do sentido que as pessoas atribuem às ações; > Torna-se flexível porque o contato direto permite explicitação das perguntas e das respostas;
Quais as Desvantagens da Entrevista? > É menos útil para efetivizar a generalização; > Implica interação direta. As respostas podem ser condicionadas pela própria situação da entrevista.
Quais as vantagens da Análise Documental? - Pode traduzir-se em informação diversa de acordo com as caraterísticas do documento; - Quer sobre informação muito abrangente (estatísticas) ou sobre informação em profundidade (temas específicos).
Quais as desvantagens da análise documental? > Depende das fontes que existem e da sua melhor ou pior qualidade; > A quantidade de informação recolhida é em geral enorme e dispersa, o que exige o tratamento e análise mais demorada.
Quais as vantagens da Pesquisa de Terreno/ Observação Participante? > Garante informação mais rica e profunda. > Permite flexibilidade ao investigador porque lhe torna possível mudar de estratégia e seguir novas pistas que aparecem.
Quais as desvantagens da Pesquisa de terreno? - Só pode ser utilizada para estudar pequenos grupos ou comunidades. - Levanta dificuldades de generalização
O que é a Ética em Sociologia? > Respeitar as pessoas; > Honrar os compromissos; > Não prejudicar as pessoas; > Colocar-se no lugar do outro.
O que é o objeto real? O objeto real de estudo das ciências sociais é a realidade social , ou seja, o conjunto de fenómenos que se produzem e reproduzem numa sociedade.
O que é o objeto científico O objeto científico são as distintas problemáticas que cada ciência social elabora a partir dos modos específicos de cada uma questionar e interpretar a realidade social (existem distintos códigos de leitura do real) . Está, assim, relacionado com as diferentes teorias, métodos e técnicas utilizadas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2