SLU_MOD 7_IMPACTOS AMBIENTAIS

Description

Descrevemos vários impactos ambientais, desde o lixo até as mudanças climáticas, descartes incorretos de medicamentos e seu impacto, entre outros.
Brigida de Queiroz
Flashcards by Brigida de Queiroz, updated 5 months ago
Brigida de Queiroz
Created by Brigida de Queiroz 7 months ago
15
0

Resource summary

Question Answer
O que você acha: O Impacto Ambiental pode ser Positivo ou Negativo, mas este último está sempre associado a atividade humana? Não! Pois impactos ambientais podem ser resultado de acidentes naturais: a explosão de um vulcão, o choque de um meteoro, um raio, etc.
"É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. " DEFINIÇÃO DE...??? DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
É todo material descartado no meio ambiente, proveniente das atividades humanas DEFINIÇÃO DE..??? LIXO ou RESÍDUOS SÓLIDOS.
Principais problemas ambientais associados à destinação incorreta do lixo (cite 5) 1) Mau cheiro; 2) Proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças; 3) O chorume contamina o solo e a águas; 4) Sua queima libera gases nocivos; 5) Morte de animais por sufocamento e/ou alteração das condições climáticas do habitat.
Por que o descarte incorreto de medicamentos é um problema ambiental e de saúde pública? Isso ocorre devido à presença de substâncias químicas nos medicamentos que podem contaminar a água e o solo, afinal sabemos que o nosso tratamento de água não retira produtos químicos.
Por que os bliters descartados na natureza é um problema? Podem ser compostas por diferentes tipos de materiais, e muitas vezes contêm resíduos de medicamentos ou substâncias químicas associadas ao processo de fabricação, e pode contaminar o solo e a água, chegando até os animais que usam a água direta ou indiretamente.
Quais os principais problemas com o descarte incorreto de medicamentos? 1- Contaminação da água potável; 2- Degradação da qualidade da água; 3- Degradação da qualidade da água; 4- Resistência à antibióticos; 5- Impacto na vida selvagem; 6- Problemas de desenvolvimento em crianças.
Qual a regra do 5Rs ? Repensar; Recusar; Reduzir: Reutilizar: Reciclar:
Qual a diferença entre ATERRO SANITÁRIO e LIXÃO? ATERRO: Reduz os riscos de contaminação do lençol freático; Não permite a proliferação de vetores de doenças; Possibilidade de captação do gás metano para produção de energia; Reduz o mau cheiro; Reduz a poluição visual.
Qual impacto da mineração aos recursos hídricos? Geração de águas ácidas e rejeitos de carvão; Alteração da paisagem; Acúmulo de resíduos em locais inadequados; Desmatamentos; Destruição de habitats, espécies e redução da biodiversidade
Quais os principais impactos ligados a agricultura? Desmatamentos e redução de áreas de grande biodiversidade; Fragmentação de habitats causando a redução da biodiversidade; Empobrecimento do solo; Desertificação e Erosão do solo.
Quais os impactos ambientais negativos da pecuária? Compactação do solo devido ao pisoteio do gado; Empobrecimento do solo; Favorecimento da erosão e formação de voçorocas; Contaminação de lagos, rios e lençol freático devido ao transporte de substâncias dos dejetos animais para estes locais.
Quais os principais gases poluentes? Dióxido de Carbono; Óxido de Nitrogênio; Hidrocarbonetos; Óxidos de Enxofre; Material particulado.
Quais atividades humanas impactam a atmosfera? Queima de combustíveis fósseis; Queima do lixo; Queimada de florestas; Incêndios; Indústrias (fornos, incineradores, etc.); Hidrelétricas; Pecuária
Quais as consequências das chuvas ácida? Diminuição do pH em ambientes aquáticos; Inibe o crescimento de fitoplânctons; Diminuição da biodiversidade; Lesões na superfície foliar em plantas; Interferência no transporte de seiva pelas raízes; Destruição de bactérias e fungos simbiontes; Prejuízos à saúde humana (doenças).
O que é o efeito estufa? O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera da Terra e é essencial para manter o planeta em uma faixa de temperatura adequada para a vida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Resíduos Sólidos Urbanos (Notas)
Letícia Vieira Savazi
Resíduos Sólidos Urbanos
Lucas Del Duque
Apresentação Problemas do Lixo
Rafael Almeida
Resíduos sólidos urbanos
PEDRO HENRIQUE ALVES SAMPAIO
PROBLEMAS DO LIXO
Lucas Del Duque
Resíduos Sólidos Urbanos
Rafael Almeida
MAPA MENTAL DOS PROBLEMAS DO LIXO
Luiz Henrique Lopes de Oliveira
O quanto você conhece de coleta seletiva?
Dga Pcu Ufpe
Resíduos Sólidos Urbanos (Questionário)
Letícia Vieira Savazi
Resíduos Sólidos Urbanos (Mapa Mental)
Letícia Vieira Savazi
Pra que serve a reciclagem?
Nathan S. Faita